UTILIZAÇÃO DE UM BLOG NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, A.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Souza, M.G. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Oliveira, D.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Costa, F.J.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI) ; Vasconcelos, T.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)

Resumo

O termo blog é uma abreviação e significa “diário on-line”. O blog “Ciências Interativas” foi desenvolvido em Setembro de 2015, com o intuito de promover uma maior interação entre a comunidade docente e discente e também para fins educativos. Participaram da criação bolsistas dos subprojetos do PIBID Interdisciplinar e Química e os alunos de escolas de Ensino Público do Estado do Ceará. A inserção do meio tecnológico como ferramenta de ensino produz uma aproximação mais intima entre os alunos e o conhecimento. Os alunos mostraram-se satisfeitos, sugerindo assim, a adoção do blog como um recurso favorável no enriquecimento de ambientes de ensino.

Palavras chaves

Blog; Ciência; Educação

Introdução

O Blog é uma abreviação de Weblog e significa “diário on-line”. A diferença do blog para o site é a facilidade para a constituição e atualização de dados, assim facilitando para o administrador da plataforma a inserir seus apontamentos com mais facilidade. Os registros aparecem em ordem cronológica e exigem somente noções básicas de informática, o que o torna mais flexível e dinâmico (GOMES, 2005). Levando-se em conta o interesse e a facilidade de aprendizado que os alunos têm demonstrado com e pelas inovações tecnológicas, procurou-se coligar essas modificações ao ensino, pois a escola tem o papel de preparar o aluno para a realidade sociocultural enquanto mediadora de conhecimentos, e os professores devem assumir a função de intercessores nesse processo e promover o uso dessas novas tecnologias a favor da aprendizagem (BARBOSA, 2004). A criação do blog “Ciências Interativas” buscou avaliar as possibilidades de sua utilização como instrumento pedagógico e recurso didático para os alunos de uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na cidade Sobral-CE, utilizando-o como forma de instigar o interesse pelo estudo de química, física e biologia, de forma interdisciplinar, inovando a prática pedagógica e promovendo a interação e socialização dos saberes.

Material e métodos

A pesquisa teve cunho qualitativo e as atividades que foram propostas para serem realizadas no blog foram: pesquisas interdisciplinares voltadas principalmente para o ENEM e comentários, no qual participaram os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojetos de Química e Interdisciplinar, juntamente com os alunos das escolas estaduais da rede pública estadual parceiras do PIBID, todas situadas na cidade de Sobral- CE. As atividades tiveram início em Setembro de 2015.

Resultado e discussão

Através de dados prestados pela própria estatística do blog, até o final do mês de julho, mostravam que a página tinha 7535 visualizações. No qual as principais origens de acesso apontavam o Google (www.google.com) e o Facebook (www.facebook.com) como os principais sites que direcionam os alunos à pagina. Com base nas estatísticas disponibilizada pelo site, foi possível detectar picos de acessos consideráveis entre as semanas do dia 15 à 30 de Julho. Esse crescimento de deve principalmente à divulgação feita pelos bolsistas do PIBID. Os bolsistas buscaram despertar a motivação e o interesse dos alunos, procurando postar imagens, vídeos da internet, que apresentavam relevância para o ensino de química, física e biologia. Procurando utilizar as metodologias adequadas, conforme relata Kenski (2007), em que “utilizar o computador como ferramenta de ensino depende tanto da metodologia aplicada quanto da escolha da ferramenta adequada. Escolher um software educativo deve se fundamentar na proposta pedagógica da escola, sendo considerado adequado de acordo com a forma como este se insere nas práticas de ensino”.

Conclusões

Foi possível tornar o blog um ambiente capaz de proporcionar um espaço virtual de interação e aprendizagem aos alunos do ensino médio da escola, promovendo discussões, argumentos, comentários, através de pesquisas e publicação de produções, favorecendo o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Desta forma, O funcionamento do blog como ferramenta de apoio às atividades desenvolvidas no projeto, permitiu troca de informações, onde os alunos mostraram-se satisfeitos, sugerindo assim, a adoção do blog como um recurso altamente favorável no enriquecimento de ambientes de ensino.

Agradecimentos

Referências

BARBOSA, M. S. S; O Papel da Escola: Obstáculos e Desafios para uma Educação Transformadora. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
GOMES, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In A. Mendes, I. Pereira &R. Costa (eds), VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05. Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, 311-315
KENSKI, V. M., Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Editora Papirus, 2007.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará