A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUIZ COMO METODOLOGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Lopes, S.R.G. (IFRN) ; Sousa, R.L. (IFRN) ; Lopes, B.G. (IFRN) ; Souza, L.G.S. (IFRN)

Resumo

Diante das dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de Química, há uma necessidade por parte dos docentes na elaboração de novos métodos de ensino que provoque uma construção cognitiva dos alunos. O objetivo desta pesquisa é trabalhar os conteúdos de Química a partir do jogo lúdico Quiz, pois consideramos que pode se constituir como uma estratégia de complemento no ensino, buscando aspectos que permitem uma construção efetiva no processo de ensino aprendizagem por meio do uso de novas tecnologias. Para a realização desta pesquisa foi realizada um questionário com a participação de 09 professores licenciados em química, sendo composta por 03 perguntas objetivas. Mediante os resultados constatou-se que o jogo quiz é um importante recurso didático tecnológico no âmbito educacional.

Palavras chaves

Estratégia; Lúdico; Química

Introdução

As elevadas dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos da disciplina de Química têm sido bastante discutidas por docentes no âmbito educacional, em que são relatados os aspectos do desenvolvimento intelectual dos alunos na interpretação dos conceitos de Química onde os mesmos se sentem desmotivados a buscarem novos meios que o levem a expandir um pensamento investigativo. Pozo e Crespo (2009 p.141) argumentam que “[...] é possível que os alunos cheguem a aprender alguma coisa de química? A resposta é que aprendem com muitas dificuldades e muito menos do que se espera ou se pretende. Mas também pensamos que, conhecendo quais as dificuldades que eles têm e qual é a origem mais provável, vamos poder melhorar essa aprendizagem”. Com isso, há uma necessidade por parte dos docentes na elaboração de novos métodos de ensino que provoquem uma construção cognitiva no processo de aprendizagem, que de acordo com Freire (2002, p.21) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Nos dias atuais uma das formas de se trabalhar os conteúdos de Química são os jogos lúdicos, pois o lúdico favorece uma maior interação e participação dos alunos com o meio em que se encontra, de forma que os mesmo utilizem os seus conhecimentos na resolução de problemas. Com isso, o uso de novas tecnologias está sendo um recurso didático no qual os docentes utilizam na tentativa de motivar os alunos a buscarem mais conhecimentos através de novos recursos tecnológicos. Portanto, o objetivo deste trabalho é relacionar o ensino da Química através do jogo lúdico Quiz como estratégia de complemento no ensino, buscando aspectos que permitem uma construção efetiva no processo ensino aprendizagem através da tecnologia e inovação.

Material e métodos

Para a realização desta pesquisa foi realizada um questionário com a participação de 09 professores licenciados em química, de forma que 01 professor atua na rede de ensino municipal, 03 professores na rede estadual, 03 professores na rede federal e 02 na rede privada de ensino. Sendo 03 do sexo masculino e 06 do sexo feminino, cuja faixa etária está compreendida entre 23 e 50 anos. O questionário foi aplicado contendo 03 perguntas objetivas, sendo que um professor respondeu de forma discursiva. As perguntas abordavam sobre a utilização do jogo Quiz como recurso didático no processo de ensino aprendizagem, de forma a facilitar a aprendizagem de maneira simples e lúdica, se jogo lúdico Quiz desenvolve uma interação dinâmica nos alunos e se os professores indicariam o recurso didático Quiz, para outros professores.

Resultado e discussão

Através do Gráfico 01 pode-se comprovar, que 62% dos professores afirmam que a utilização do Quiz como recurso didático no processo ensino aprendizagem, facilita o aluno a aprender de maneira simples e lúdica, já 38% dos professores disseram que não. Logo, o professor A argumentou que: “É mais uma ferramenta que vem a somar com a prática docente, desde que seja bem utilizada”. No Gráfico 02 refere-se à opinião dos professores em relação jogo lúdico Quiz, se esse recurso tecnológico desenvolve uma interação dinâmica nos alunos, e 62% dos professores responderam que sim, já 38% disseram que não. O professor A argumentou que:”A interação depende da forma como a atividade com o Quiz é disponibilizada, por exemplo, ele sendo respondido somente por um aluno em sua sala de aula não há interação, a não ser que o aluno tenha algum espaço de comunicação e trocas de informações sobre as respostas com os outros colegas, mas se ele for respondido em sala de aula e o professor promover grupos e esses discutam entre si, consequentemente, a interação irá fluir, então depende do contexto em que o Quiz está sendo exposto”. Com isso podemos entender que a interação dos alunos no momento do jogo irá depender do meio do qual os alunos se encontram. O Gráfico 03 é referente se o professor indicaria o recurso didático Quiz, para outros professores, e 75% dos professores responderam que sim, e 25% responderam que não. O professor A argumentou que: “Sim, até por que envolve vários aspectos do universo dos alunos atuais, como o computador ou até mesmo o celular, pois com esses dispositivos o aluno poderá responder o Quiz". Desse modo o jogo serve como complemento inovador na aquisição de conhecimentos dos alunos para que possam aprender brincando de maneira interativa.


Figura 1. A utilização do Quiz como recurso didático no processo ensino aprendizagem, facilita o aluno a aprender de maneira simples e lúdica?


Figura 2. O jogo lúdico “quiz” desenvolve uma interação dinâmica nos alunos? Figura 3. Você como professor, indicaria o recurso didático Quiz?

Conclusões

Os resultados mostraram a importância do uso de novas tecnologias no ensino de Química, através do jogo lúdico Quiz, como método de inovação educacional onde induz ao aluno a aprender de maneira divertida, além de fazer com que a aula seja interativa e prazerosa, estimulando aos alunos a desenvolverem um espírito investigativo através dos erros e na tentativa de procurar saber o porquê do erro e buscando compreender as respostas corretas, com o intuito de motivar os alunos na aquisição efetiva de conhecimentos tornando assim uma aprendizagem significativa por meios de estratégias inovadoras.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Deus e ao IFRN pela oportunidade educacional.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e terra, 2002.
POZO. J. I.; CRESPO. M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5.Ed.- Porto Alegre: Artimed, 2009.

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