A utilização da cromatografia em papel como alternativa no ensino da Química dos polímeros.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, E. (UEMA) ; Vasconcelos, A. (UEMA) ; Azevedo, E. (UEMA) ; Jesus, M. (UEMA)

Resumo

A cromatografia em papel tem sido utilizada para separar e identificar pigmentos em extratos de pimentões verdes, beterraba, grama roxa e cenoura.Para um compreendimento da cromatografia em papel aborda-se três conceitos básicos fundamentais: polaridade, solubilidade e densidade. (RIBEIRO e NUNES; 2008). Este trabalho tem como objetivo principal a visualização, por alunos do ensino médio, de um método de separação de substâncias através de uma demonstração simples e de fácil acesso, interagindo o tema polímeros e a técnica da cromatografia.

Palavras chaves

cromatografia em papel; polimeros; ensino-aprendizagem

Introdução

Observou-se ao longo das últimas décadas, um crescente desinteresse dos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da Química, com o intuito de familiarizar os mesmos com a Química, formulou-se um projeto de aproximação com a ajuda da cromatografia em papel abordando o tema polímeros, tendo como titulo: ”Conhecendo a Química dos polímeros” Sendo assim, têm-se observado uma crescente substituição de produtos naturais, como madeira, alumínio, cerâmica e algodão, por produtos poliméricos sintéticos, como náilon, PVC, poliéster e polímeros condutores (CANGEMI, 2009), pois os últimos atendem às necessidades do homem tão bem quanto os primeiros, ou melhor. A cromatografia em papel tem sido utilizada para separar e identificar esses pigmentos em extratos de pimentões verdes, beterraba, grama roxa e cenoura.Para um compreendimento da cromatografia em papel aborda-se três conceitos básicos fundamentais: polaridade, solubilidade e densidade. (RIBEIRO e NUNES; 2008). Este trabalho tem como objetivo principal a visualização, por alunos do ensino médio, de um método de separação de substâncias através de uma demonstração simples e de fácil acesso, interagindo o tema polímeros e a técnica da cromatografia.

Material e métodos

Este trabalho envolveu uma turma da 3ª série do Ensino Médio, onde foi abordado o tema Polímeros, com a utilização de experimentos cromatográficos, como elementos de estímulos para as aulas expositivas. Primeiramente foi realizada uma redação pelos alunos, abordando o tema polímeros sem terem nenhum contato com o tema. O tema polímeros foi apresentado pela professora supervisora com as devidas intervenções das bolsistas. Logo após, um pré-teste foi aplicado. E para a realização da parte experimental, aplicou-se a técnica da cromatografia em papel, envolvendo os conceitos trabalhados. A turma foi dividida em cinco grupos de sete alunos, com atribuição das tarefas abaixo: - Construir uma torre de líquidos com polaridade, solubilidade e densidade dos líquidos diferentes, para entender na prática os três conceitos. - Extrair os corantes das verduras e legumes, cortando-os e colocando álcool para extraí-los, logo em seguida filtrá-los. Na figura 1 retrata a extração e filtração dos corantes. - Produzir a cromatografia em papel dos mesmos, colocando uma gota de cada corante no papel de filtro (que representa a parte estacionária ou fixa) e depositando-os num recipiente com um dos solventes: álcool ou acetona, numa posição que o corante não entre em contato com o solvente, utilizado para construir a parte móvel da cromatografia. - E observá-los durante o tempo em que ocorre o aparecimento ou não das cores presentes nestes pigmentos.Na figura 2 demonstra a cromatografia feita a partir dos corantes. Uma segunda redação foi elaborada pelos alunos, para se avaliar a evolução conceitual dos mesmos, de acordo com o conteúdo apresentado. O mesmo pré-teste aplicado antes do projeto foi aplicado após todos os passos anteriores.

Resultado e discussão

Na cromatografia das verduras e legumes observou-se uma diversidade de cores, o que percebeu-se as diferentes afinidades com os solventes presentes. Fazendo com que os alunos pudessem compreender na prática os conceitos: polaridade, solubilidade e densidade. Interagindo a cromatografia com o diário do aluno. Após análise dos resultados observou-se que a maioria dos alunos gostariam de ter mais aulas utilizando a técnica da cromatografia em papel, como uma forma de melhor exploração dos conceitos da química. E que essas atividades facilitam a aprendizagem. Neste sentido, os resultados foram satisfatórios tendo em vista, que aproximadamente 100% da turma tiveram avanço nos seus conhecimentos sobre polímeros, mostrando que, assim, a importância da cromatografia em papel no ensino-aprendizagem. A figura 3 apresenta o desempenho da turma, referente à média dos alunos que fizeram os questionários antes e depois da aplicação do trabalho.

Imagem 1

Gráfico que retrata o desempenho dos alunos antes e depois das atividades.

Conclusões

A técnica cromatográfica mostrou-se eficaz na separação de misturas interagindo os conceitos estudados na teoria: polaridade, solubilidade e densidade, o que conclui que o objetivo foi almejado, considerando a aprendizagem dos alunos com maior rapidez referente ao assunto abordado. Assim esta ferramenta mostrou-se satisfatória como uma forma de ensino aprendizagem dos alunos, o que os fez aproxima-se mais das ciências e a terem maior interatividade nas aulas.

Agradecimentos

UEMA, PIBID e CAPES.

Referências

CANGEMI, J.M. Poliuretano: de travesseiros a preservativos de um polímero versátil. Química nova na escola. Vol.31, 2009.

Ribeiro, M.; Nunes, C. R.; Análise de Pigmentos de Pimentões por Cromatografia em Papel. Química nova na escola, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará