Utilização de materiais alternativos para contextualizar conceitos relacionados com a Química no Estágio Supervisionado

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Brasil, T.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Souza, F.C. (SEDUC) ; Rocha, J.A. (UEA) ; Assis Júnior, P.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Eleutério, C.M.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)

Resumo

Esta experiência foi desenvolvida no Estágio Supervisionado em uma escola pública no município de Parintins/AM. Foi realizada uma atividade experimental utilizando materiais do cotidiano dos alunos para contextualizar o tema “misturas homogêneas e heterogêneas” na aula de regência. Foram envolvidos nesta atividade professores, estagiários e alunos do 1º ano do Ensino Médio. A turma foi dividida em grupos e cada grupo recebeu um kit diferente para realizar seu experimento. Os resultados serviram como parâmetro de avaliação da aprendizagem e corroboraram que a experimentação no Ensino de Química ainda é uma estratégia didática capaz de suscitar o interesse e a curiosidade dos alunos. Isso justificou a opção por este tipo de prática no contexto da escola campo-estágio.

Palavras chaves

Estágio Supervisionado; Materiais alternativos; Experimentos

Introdução

Os conteúdos da disciplina Química na maioria das vezes são ministrados nos espaços escolares sem uma devida contextualização. Os PCN + (2002) expõem que a contextualização no ensino de ciências deve envolver competências que possibilitem a introdução da ciência e suas tecnologias. Esses mesmos documentos mostram a importância de se abordar os conteúdos disciplinares a partir de temas pelo fato de atender não apenas a linguagem, mas também a investigação (experimentação) e a contextualização. A contextualização dá significado aos conteúdos e facilita a aprendizagem dos alunos. A nosso ver, a experimentação não é apenas uma estratégia didática exclusiva das aulas de laboratório, onde os alunos recebem um roteiro elaborado e cujos resultados já são previamente conhecidos. Não é apenas uma atividade que permite a articulação entre o fenômeno e as teorias contidas nos livros didáticos, mas é uma forma de olhar com outras lentes os conteúdos disciplinares, pois, de acordo com Silva (2007) a contextualização possibilita ao docente ensinar conceitos das ciências ligados à vivência dos alunos. Segundo esta autora ela pode se apresentar como recurso pedagógico ou como princípio norteador da prática docente. Nesta experiência, a experimentação estabeleceu relação entre o conteúdo escolar “misturas homogêneas e heterogêneas” e o contexto do aluno quando foram envolvidos nos experimentos, materiais do dia-a-dia.

Material e métodos

O procedimento metodológico desta experiência foi estruturado da seguinte forma: aula teórica e aula experimental. Na aula teórica foi apresentada a temática “misturas homogêneas e heterogêneas”, relacionando-a com o cotidiano dos alunos. No segundo momento os alunos foram divididos em cinco grupos e cada grupo recebeu um kit com um roteiro previamente elaborado e organizado pelos estagiários. Os materiais foram distribuídos na seguinte ordem: Grupo 01: copo de vidro (reciclado), colher, água, vinagre e areia. Grupo 02: copo de vidro (reciclado), colher, água, serragem e areia. Grupo 03: copo de vidro (reciclado), colher, água, vinagre e sal. Grupo 04: copo de vidro (reciclado), colher, água, óleo e areia. Grupo 05: copo de vidro (reciclado), colher, água, sal, óleo e areia. Após esse procedimento os grupos iniciaram as experiências adicionando as substâncias nos recipientes, observaram e responderam as seguintes questões: a)Qual o tipo de mistura presente no experimento? b)Quantas fases são possíveis visualizar no experimento? c)Qual o processo de separação viável para estes tipos de misturas?

Resultado e discussão

Os dados foram alocados em um quadro para melhor compreensão dos alunos: Os resultados demonstraram que os alunos do Ensino Médio conseguiram responder as questões “a e b” a partir da observação. Porém, a questão “c” os alunos só conseguiram respondê-la consultando o livro didático e com auxílio dos estagiários. Isso demonstrou a necessidade de maior aprofundamento a respeito dos processos de fracionamento de misturas homogêneas e heterogêneas no 1° ano do Ensino Médio.

Quadro com Resultados dos Experimentos



Conclusões

De maneira geral, podemos afirmar que a experimentação no Ensino de Química se configura em uma estratégia didática que possibilita a compreensão de fenômenos que se fundamenta em bases teóricas. Em relação à contextualização Pereira et al. (2012) assegura que esta pode proporcionar uma compreensão maior dos conceitos químicos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências, para que o aluno da educação básica possa tomar decisões conscientes, constituem os elementos fundamentais das novas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Agradecimentos

Ao Curso de Química do CESP/UEA e aos professores de Química da Escola Estadual Tomaszinho Meireles – Escola campo-estágio.

Referências

BRASIL. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
PEREIRA, Júlia Raquel Peterle. O projeto "Vida Saudável" e a contextualização no Ensino de Química. III Jornada do IFES de Iniciação à docência. 2012. (Encontro).
SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um Grupo de Professores. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo. Instituto de Química. Depto. Química Fundamental. São Paulo, 2007.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará