A arte e a química auxiliando no desenvolvimento do conhecimento na Educação Inclusiva.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Araujo Gomes de Freitas, A.R. (IF - SERTÃO PE) ; Nogueira da Silva Avelino Oliveira Rocha, G. (IF - SERTÃO PE) ; Guedes Amorim, D.C. (IF - SERTÃO PE)

Resumo

Como parte da ações do subprojeto interdisciplinar do PIBID, voltado para a educação inclusiva, este trabalho teve como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e habilidades manuais envolvendo a arte e a química, por meio da construção de uma tabela periódica gigante, promovendo a aprendizagem de química com os alunos na sala de Atendimento educacional Especializado/ AEE. O projeto envolveu 04 alunos deficientes intelectuais e um baixa visão, razão pela qual optou-se por uma tabela em tamanho grande para facilitar a sua visualização. A tabela periódica foi confeccionada em material reciclável, utilizando técnicas de corte, colagem e pintura o que ajuda os alunos a desenvolverem coordenação motora, além de aprender o conteúdo de química de forma descontraída.

Palavras chaves

Educação Inclusiva; Tabela Periódica; Reciclagem

Introdução

Desde muito tempo é sabido que o ensino da química enfrenta algumas barreiras em relação a aprendizagem dos alunos porque nessa ciência há uma cultura de memorização excessiva de conteúdo. E em muitos colégios há falta de atividades experimentais, falta de conexão da teoria com o cotidiano, entre outros motivos (BRASIL, 2006, 1999). Acreditando que o ensino da química atua como um instrumento para o crescimento da sociedade como um todo e que, a tabela periódica seja o símbolo mais marcante dessa área, além de ser uma valiosa ferramenta para ser consultada em todos os momentos (basta compreende-la e saber usa-la), embora muito alunos acredite que ela precisa ser essencialmente decorada (NARCISO JR & JORDÃO, 2000), surgiu a ideia de construir uma tabela periódica com materiais recicláveis, tornando o conhecimento acerca desse assunto mais dinâmico e agradável de se trabalhar. Essa proposta de atividade tem o intuito de alcançar uma estratégia de ensino efetiva que proporciona benefícios aos participantes como, confiança, responsabilidade, respeito mútuo e cooperação, envolvendo a participação ativa de todos, pois os alunos da sala de atendimento educacional especializado (AEE) necessitam de um maior apoio e estímulo para o professor buscar recurso para facilitar a aprendizagem bem como tornar o ambiente atraente e propício ao desenvolvimento do saber.

Material e métodos

Para o desenvolvimento do projeto foi pensado a temática “A arte e a química auxiliando no desenvolvimento do conhecimento na educação inclusiva” na qual o foco principal foi aproximar os alunos do tema tabela periódica, envolvendo-os com o conteúdo através da contextualização com o cotidiano e construção da mesma pensando em atingir êxito na superação das limitações que cada estudante apresentar. O projeto foi desenvolvido com cinco alunos da sala de atendimento educacional especializado (AEE), da Escola Professora Adelina Almeida localizado em Petrolina- PE, sendo quatro deficientes intelectuais e um com baixa visão. Foi construída uma tabela periódica utilizando matérias reciclados e de baixo custo tais como: garrafa PET, papelão, jornal, tintas e cola quente. No primeiro momento houve uma explanação dialogada sobre tabela periódica, para que houvesse um melhor entendimento da importância da mesma para a química e como os elementos estão presentes no cotidiano. No segundo momento os alunos cortaram e pintaram as garrafas. Este momento foi de suma importância, pois os alunos puderam desenvolver a coordenação motora, além de entender o porquê da tabela está sendo dividida em cores diferentes. As garrafas foram pintadas em sete cores, segundo a Classificação dos elementos. Em um terceiro momento os alunos montaram a tabela com auxílio dos bolsistas do PIBID, foi neste momento que os alunos puderam compreender como é feita a organização dos elementos na tabela periódica.

Resultado e discussão

No primeiro momento ficou visível a importância de compreender um contexto de estudo para além do conceito, ou seja, estudar possíveis implicações sociais e ambientais. Quando estuda a química de forma mais leve, têm-se uma compreensão maior do conteúdo. No segundo momento os alunos puderam se divertir, e desenvolver suas habilidades de coordenação motora e artística, tornando o ensino prazeroso, os mesmo cortaram e pintaram as garrafas PET, como pode ser observado a figura 1. O terceiro momento foi a montagem da Tabela Periódica, este passo foi de real importância, pois os mesmo puderam tocar, visualizar o que ajuda muito na compreensão, foi visto passo-a-passo com foi feita a organização dos elementos na tabela, reforçando o que já tinha sido visto na teoria. Em um quarto momento houve a culminância onde os alunos mostraram para comunidade escolar o trabalho desenvolvido e transmitiram para os outros alunos o que aprenderam com a construção da Tabela Periódica (Figura 2).

Figura 1

Corte e pinturas das garrafas PET para construção da Tabela Periódica.

Figura 2

Culminância do Projeto.

Conclusões

Tendo em vista os aspectos observados, evidencia-se que alunos com deficiência, seja ela qual for são capazes de compreender conceitos desde de que sejam utilizados recursos didáticos que mobilizem o desenvolvimento de habilidades e atitudes. Neste sentido, as limitações são superadas e as dificuldades deixam de persistir dando lugar ao desenvolvimento das potencialidades.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, ao PIBID por nos proporcionar momentos de aprendizagem, à Escola Prof. Adelina Almeida e a sala de AEE, sem eles este projeto não te

Referências

BRASIL. (1999). Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: [Online]; disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf.
NARCISO JR, J. & JORDÃO, M. (2000). Tabela Periódica: não decore isso (Projeto Escola e Cidadania). São Paulo: Do Brasil NIST (2008)

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará