A TECNOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: SOFTWARES EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Feio, E.S. (UEPA) ; Costa, L.F.M. (UEPA) ; Otobo, A.O. (UEPA) ; Silva, S.G. (PPGQ-UFPA E SEDUC-PA)

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar a eficiência do software Formas de Energia e Transformações de Energia 1.00” como ferramenta pedagógica no ensino do assunto energia, em duas turmas do ensino fundamental (49 alunos) de uma escola de Abaetetuba-PA. Como metodologia foi aplicado um questionário-teste, antes e após a aplicação do software, com questões referente ao conteúdo. Obtivemos a plena aceitação pelos alunos do programa como ferramenta didática, durante o nosso estudo em que foi possível observar que através das animações ampliou-se a compreensão do assunto estudado, verificado por meio do questionário. Assim, a inserção da informática no ensino de forma planejada leva-se ao aprendizado, tornando possível a recriação de um fenômeno abstrato em simbólico.

Palavras chaves

Software ; Ferramenta didática; Informática

Introdução

A informática no contexto educacional está a cada dia conquistando seu espaço na busca de aperfeiçoar os métodos de ensino e aprendizagem. As dificuldades encontradas em nosso complexo sistema educacional exigem variadas ações, as mais importantes são aquelas capazes de provocar impacto significativo na qualidade da educação, que contribuem na a prática do professor em prol da aprendizagem de seus alunos.Os recursos computacionais podem ampliar o conceito de aula, propiciando a criação de novas pontes cognitivas, em um ambiente multimediatizado a integração de diferentes metodologias pode proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e agradável, potencializando um aprender valorativo e de grande rendimento (BRITO, 2001.Neste trabalho foi testado o Software:“Formas de Energia e Transformações de Energia 1.00” (Figura. 1) o qual é um programa desenvolvimento para o estudo da ciência básica, podendo ser trabalhado com turmas do 9o ano.Esse programa disponibiliza recursos para prever o fluxo de energia quando os objetos são aquecidos, resfriados ou em contato com diferentes temperaturas; descrever os diferentes tipos de energia e dar exemplos da mesma no cotidiana além de possibilitar a estruturação de um sistema com fontes de energia, mecanismos e usuários também e possível descrever como os fluxos de energia mudam de uma forma em outra.O principal propósito nesta pesquisa foi analisar a eficiência desse software como ferramenta educacional no que concerne aos rendimentos, dos alunos, se ele consegue superar, igualar ou manter os mesmos.Para isso, buscou-se avaliar as respostas dos alunos, referentes ao conteúdos trabalhado, antes e depois da aplicação dos softwares, utilizando como recurso investigativo um questionário de pré-aplicação e outro de pós-aplicação do software.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Leônidas Monte, no município de Abaetetuba /PA, com duas turmas do 9° ano (49 alunos). Os mesmos foram informados a respeito dos objetivos da pesquisa, do modo de participação e foram certificados de que suas identidades seriam preservadas, com isso aceitaram participar da pesquisa. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa- ação, pautado na estreita relação com os sujeitos da pesquisa, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado foi o questionário-teste realizado antes e após a aplicação dos softwares. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: Na primeira etapa foi realizada uma revisão do conteúdo trabalhado anteriormente de forma tradicional e questionário-teste com 4 questões subjetivas. As perguntas foram elaboradas com base no livro didático de ciências do 9º ano “Projeto RADIX: raiz do conhecimento” o qual e adotado pelos docentes da escola. Na segunda etapa, foi realizada a aplicação do programa “Formas de Energia e Transformações de Energia 1.00” disponível no site: http://phet.colorado.edu. Durante a apresentação dos programas, ensinamos como instalar o software, como manusear as ferramentas do programa e os alunos estudaram o energia com auxilio do software. Na terceira etapa foi feito o levantamento de conhecimento pelo questionário que redistribuímos aos alunos a fim de identificar seus conhecimentos sobre o assunto energia, após a aplicação do programa desenvolvido, com o intuito de avaliar o aproveitamento dos alunos perante uma atividade inovadora, constatando através da avaliação das respostas, se houve um maior, igual ou menor, rendimento dos alunos. O conteúdo do referido questionário continuou com as mesmas perguntas, mas com ordens invertidas.

Resultado e discussão

Nesta temática, foi pedido aos alunos dois exemplos de energia fornecida pelo Sol (Gráfico 1). Obtivemos dos 49 alunos apenas 7% de acerto total da questão, 52,2% de acerto parcial, 36,7% de erro da questão, e 4% não responderam. Posteriormente com o estudo auxiliado pelos softwares observamos que nenhum aluno deixou de responder, pois se firmou as ideias através das simulações que puderam observar. Com isso, 14,6% responderam corretamente com dois exemplos, 64% acertaram parcialmente e 21,4% erraram a resposta, porém não deixaram de responder. Já na seguinte pergunta questionamos as transformações de energia envolvidas no funcionamento de uma motocicleta. Para esta questão, 3 alunos responderam parecido com o aluno A, 7 com aluno B, 9 com o aluno C, e 2 com o aluno D (Quadro 1). Além disso, antes do estudo com os softwares obtivemos 16% das respostas corretas, 44 % das respostas estavam incompletas, 35% estavam erradas e 4,08 % não responderam (Figura 2 A). Com ajuda do programa, posteriormente, os dados encontrados foram: 19,5% dos alunos conseguiram acertar pelo menos três formas de energia, 52% acertaram pela metade, e 28,4% não obtiveram respostas satisfatórias (Figura 2 B). Neste caso, podemos destacar uma redução significativa das respostas incorretas. Coma utilização do software como ferramenta didática na aula possibilitou aos alunos a observação de alguns fenômenos estudados anteriormente, facilitando a aprendizagem do conteúdo. Entretanto, neste caso, foi visível que o número de acertos totais, ainda permaneceu em um nível abaixo do esperado. Para Papert(1994) o erro é considerado benéfico porque nos leva a estudar o que aconteceu de errado, e, através do entendimento, a corrigi- lo.

Figura 1

A figura 1 e a interface do software e faz parte da introdução do trabalho.

Gráfico 1 e 2 e Quadro 1

Os gráficos e o quadro expressam os resultados da pesquisa.

Conclusões

As novas tecnologias inseridas como ferramenta para auxiliar no processo ensino-aprendizagem é sem dúvida uma nova perspectiva. O estudo realizado obteve resultados significativos, onde foram avaliados os conhecimentos dos sujeitos da pesquisa e o fortalecimento desses conhecimentos, por meio de uma ação educativa. Assim, buscou-se com este trabalho, diversificar a maneira tradicional de construir conhecimento, visto que estes podem ser dispostos de maneira mais atrativa, interativa e com animações que possibilitam um melhor aproveitamento, visualização e entendimento de conceitos abstratos.

Agradecimentos

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof: Leônidas Montes (Abaetetuba-Pará) por entender a importância de pesquisas em novas metodologias no ensino

Referências

BRITO, S. L. Um Ambiente Multimediatizado para a construção do conhecimento em Química. Química Nova na Escola nº 14, 2001.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre:Artes Médicas, 1994.

SOFTWARE Formas de Energia e Transformações de Energia 1.00. Disponível em: http://phet.colorado.edu. Acesso em: 26 dez. 2014.

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