Ensino de Química: Jogos educacionais como motivador no processo ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio de uma escola no interior do RJ

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Melengate, G.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Braga Ferreira, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo

Este projeto foi elaborado por alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio Pecly, na cidade de Cordeiro/RJ, no ano de 2015, com o intuito de ajudar professores e, principalmente, os alunos a diversificarem os instrumentos pedagógicos desenvolvidos durante as aulas de química, visando o desenvolvimento interpessoal e as habilidades que devem ser trabalhadas durante o ano segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Buscamos identificar as diversas dificuldades de aprendizagem em química que vem ocorrendo nos últimos anos entre os alunos das escolas públicas. Assim confeccionamos materiais didáticos como ferramentas de apoio às aulas de Química, os alunos sentiram-se mais úteis, motivados para entender os conteúdos a partir da utilização de aulas práticas.

Palavras chaves

jogos educacionais; escola pública do RJ; ensino-aprendizagem

Introdução

A importância de estudar Química e principalmente de uma forma mais prazerosa e didática possibilitou o desenvolvimento de uma visão mais crítica de mundo, podendo assim, analisar, compreender e utilizar todo o conhecimento alicerçado dentro das salas de aula para a resolução de problemas tanto educacionais quanto relevantes para a sociedade. Foi assim que alunos de uma escola pública no interior do Rio de janeiro decidiram e planejaram elaborar instrumentos didáticos que melhorassem o aprendizado e amenizasse suas dificuldades de aprendizagens. Portanto, os setenta e cinco jogos educativos foram elaborados e confeccionados de acordo com os conhecimentos adquiridos durante todo o período de ensino em Química no Ensino Médio como: as substâncias, misturas, fases de agregação, estrutura atômicas, classificação periódica e aperiódica dos elementos, ligações químicas, compostos inorgânicos e orgânicos, reações químicas, balanceamento, reações de oxidação e redução , estequiometria, soluções, propriedades coligativas, curvas de solubilidade, equilíbrio químico, funções orgânicas, reações orgânicas , polímeros entre outras. O manuseio de jogos no contexto educacional vem sendo valorizado desde a consagração de alguns educadores como Huinzinga (2008), Piaget (1971), Vygotsky (1998), Freire (1999) entre outros. Observa-se que a utilização de jogos educativos vem atuando diretamente na educação do individuo favorecendo o desenvolvimento de outras competências e habilidades como: autonomia, autoestima, raciocínio, criatividade, responsabilidade e comunicação, modificando assim todo o comportamento educacional e social desses alunos.

Material e métodos

Nesse projeto tivemos a colaboração de, aproximadamente, 75 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio Pecly da cidade de Cordeiro no interior do estado Rio de Janeiro. Os alunos participantes encontravam-se matriculados nas turmas 3001, 3002 e 3003, com idade média de aproximadamente 16 a 17 anos. Para a utilização e confecção dos jogos educativos foram estruturadas algumas etapas primordiais como: levantamento de dados bibliográficos e documentais concernentes e favoráveis para a fabricação de cada jogo (os jogos foram confeccionados individualmente, cada aluno produziu o seu próprio material didático); a formação teórica dos alunos foi indispensável para a produção e manuseio dos jogos, já que cada aluno preparou o seu manual para que outros também pudessem manuseá-los a qualquer momento em suas salas de aulas. O projeto teve duração de aproximadamente 5 meses desde a primeira reunião de planejamento até a execução dos mesmos. Durante toda a realização do projeto os alunos eram supervisionados pelo professor responsável Glauber de Souza Melengate, e alguns materiais didáticos que precisavam de maiores cuidados e atenção em sua produção recebiam auxílio dos professores da área de artes. Foram também criados jogos interativos com ajuda de programação para desenvolver alguns games educacionais que facilitaram no ensino das reações eletroquímicas.Conseguimos grandes parcerias para a concretização desse projeto como: bibliotecas, marcenarias, eletrônicas, gráficas, informática, oficina de pintura, serralheria, e outros serviços que direta ou indiretamente foram de grande valia.

Resultado e discussão

Depois de alguns ciclos de planejamentos, os jogos passaram por um período de experimentação antes de serem introduzidos nas salas de aula para serem utilizados pelos professores e alunos das outras séries adjacentes do Ensino Médio. Os alunos foram avaliados dia após dia, desde o planejamento até a execução dos mesmos em sala e todas as avaliações tinham um peso favorável, pois ficávamos preocupados com os resultados finais, já que a não observação e avaliação podia trazer resultados desastrosos e frustrantes, pois no momento em que cada atividade estava sendo executada na frente dos demais alunos, as improvisações ou modificações podiam ser difíceis e tornar alvo para a desmotivação. Os resultados esperados foram totalmente alcançados, contribuindo para despertar o interesse dos alunos em estudar Química, onde a contextualização tornou-se o agente facilitador para a iniciação da construção do conhecimento e o comprometimento, à disciplina e responsabilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades que levou-se à motivação e o prazer em aprender essa maravilhosa Ciência.

Jogos dos Compostos Inorgânicos

Através dessa jogo podemos escrever e dar a nomenclatura dos compostos inorgânicos.

Jogo da Forca - Linguagem Química

Através desse jogo você explora ainda mais as linguagens químicas.

Jogo... Qual é o elemento?

Esse jogo leva os alunos a encontrar a posição correta dos elementos na tabela periódica.

Quebra - cabeça Periódico

Nesse jogo montamos a tabela periódica e identificamos os períodos, as famílias e os grupos representativos e de transição (interna e externa).

Revista - Aprendendo com a Química do Cotidiano

Revista com vários jogos como: cruzadinhas, jogo dos sete erros etc

Video Game Eletro

Através desse jogo interativo você aprende sobre as reações eletroquímicas - oxirredução

Dominó das Substâncias Compostas

Através desse jogo você constrói substâncias inorgânicas e orgânicas - nomenclatura eclassificação.

Jogo da Memória - Química dos Metais e Ametais

A partir desse jogo você memoriza metais e ametais utilizando materiais do cotidiano como ferramentas.

Conclusões

No final do projeto ficamos muito surpresos com a participação da família, algo que nos dias atuais tem sido perdido. Os alunos ficaram emocionados por alcançarem o maior objetivo: conseguir apreender os conteúdos que até então eram considerados como impossíveis. Finalmente nos tornamos naquele momento uma equipe com um único objetivo: transformar as aulas de química do cotidiano em algo mais prazeroso, pois, os alunos de hoje se interessam em aprender aquilo que é útil no contexto do seu cotidiano e também por atividades que envolvem o entretenimento.

Agradecimentos

Capes Universidade Federal Fluminense UFF/Niterói-RJ CEAP - Colégio Estadual Antonio Pecly SEEDUC- RJ

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Educação. RJ, paz e Terra, 1999.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. Tradução de J.P. Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO.
PIAGET, J. A. Gênese das Estruturas lógicas e Elementares. RJ Zahar, 1991.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6º Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará