Ciência Forense como ferramenta para o Ensino

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva, A.C.A.D. (CRQXIV/SEDUC) ; da Silva, F.R. (SEDUC) ; Grangeiro, N.B. (SEDUC) ; Uchoa, R.M.C. (SEDUC) ; Rodrigues, N.V. (SEDUC)

Resumo

Este trabalho foi realizado em quatro escolas da rede estadual do Estado do Amazonas, teve como objetivo levar de maneira multidisciplinar a disciplina de Química e História, por meio de pesquisas sobre Ciência Forense. O experimento realizado foi de revelação de impressão digital, os alunos se mostraram curiosos em relação à Ciência Forense.

Palavras chaves

História; Forense; Química

Introdução

A ciência forense é uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal (CHEMELLO,2006). Este tipo de atividade estimula uma variedade de atitudes: desde a observação à manipulação, a curiosidade à interrogação, o raciocínio à experimentação, o direito à tentativa e erro e capacidades relacionadas com a comunicação, trabalho de análise e síntese e criatividade, em cuja conjugação se encontra um marco essencial para o desenvolvimento do indivíduo (SEBASTIANNY,2013).

Material e métodos

O trabalho foi realizado com 120 alunos, das seguintes escolas estaduais; Vasco Vasques, Francisca de Paula de Jesus Izabel (EJA-ENSINO MEDIO), Cecília Ferreira da Silva, Maria Madalena. Através de um bate papo em sala de aula, verificamos a curiosidade dos alunos referente ao tema. Devido ao numero de series de CSI: Crime Scene Investigation que tem sido febre nos dias de hoje. Diante do exposto pedimos aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre a História da Ciência Forense e as técnicas utilizadas nas pericias. Após a pesquisa, realizamos a aula experimental ”Revelação de Impressão Digital”. O interessante é que a pratica foi escolhida por uma aluna da primeira turma que pesquisou o experimento e levou para a sala de aula. Sendo aplicado nas outras turmas participantes.

Resultado e discussão

Abordamos a Ciência Forense de maneira interdisciplinar, para chamar a atenção dos alunos, procuramos falar sobre a importância da pericia na elucidação de crimes. O resultado mais relevante que alcançamos foi o da aluna que buscou o conhecimento e levou o que aprendeu para a sala de aula, sendo a protagonista. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (FREIRE, 1998). Segundo Freire, ao educador cabe não apenas ensinar os conteúdos, mas ensinar a pensar certo, criar suas próprias representações da realidade, saber explicar os fenômenos a partir de suas conclusões. Em todas as turmas que aplicamos o trabalho 10% fez perguntas sobre como se tornar um perito da Policia Federal.

Ciência Forense

Experimento

Conclusões

O interesse dos alunos foi surpreendente e trabalhamos de forma interdisciplinar. Não só a disciplina de química e de história, mas debatemos as áreas que um perito pode atuar. Observamos que através deste trabalho muitos alunos despertaram o interesse de fazer uma graduação, passar em um concurso publico e serem peritos.

Agradecimentos

Agradecemos a todos os participantes.

Referências

CHEMELLO, E. Química Virtual, Dezembro(2006). Ciência Forense: impressões digitais. Disponível em: http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2006dez_forense1.pdf. Acesso em: 19/07/2016.
SEBASTIANY, A,P et al. A utilização da Ciência Forense e da Investigação Criminal como estratégia didática na compreensão de conceitos científicos. Educ. quím [online]. 2013, vol.24, n.1
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará