TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE: A ÁGUA, O LIXO E A VIDA EM UMA PERSPECTIVA CTS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Souza, D.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNANBUCO) ; Souza, D.O. (INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Bezerra, B.H.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNANBUCO)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) na perspectiva CTS desenvolvida com estudantes de uma escola pública do Ensino Fundamental (EF), situada no município de Vitória/PE. A abordagem metodológica tem um caráter qualitativo com aspectos quantitativos, sobretudo na análise dos questionários. A SEA desenvolvida com os estudantes foi composta por 10h/aula, aplicadas em duas turmas do 9º ano do EF. Foram utilizadas: aula expositiva dialogada, experimentação, e fichas diagnóstica e prognósticas. Os resultados da pesquisa mostram que, no universo de 60 estudantes, cerca de 80% tiveram um bom aproveitamento, evidenciando, em certa medida, uma apropriação dos conteúdos da Química estudado através do tema proposto na SEA.

Palavras chaves

SEA; CTS; Ensino de Química

Introdução

Ao longo dos anos, o sistema educacional brasileiro vem passando por constantes transformações para propor um ensino inovador e inclusivo tendo em vista estudos acerca do processo educacional. O ensino de ciências nas escolas brasileiras sempre enfrentou resistência por parte da maioria dos estudantes, tendo como resultante vários motivos, desde a formação dos professores, até as dificuldades de Ensino e Aprendizagem em diferentes domínios: conceitual, representacional e fenomenológico. Nesse contexto, a perspectiva CTS tem como proposição contribuir para uma maior compreensão das relações entre o desenvolvimento da ciência e tecnologia e os impactos sociais e ambientais da construção do conhecimento científico e tecnológico, possibilitando num nível crítico e reflexivo uma participação cidadã responsável. Segundo Santos e Schnetzler (2000), o conhecimento químico se enquadra nas preocupações com os problemas sociais que afetam o cidadão, os quais impõem posicionamentos quanto às possíveis soluções. Nesse contexto foi elaborado no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Química L3, um projeto de pesquisa, que propôs investigar como uma SEA com foco na Abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade pode dar subsídios para a construção crítica e reflexiva dos conhecimentos químicos. Os conteúdos trabalhados foram: Compreensão de Ciências/Química; Fenômenos da Matéria e Processos de Separação da Matéria através da temática “Transformações da Matéria e suas Relações com a Sociedade: a Água, o Lixo e a Vida em uma Perspectiva CTS.” A escolha desses conceitos e do tema surgiu a partir das dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação a esses conteúdos, assim como do distanciamento que parece existir entre os conceitos e contexto destes estudantes.

Material e métodos

Considerando as problemáticas apresentadas, esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo, de ordem investigativa, descritiva e qualitativa. A abordagem utilizada para planejamento das aulas foi a CTS, pois funciona como eixo norteador para a produção das atividades, buscando relacionar diferentes atribuições para a construção no processo de ensino e aprendizagem do conceito. A escola para o desenvolvimento da pesquisa, pertence à rede municipal de educação, sendo localizada no município de Vitória - PE. São considerados como sujeitos de pesquisa duas turmas do 9º ano do EF, totalizando 60 estudantes. Foram realizadas observações de aulas nas turmas escolhidas, tendo como carga horária 4h/aula em cada turma, a fim de conhecer os estudantes envolvidos. Em seguida, foi desenvolvida a SEA, composta por 10h/aula em cada turma. Foram explorados conceitos de: compreensão de Ciências/Química; Fenômenos da Matéria e Processos de Separação da Matéria através do tema “TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE: A ÁGUA, O LIXO E A VIDA EM UMA PERSPECTIVA CTS”. Os dados foram coletados através de fichas distribuídas individualmente aos estudantes durante as aulas, assim como pela observação da interação e participação nas atividades. A SEA encontra-se dividida em 3 etapas: 1.Aplicação de fichas diagnósticas e prognósticas; 2.Aula expositiva dialogada, com leitura de texto, poesia, discussão de imagens e experimentos demonstrativos sobre Ciências/Química, fixação de fenômenos da matéria com aula expositiva dialogada com experimento demonstrativo e suas implicações no cotidiano; e por fim, a 3.Discussão sobre estação de tratamento de água, reciclagem de lixo, e os conceitos: substância e misturas, processos de separação da matéria.

Resultado e discussão

Na tabela 1, apresentam-se dados da avaliação diagnóstica e prognóstica da ficha 1, e na tabela 2, os dados da avaliação diagnóstica e prognóstica da ficha 2. Na tabela 1, evidencia-se que os estudantes apresentaram grandes dificuldades de compreensão acerca da temática, não conseguindo estabelecer relações entre o conhecimento científico e o contexto em que estão inseridos socialmente. Expuseram que a química não estava presente no dia a dia, já em relação às transformações, demostraram dificuldades principalmente quanto à definição das respectivas transformações e sua interface com fenômenos diários, tendo um percentual na atividade de 61% de acertos. No decorrer da aula expositiva dialogada, os estudantes mostraram envolvimento, curiosidade e participação ativa, o que antes não era observado e começaram a estabelecer de forma crítica e reflexiva interfaces entre os conhecimentos abordados e as relações CTS, sendo evidenciado, na avaliação prognóstica, pois, através dos resultados observou-se construção do conhecimento químico, e reflexivo. Os estudantes conseguiram compreender a utilidade e interação do conteúdo com a sociedade, apresentando assim, um percentual de 81% de rendimento. Em relação à ficha 2, a avaliação diagnóstica apresentada sobre a separação de materiais obteve um total de 59% de acertos. Os estudantes apresentaram dificuldades nos diferentes métodos de separação, não conseguindo promover a associação entre os métodos científicos, com os métodos utilizados para realização de atividades diárias, isto é, demonstravam fragilidades em perceber as relações da ciência com a sociedade. Após a SEA, a avaliação prognóstica revelou melhores resultados, na qual, obteve-se um percentual em torno de 82% de acertos.

Tabela 1

Resultados Ficha 1.

Tabela 2

Resultados Ficha 2.

Conclusões

A regência mostrou-se positiva tendo em vista o uso da Sequência de Ensino e Aprendizagem pautada na perspectiva CTS, se fez importante pelo envolvimento dos estudantes, sabendo-se que muitos demonstraram receio com a referida matéria. Com isso, o Ensino de Química deve subsidiar o desenvolvimento do senso crítico do estudante, e pensamento químico, possibilitando o aprendizado e relacionando com as transformações do cotidiano. Desse modo, a SEA utilizada, propôs uma discussão e consequentemente uma compreensão do referido conteúdo como pode ser observado através dos dados coletados.

Agradecimentos

A Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. L. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 2ª Ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará