REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TUCURUÍ-PA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Soares, A.C.A.S. (UFPA) ; Pereira, F.L.G. (UFPA) ; Freitas, M.C.C. (UFPA) ; Andrade, A.M.P. (UFPA) ; Diniz, V.W.B. (UEPA)

Resumo

Para investigar a forma como é abordada a temática meio ambiente em uma escola de ensino fundamental do município de Tucuruí-PA, foi desenvolvido este trabalho, utilizando-se como método o estudo de caso. Foi realizado em dois momentos, primeiramente realizou-se a abordagem dos professores que responderam os questionários e posteriormente efetuaram-se análises dos livros didáticos utilizados no ensino fundamental. Foram realizadas coletas de dados, através da aplicação de dezoito questionários, para professores das diversas áreas da unidade. Os resultados mostram a necessidade de adotar uma metodologia de implementação da abordagem da temática meio ambiente, favorecendo assim uma formação mais sólida para cidadãos da escola em estudo.

Palavras chaves

meio ambiente; tema transversal; ensino

Introdução

Considera-se que a degradação ambiental é hoje uma das maiores preocupações dos governos e da sociedade, faz-se necessário desenvolver ações de caráter educativo para o desenvolvimento sustentável, garantindo, assim, a permanência dos recursos naturais em condições que assegure às gerações futuras a sobrevivência na Terra (BRASIL, 1997). Para tanto, há necessidade de intervenções na sociedade em questão, investindo na mudança de maneira individual de pensar, conscientizando e sensibilizando grupos de pessoas. O tema Meio Ambiente que propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), é que se trabalhe a temática através da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino da educação básica. Essa proposta, se colocada em prática ou vivenciada em toda sua plenitude, visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental, de modo comprometido com a vida, com o bem- estar de cada um e da sociedade local e global. Para isso, é necessário que, as informações e conceitos sobre a Educação Ambiental estejam inseridos na prática docente dos educadores. O presente trabalho objetivou conhecer a prática docente das questões ambientais de forma transversal e interdisciplinar, bem como a avaliar a abordagem do tema ambiental nos livros didáticos que compõem os currículos que integram os conteúdos obrigatórios, em uma escola Municipal localizada em Tucuruí no Pará.

Material e métodos

Este trabalho foi de caráter quali-quantitativo, utilizando-se como método o estudo de caso, onde foram considerados todos os aspectos coletados. O trabalho foi dividido em dois momentos: primeiramente realizou-se a abordagem dos professores que responderam à questionários e no outro momento efetuou-se análises dos currículos comuns desse nível de ensino (ensino fundamental), bem como dos livros didáticos. Foram realizadas coletas de dados em uma escola municipal de Tucuruí-PA, através da aplicação de 18 questionários, para vários professores do 9° ano dessa unidade de ensino. Os professores entrevistados responderam ao questionário que foi distribuído de acordo com as disciplinas que eles ministram na unidade de ensino, um total de dezoito profissionais foram entrevistados. Também foi solicitado o Projeto Político Pedagógico da escola e requisitado à biblioteca da escola, o livro didático de cada disciplina, para serem analisados, no intuito de avaliar se esses abordariam o tema transversal e interdisciplinar em questão. Após todos esses procedimentos, foram organizadas e feitas as análises dos dados obtidos.

Resultado e discussão

Foi identificado que a questão ambiental na sala aula nunca foi abordada por 66,66 % dos docentes. 22,22% trabalharam apenas uma vez e 11,11% trabalharam duas vezes o tema. Estes dados mostram que é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com as atitudes, formação de valores, ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. 72,23% dos professores prefere a criação da disciplina Educação Ambiental, pelas inúmeras dificuldades e barreiras encontradas para a abordagem do tema Meio Ambiente. Porém, sabe-se que esta proposta dificilmente pode ser levada adiante, pois segundo a Lei Federal nº 9.795/99 (BRASIL, 1999) em seu Art. 10 diz que “a Educação Ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal”. Em seu § 1º ainda diz que a mesma não deve ser implantada como disciplina e, é facultada a sua criação, nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário. Entre os livros didáticos utilizados pela escola, apenas os de Inglês e Ciências não abordam a temática. O de Matemática aborda superficialmente e os demais abordam o tema de forma completa. Segundo a Secretaria Municipal de Educação do município, a cada três anos são feitas as escolhas dos livros didáticos. Quanto a sua escolha, o professor deveria ser orientado, deveria ter critérios, para que a escolha do componente curricular contemplasse as necessidades e as características regionais. Mas às vezes não há muitas opções e as escolhas ficam comprometidas ficando inviável o seu uso.

Conclusões

Na educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais, são as diretrizes curriculares elaborados pelo Ministério da Educação que tem como função orientar o professor, como abordar e trabalhar o problema de forma satisfatória, através dos temas Transversais Nacionais ou Regionais. A escola deveria se propor a trabalhar com as atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. A abordagem do tema ambiental através da Educação ambiental nessa escola está comprometida por falta de um planejamento.

Agradecimentos

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Lei nº 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil. 8 ed. Brasília. 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em 03 ago. 2016
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, 1997. 128p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em: 03 ago. 2016
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27/04/99. Dispõe sobre a educação ambiental. Disponível em:\r\nhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm. Acesso em: 03 ago. 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará