IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Moraes Sousa, N. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; da Conceição Lima, A.M. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Carvalho da Silva Lima, D. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Souza, M.G. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Oliveira de Araújo, R. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Nepomuceno dos Santos, P. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Pinho dos Santos, I. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Silva Monteiro Medeiros, C. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede Pereira, E.K. (IFMA-CAMPUS CODÓ) ; Itauna Schalcher Pereira, A. (IFMA-CAMPUS CODÓ)

Resumo

A Química é apresentada para os alunos do Ensino Médio de maneira que eles a rotulam como sendo uma matéria difícil e complicada. O ensino de Química é dado de forma descontextualizada, longe da realidade dos alunos, priorizando o ensino tradicional. Este trabalho teve como objetivo verificar a importância das aulas práticas no ensino-aprendizagem em Química. Foi constatado que as atividades práticas promovem uma maior satisfação dos alunos, bem como facilita o processo de ensino-aprendizagem por meio da contextualização do ensino de química.

Palavras chaves

Atividades práticas; contextualização; ensino de Química

Introdução

A Química é uma disciplina que possui um caráter experimental relativamente grande e importante, no sentido de promover o entendimento do conteúdo. O ensino tradicional é levado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com as formas naturais que ocorrem em seu meio (SALESSE, 2012). Gonçalves (2009) acrescenta que muitas vezes é possível verificar uma desmotivação por parte dos alunos em relação ao ensino de Química desenvolvido nas escolas. Nesta perspectiva, as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância, como um fator que desperta a motivação e induz a construção do conhecimento de uma forma crítica e ativa. Várias pesquisas têm ressaltado a importância da experimentação para o processo de ensino e aprendizagem de química. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar a experimentação como fator de contextualização do ensino de Química em turmas de Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó.

Material e métodos

Para a realização desta pesquisa optou-se pela observação inicial de aulas de química em algumas turmas a fim de se pudesse obter uma visão geral do contexto, bem como conversas informais com os alunos e professores. Em seguida, foi implantado um sistema de execução de atividades experimentais, onde utilizou-se as práticas como fator de contextualização. As atividades práticas foram realizadas no laboratório de Química com o auxílio do professor responsável. Para este trabalho foram utilizadas as práticas de indicadores naturais ácido- base e produção de sabão, ambas escolhidas pela praticidade e baixo custo, além de utilizar-se de materiais alternativos.

Resultado e discussão

A contextualização do ensino de Química trata-se de um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem. As duas práticas realizadas serviam para contextualizar assuntos aprendidos em sala de aula. A primeira atividade prática consistiu na identificação do caráter ácido-base de substâncias comuns do cotidiano como leite, sabão, vinagre, amoníaco, acetona e bicarbonato de sódio, utilizando como indicador o extrato de repolho-roxo. Com isso, os alunos puderem perceber o acidez e/ou basicidade de substâncias nas quais têm contato no cotidiano, aproximando mais a química do cotidiano deles. Quando questionados sobre a importância que atribuem às atividades práticas, os alunos responderam que contribuem muito para o processo de ensino- aprendizagem. Assim, as atividades experimentais se justificam pois motivam o aluno, devido ao dinamismo em relação às aulas tradicionais, mostram as curiosidades da ciência através da realidade, estimulam o aluno na disciplina, proporcionando a aprendizagem de conceitos. Relacionando as atividades realizadas com a teoria, essas possibilitam ao aluno construir o conhecimento, comprovar teorias. Desse modo, as atividades experimentais precisam estar associadas à teoria para a sua melhor compreensão, utilizando o questionamento como princípio de construção do conhecimento do estudante.

Conclusões

As práticas no laboratório tiveram uma boa repercussão entre os alunos, as quais foram realizadas com grande sucesso e satisfação na comparação com o conteúdo teórico, confirmando que a experimentação é um fator importante para a contextualização do ensino de Química. Os resultados nas diferentes substâncias causaram grande interesse e curiosidades as quais foram sendo sanadas no decorrer dos experimentos, proporcionando relação das diferentes formas de pensamento e concepções dos estudantes.

Agradecimentos

À DEUS pela oportunidade de realização deste trabalho e ao IFMA e CAPES pelo apoio e incentivo.

Referências

GONÇALVES, F. P. A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de Química (Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2009. 234 fls.b
SALESSE, A. M. T. A Experimentação no Ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. 39 fls.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará