O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: QUÍMICA E HIDROSFERA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, T.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Miranda, R.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Vasconcelos, O.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Otobo, A.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

Atualmente o ensino de Química tem-se reduzido à transmissão de informações, enfatizando-se muita teoria e pouca produção coletiva. Esse trabalho objetivou trabalhar com alunos do ensino médio uma abordagem de ensino através do Eixo Temático: Química e Hidrosfera, na perspectiva do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/A). A prática investigada foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santarém-Pa. Os resultados mostraram que os sujeitos se envolveram durante todo o processo ensino-aprendizagem. Portanto, o Ensino através de Temas torna-se uma metodologia que propõe uma forma de pesquisa significativa, proporcionando aos alunos um aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso.

Palavras chaves

Ensino com Temas; Ensino-Aprendizagem; CTS/A

Introdução

O ensino da Química, bem como os das demais ciências, requer uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do aluno, procurando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente (BRASIL, 2006). Neste contexto, supõe-se que a abordagem temática pode ser uma ferramenta para o ensino de ciências com problematização dos conteúdos e estimular a criatividade dos alunos diante de atividades desafiadoras (BRITO, 2004). Atualmente o ensino tem-se reduzido à transmissão de informações, sem qualquer relação com o cotidiano do aluno, enfatizando-se muita teoria e pouca produção coletiva. É importante ressaltar que as atitudes e valores humanísticos para atuar em questões sociais referentes à ciência e à tecnologia são desenvolvidos a partir da contextualização dos conteúdos, deve-se buscar, principalmente, no que tange ao ensino das Ciências da Natureza trabalhar na perspectiva CTS/A (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) visando contribuir na formação dos alunos, pois, é a partir das mesmas que o professor intermediará os conhecimentos fundamentais para o exercício da cidadania. Sendo assim, torna-se importante o desenvolvimento de metodologias de ensino que visem melhorias no processo ensino aprendizagem, partindo desse pressuposto é que o presente trabalho foi desenvolvido, com objetivo de trabalhar com os alunos do ensino médio, na perspectiva da abordagem de ensino com a temática Química e Hidrosfera, na perspectiva do enfoque CTS/A.

Material e métodos

A atividade consistiu no desenvolvimento de uma proposta para o Ensino de Química Através de Temas, com base na organização temática sugeridos nos PCNs+ (2002), e na abordagem de ensino propostas de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007) e Brito (2004), buscando sempre trabalhar o enfoque CTS/A. A prática investigada foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do ensino médio vespertino, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Júlia Gonçalves Passarinho, Santarém-Pará. A escolha do tema foi realizada com a participação dos alunos. A turma de trinta alunos foi distribuída em cinco equipes. A contextualização da temática e a problematização inicial foram construídos com os alunos no sentido que cada equipe expressasse suas curiosidades através de questionamentos sobre o tema em estudo – Química e Hidrosfera. A partir daí os alunos, em equipes, pesquisaram em diversas fontes como: livros, internet, jornais, revistas, etc., que possibilitassem construir esclarecimentos sobre as perguntas e curiosidade que emergiram das discussões iniciais. Também foram disponibilizados diversos artigos sobre o tema, bem como vídeos e outros materiais. O livro didático escolar também foi utilizado. Foram organizadas fichas de acompanhamento das atividades. A pesquisa se deu com aprofundamento de discussões sobre as leis e conceitos químicos pertinentes, o qual foi conduzido na perspectiva dialógica. Houve socialização das atividades, e após a avaliação do processo, sendo que os alunos responderam a questionamentos sobre os aspectos formativos mais significativos na metodologia e na aprendizagem.

Resultado e discussão

No total participaram da atividade 30 alunos do Ensino Médio. As cinco equipes produziram oito atividades que foram apresentadas e avaliadas pela equipe proponente (Tabela 1). Análise das atividades permitiu demonstrar que eles se apropriaram do conhecimento, através das pesquisas realizadas, e a metodologia adotada foi importante para que eles pudessem desenvolver as atividades de forma proveitosa. Para Santos (2007), dentre os aspectos formativos na análise de um processo do ensino e aprendizagem por eixo temático destacam-se elementos que evidenciam os objetivos a serem alcançados como aprofundamento conceitual científico do tema, exploração dos aspectos sociais e ambientais do tema, desenvolvimento de habilidades e formação de valores. Neste sentido, entende-se que houve construção de conhecimentos de modo significativo por meio das relações que os estudantes estabeleceram entre o conhecimento e a vida cotidiana, no sentido de que eles fizeram reflexões sobre o modo como a temática Química e Hidrosfera aborda aspectos que afetam suas vidas. Todas as cinco equipes ao fazerem as socializações de suas pesquisas faziam referência dos assuntos explicados a outras disciplinas além da Química principalmente com a Biologia, a Geografia e a Física, ocorrendo assim a interdisciplinaridade durante o processo. A pesquisa mostrou que o Ensino através de Temas torna-se uma ação pedagógica viável para que haja melhorias no processo de ensino aprendizagem, uma vez que o empenho dos estudantes se dá durante todo o processo de construção do conhecimento. Portanto, o ensino através de temas abre um leque de possibilidades para que o professor interaja com a turma e ambos se tornarem construtores ativos do conhecimento.

Tabela 1:

Atividades desenvolvidas pelas equipes para avaliação formativa da aprendizagem.

Conclusões

Através deste trabalho percebeu-se que a pesquisa com abordagem temática favoreceu a aprendizagem e a ampliação do senso crítico dos alunos. Em relação ao enfoque CTSA verificou-se que o conhecimento se constrói quando os alunos interagem entre si, com o professor e com o local em que vivem. A abordagem do ensino com temas na Química foi vantajosa e possível de ser trabalhada na própria sala de aula. Portanto, reforça-se a importância de se propor metodologias diferenciadas na escola, proporcionando aos alunos um aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso.

Agradecimentos

A Deus. A EEFM Júlia Gonçalves Passarinho (Seduc, Santarém/Pará). Ao nosso orientador.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRITO, L. O Ensino de Física Através de Temas: uma experiência de ensino na formação de professores de ciências. Apresentação em pôster In: Congresso Norte/Nordeste de Educação em Ciências e Matemáticas (CNNECIM), Belém: UFPA/NPADC/CEJUP, 2004.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
SANTOS & MORTIMER, E.F.. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciências & Ensino. 2007. Disponível em: <http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/149/120>. Acesso em 12 jun. 2015.

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