Práticas experimentais de Química aplicadas aos alunos da EJA no município de São José de Ribamar-MA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Alves Gomes, C. (UEMA) ; das Merces Pereira Ferreira, A. (IFMA) ; Correa, M. (UEMA) ; Lima Lopes, J. (UEMA) ; das Chagas Costa, D. (UEMA) ; José Fernandes Porto, M. (UEMA)

Resumo

Este trabalho tem por finalidade aplicar e fortalecer o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do município de São José de Ribamar- MA. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ,é uma possibilidade que muitas pessoas retornem seus estudos garantindo uma formação profissional e intelectual, contudo ensinar Química a estes alunos é um verdadeiro desafio devido às propostas curriculares vigentes. Diante disso realizaram-se experimentos em sala de aula que facilitaram o ensino de Química aos alunos da EJA, que foi possível despertar interesses investigativos a cerca dos assuntos ministrados nas aulas teóricas e do seu cotidiano.

Palavras chaves

EDUCAÇÃO; EJA; EXPERIMENTAÇÃO

Introdução

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade de ensino reconhecida na LDB 9.394/96, que no seu art.37 destaca: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria” (BRASIL, 1996, p.15). Muitos desses alunos possuem trabalhos que lhe consomem grande parte do seu tempo e acabam com pouco tempo para os estudos devido suas responsabilidades. De acordo com Peluso (2003, p. 43) “a vontade de aprender do adulto é grande, e, por isso mesmo, deve-se cuidar para que este aluno permaneça na instituição escolar”. Diante dessa realidade, ensinar Química para os alunos do EJA é um verdadeiro desafio ao professor que deve utilizar o máximo de experiências vividas pelos alunos e flexibilizar com os assuntos de química, para o aluno perceber o quanto esta ciência está presente em seu cotidiano. A Química é uma ciência que alia teoria e prática. Entretanto, se não houver uma articulação entre esses dois tipos de atividades, os conteúdos não serão relevantes à formação do individuo, porém, o ensino da química não tem oferecido condições para que o aluno a compreenda enquanto conceitos e nem em sua aplicação no dia-a-dia (NARDI, 1998) Neste trabalho foram aplicadas práticas experimentais que possam fortalecer o ensino de química na educação de jovens e adultos, EJA, visando aumentar o interesse dos alunos pela disciplina e fazendo-os perceberem o quanto a ciência está presente em suas vidas.

Material e métodos

Escolham-se quais experimentos poderiam ser reproduzidos em sala de aula que utilizasse materiais alternativos de baixo custo e de fácil aquisição que pudessem contribuir positivamente de maneira significativa para o ensino de Química aos alunos do EJA. Dividiu-se as práticas experimentais em três dias, sendo um experimento realizado por dia. No inicio houve aula prévia teórica que abordou os assuntos referentes às aulas práticas que seriam aplicadas em sala de aula, em seguida, dividiu-se os alunos em equipes e foram dadas cópias com o procedimento dos experimentos a serem realizados e explicou-se cada item para que as praticas fossem executadas com êxito.

Resultado e discussão

O presente trabalho foi desenvolvido em sala de aula de uma turma da Educação de Jovens e Adultos, EJA, de uma escola do município de São José de Ribamar –MA, onde foram aplicados três experimentos denominados: I) Esponjas de aço contém ferro? II) Flash fotográfico. III) À procura de vitamina C. Através desses experimentos os alunos observaram que a Química não está tão distante e que está presente em tudo em suas vidas nos mais diferentes períodos em que viveram. Os alunos também perceberam que podem-se realizar experimentos de química para explicar os fenômenos do seu cotidiano utilizando materiais que possuem baixo custo, alternativos ,fácil acesso e sem a necessidades de equipamentos que dependem de treinamentos para seu manuseio que estão presentes em laboratórios de química. A partir do momento que os alunos da EJA executavam os experimentos de química surgiam questionamentos, dúvidas, como por exemplo: o porquê dá mudança de coloração nos íons ferro? O que justifica a luz emitida na queima do magnésio? Se todos os refrigerantes contém vitamina C? , tais perguntas contribuíram ainda mais na interatividade em sala de aula dos alunos com o professor, o que foi possível permitir aos alunos comparar as práticas realizadas com alguns fenômenos do seu dia a dia, fortalecendo assim o processo de ensino-aprendizagem.

Conclusões

A EJA é constituída por alunos dos mais diversos perfis, muitos desses alunos trabalham e o que lhe restam de tempo é pouco para dedicar-se aos estudos. Diante disso os professores de Química ao ministrarem suas aulas ,utilizam ferramentas pedagógicas para que seus alunos não enfrentem dificuldades no ensino de Química e que não distancie seu interesse pela ciência.Os experimentos realizados colaborou para o ensino de Química na EJA despertando-os curiosidades, questionamentos e comparações com o cotidiano, o que o o que os fazem perceber que a Química está presente em tudo em suas vidas.

Agradecimentos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA CE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-ANEXO PANAQUATIRA

Referências

NARDI, Roberto Questões Atuais no Ensino de Ciências São Paulo: Escrituras 1998 PARÂMETROS Curriculares Nacionais (PCN) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 1999.
PELUSO, T.C.L. Diálogo & Conscientização: alternativas pedagógicas nas políticas públicas de educação de jovens e adultos. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. UNICAMP. 2003

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará