Desafio Insano de Química:inovações metodológicas para o ensino de química orgãnica

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Santanna, J.S. (UNIFESSPA) ; Barbosa, E.F. (UNIFESSPA) ; Souza Júnior, M.V. (UNIFESSPA) ; Gama, V.J.P. (UNIFESSPA) ; Leder, P.J.S. (UEPA)

Resumo

A presente pesquisa versa sobre o uso de jogos didáticos, em especial jogos digitais, como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, assim como introduzir o jogo Desafio Insano de Química como objeto de ensino no âmbito do ensino médio básico. Com intuito de avaliar a metodologia foi aplicado um questionário com quatro sentenças de cunho objetivo. Os resultados alcançados mostraram-se convincentes, uma vez que os alunos mostraram-se entusiasmados com o jogo e o conteúdo pôde ser revisado, alcançando assim o objetivo da prática.

Palavras chaves

Ensino de Química; Jogos Digitais; Hidrocarbonetos

Introdução

O ensino de química tem passado por diversas mudanças ao longo dos anos, uma vez que várias pesquisas vêm sendo realizadas em torno de novas formas metodológicas que visam estimular a participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva algumas inovações metodológicas vêm sendo utilizadas, dentre estas o uso de jogos com finalidade educacional tem ganhado espaço entre os docentes, uma vez que esse instrumento é bastante versátil, podendo ser utilizado em diferentes momentos como a apresentação de conteúdos, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, síntese de conceito ou ainda revisão e avaliação (CUNHA, 2012). Melo (2005) diz que o uso de atividades lúdicas propicia um ambiente no qual o aluno possa construir o conhecimento através da reflexão. Santanna, Leder e Carmo (2015) relata em sua pesquisa que o uso de jogos auxilia os discentes estimulando sua curiosidade e autoconfiança, em especial quando utiliza-se jogos que devem ser aplicados com a turma dividida em equipes, uma vez que a competição quando mediada de forma correta e branda desenvolve habilidades cognitivas no aluno, estimulando sua concentração. Segundo Leder et al (2015) empregar jogos digitais como instrumento facilitadores no processo de ensino- aprendizagem é uma forma de atrair o aluno e manter-lhe concentrado em algo que pode ser divertido e ao mesmo tempo proveitoso para a abstração de conhecimentos necessários ao aprendizado de química. Nesse contexto a presente pesquisa teve como objetivo introduzir o jogo Desafio Insano de Química e avaliar a validade do emprego de jogos didáticos.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado como projeto de intervenção junto a componente curricular Estágio Supervisionado em Licenciatura em Química, em uma turma do terceiro ano do ensino médio, composta por 23 alunos. O jogo Desafio Insano de Química apoia-se na estrutura de um quiz com alternativas de verdadeiro ou falso, tendo como conteúdo os hidrocarbonetos. O intuito do jogo era a revisão do conteúdo supracitado. Para sua aplicação foram utilizados os recursos de mídia disponibilizados pela instituição de ensino (projetor e notbook) e foi necessária uma aula (60 min), na qual o estagiário dividiu a turma em duas equipes e designou um líder a cada equipe. Em um primeiro momento o estagiário expôs as regras do jogo explanando sobre a pontuação dava-se da seguinte forma: a cada escolha correta a equipe ganhava 1 ponto, se a mesma soubesse justificar o por que de sua escolha somavam-se 2 pontos, caso contrário os 2 pontos iriam para a equipe adversária. Apesar das equipes serem volumosas o proposito do jogo era que as respostas fossem discutidas internamente a fim de que todos os participantes construíssem a justificativa. O estagiário além de mediar o jogo devia intervir auxiliando os discentes quando julgasse necessário. A construção desse jogo deixou espaços para que o mesmo pudesse ser utilizado com outros conteúdos de química, além do mesmo poder ser aplicado tanto em sala de aula quanto disponibilizado aos discentes. Para avaliar a eficácia da metodologia proposta foi aplicado um questionário ao fim do jogo contendo quatro questões objetivas.

Resultado e discussão

Foi realizada uma análise percentual a partir das repostas dos discentes para o questionário aplicado. O questionário era constituído de afirmativas com as opções: concordo, concordo parcialmente e discordo a fim de que o respondente não encontrasse respostas prontas. Na primeira afirmativa o aluno deveria apontar se concordava que algo havia lhe chamado a atenção no jogo, 84% concordaram com essa sentença. A segunda afirmativa analisava se o discente sentia-se mais confiante a medida que sua equipe conseguia prosseguir no jogo, 96% concordaram com essa afirmação. Na terceira afirmativa o respondente deveria apontar se as intervenções feitas pelo estagiário o ajudaram a compreender melhor o conteúdo, 96% dos discentes concordaram com essa afirmação. A quarta afirmativa versava sobre a importância do trabalho em equipe para a construção das respostas, 87% dos respondentes concordaram com essa sentença. Sustentado pelos resultados obtidos podemos julgar que o emprego do jogo Desafio Insano de Química mostrou-se convincente quanto à aceitação dos alunos, bem como o seu emprego enquanto ferramenta para a revisão de conteúdos, pois favorece a percepção do professor quanto as dúvidas dos discentes e auxilia na aproximação aluno- professor.

Conclusões

A elaboração e aplicação do jogo Desafio Insano de Química demonstrou-se satisfatória, uma vez que possibilitou a interação entre os alunos da turma com o propósito de construírem suas respostas, bem como a interação entre alunos e o professor, estreitando assim os laços existentes. Na análise dos questionários é notória a aceitação dos discentes quanto a metodologia utilizada. Destarte, o jogo apresenta competência como instrumento no processo de ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química nova na escola, v. 34, n.2, p. 92-98, 2012.

LEDER, P.J.S.; SANTIAGO, J.C.C.; SOUSA, A.C.L.F.; QUEIROZ, L.C.S.; SILVA, M.D.B. Ensino da química com a Historicidade através da utilização de jogos didáticos. 55º Congresso Brasileiro de Química/CBQ, 2015.

MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. v.2 nº1, p.120 – 140, 2005

SANTANNA, J. S.; LEDER, P. J. S.; CARMO, R. N. S.;. Quizmica: estimulando a construção do conhecimento através de uma atividade lúdica. IIERSBQ/Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará