A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CIDADE DO ÁTOMO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Gama Nabiça, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Henrique Trindade Amador, D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; de Souza Miranda, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ) ; Mayara da Silva Soares, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ) ; Gonçalves da Mata, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Raimundo da Trindade Souza, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Neste trabalho foi analisada a eficiência do software Cidade do Átomo, como instrumento pedagógico no ensino de Química. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Belém/PA. Inicialmente foi realizada a explanação do conteúdo de Radioatividade e em seguida realizada a aplicação e execução das tarefas do software, por fim os estudantes responderam a um questionário, com o proposito de extrair a opinião sobre o uso do referido software. As análises dos resultados obtidos indicaram que o programa computacional é eficaz e pode ser aplicado como uma alternativa de contextualização sobre assunto radioatividade.

Palavras chaves

Ensino de Química; Radioatividade; Software Cidade do Átomo

Introdução

“O desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem acarretado diversas transformações na sociedade contemporânea, refletindo em mudanças nos níveis econômico, político e social” (PINHEIRO; SILVEIRA; BAZZO, 2009, p.1). É notório, como afirmam Santos e Schnetzler (1997), que alfabetizar os cidadãos em ciência e tecnologia, é hoje uma necessidade do mundo contemporâneo, mas para que isso ocorra deve-se manter a inter-relação de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em virtude disso, Brasil (2000) através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEMs), sugere que a formação dos indivíduos deva privilegiar o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando. Com o intuito de possibilitar a construção do conhecimento, evoluir com as mudanças de produções de bens, serviços, e o desenvolvimento de novas tecnologias, diferentes métodos e estratégias pedagógicas tem sido propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB- Lei n.º 9.394/96), Ministério da Educação e educadores de todo o país, com a finalidade de “orientar os professores, na busca de novas abordagens e metodologias” (BRASIL, 2000, p.4). Dentre várias metodologias que os educadores podem utilizar em sala de aula para o ensino de Química, destaca-se o computador, Valente (1998) acentua que o uso dessa ferramenta na educação aponta uma nova direção, como uma nova mídia educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade de ensino. Diante do exposto e em virtude dos aspectos positivos que o computador pode proporcionar ao ensino, neste trabalho objetivou-se analisar a eficiência da aplicabilidade software Cidade do Átomo como ferramenta facilitadora do ensino de radioatividade.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com dezesseis alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graziela Moura Ribeiro, localizada no município de Belém/ PA. Para tanto, foram utilizados um total de seis aulas de quarenta minutos cada, em janeiro de 2015. No primeiro momento os alunos puderam, de forma introdutória, verificar como ocorre o processo de produção de energia elétrica em usinas termoelétricas, hidroelétricas e, a partir de fontes solares e eólicas. Posteriormente, o tema radioatividade (radioatividade natural e artificial, tipos de radiação (α, β e ɤ), poder de penetração e efeitos biológicos), seguido da explicação sobre a produção de energia elétrica por uma usina nuclear (energia nuclear, obtenção da energia nuclear por meio da fissão e reação em cadeia, funcionamento do reator nuclear, vantagens e desvantagens de se ter uma usina nuclear para obtenção de energia elétrica). No segundo momento, os alunos foram direcionados a sala de informática e utilizou-se o software Cidade do Átomo, onde foi apresentado e explicado os objetivos das atividades presentes no referido programa, o software pode ser obtido, através de download no site http://www.iq.ufrgs.br/aeq/cidatom.htm. No terceiro momento, após a prática do jogo educacional, os alunos responderam a um questionário com cinco perguntas referentes ao software Cidade do Átomo, a fim de extrair a opinião dos alunos sobre a didática utilizada.

Resultado e discussão

Após o desenvolvimento das atividades no software Cidade do Átomo, os alunos responderam ao questionário apresentado a seguir. 1ª Pergunta: Para você o software possui instruções fáceis e objetivas que facilitam o entendimento para solucionar o problema do jogo? Como pode ser observado no gráfico 1, a maioria dos estudantes consideram que o software possui instruções fáceis e objetivas. 2ª Pergunta: Em sua opinião, a utilização do software Cidade do átomo é de: fácil, médio ou difícil uso? O resultado obtido é apresentado no gráfico 2. Como pode ser observado, 81% dos alunos acharam que o referido programa é de fácil uso. 3ª Pergunta: Você classificaria a layout do software como: boa ou ruim? Justifique. Em relação a essa pergunta, todos os alunos classificaram o layout do software como boa, pelo fato de possuir “animações que retratam cada espaço da cidade”, indo de acordo com o sugerido por Morais (2003) sobre os softwares educacionais, que devem possuir telas com imagens adequadas, com os textos bem distribuídos e animações. 4ª Pergunta: Com a utilização do software, você pode criar uma opinião crítica acerca da instalação de usinas nucleares para produção de energia? Justifique. Como mostra o Gráfico 3, 94% dos estudantes acham que com a utilização do software puderam criar uma opinião crítica sobre o assunto, afirmando que puderam entender os riscos, benefícios e o funcionamento de uma usina nuclear. 5ª Pergunta: Em sua opinião, qual é a nota, de 0 a 10, que você daria ao software Cidade do Átomo e suas ferramentas para o ensino de radioatividade? Os dados da Tabela 1 representam as notas dadas pelos alunos à ferramenta didática, a média aritmética simples das notas avaliativas foi de 9,5, o que ressalta a boa aceitação do software por parte dos alunos.


Após o desenvolvimento das atividades relacionadas ao software Cidade do Átomo, os alunos responderam ao questionário.

Conclusões

Neste trabalho foi realizado o desenvolvimento de uma aula sobre o tema Radioatividade com auxílio do software Cidade do átomo. De um modo em geral, pode-se afirmar, pelas análises dos questionários e o desempenho dos alunos na execução das tarefas propostas, que o software pode ser utilizado como uma excelente ferramenta educacional, pois o referido programa computacional obteve um bom índice de aceitabilidade pelos alunos e, além disso, pôde complementar e auxiliar na contextualização da aula desenvolvida.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC/ INEP, 2000. 109 p.

MORAIS, ROMMEL XENOFONTE TELES DE. Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. 2003. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências da Computação)- Faculdade Lourenço Filho. Fortaleza, 2003.

PINHEIRO. NILCÉIA APARECIDA MACIEL; SILVEIRA, ROSEMARI MONTEIRO CASTILHO FOGGIATTO; BAZZO, WALTER ANTONIO. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación. n. 49, p. 1-14. 2009.

SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA; SCHNETZLER, ROSELI PACHECO. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997. 144 p.

VALENTE, JOSÉ ARMANDO (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2ª Ed. Campinas, São Paulo: UNICAMP/NIED , 1998. 501 p.

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