Utilização de modelos químicos construídos a partir de materiais alternativos no ensino dos polímeros.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa Carvalho, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Prazeres da Silva, I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO)

Resumo

Observa-se uma crescente substituição de produtos naturais por poliméricos sintéticos, pois os últimos atendem às necessidades do homem tão bem quanto os primeiros, ou melhor(PEREIRA, 2002). Para anexar o conhecimento sobre estes na vida dos alunos é necessário mais que ensinos teóricos. Dessa forma, importa utilizar metodologias alternativas a facilitar o processo ensino-aprendizagem, como construir modelos químicos de forma a aproximar da materialização os conceitos abstratos da Química. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é verificar a eficácia do Ensino de Química através da construção de modelos químicos com o PET poli(tereftalato de etileno); na construção do monômero do PET, além da construção de outras moléculas para demonstração de reações dos diferentes tipos de monômero

Palavras chaves

Química orgânica; Polímeros; PET

Introdução

Tem-se observado ao longo das últimas décadas, uma crescente substituição de produtos naturais, como madeira, alumínio, cerâmica e algodão, por produtos poliméricos sintéticos, como náilon, PVC, poliéster e polímeros condutores, pois os últimos atendem às necessidades do homem tão bem quanto os primeiros, ou melhor. Os últimos são os famosos polímeros, popularmente conhecidos como "plásticos". A palavra plástico significa “adequado à moldagem”(PEREIRA, 2002)2. Para anexar o conhecimento sobre estes na vida dos alunos é necessário mais que ensinos teóricos. Dessa forma, é de grande importância utilizar metodologias alternativas facilitando o processo ensino– aprendizagem. Construir modelos químicos com material alternativo e viáveis é uma alternativa de aproximar da materialização os conceitos abstratos da Química, proporcionando aos alunos uma melhor interpretação de fenômenos microscópicos. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é verificar a eficácia do Ensino de Química através da aplicação do projeto ‘’Conhecendo a Química dos Polímeros’’. Possibilitando uma abordagem mais clara de conceitos químicos sobre polímeros, utilizando o polímero PET- a sigla PET poli(tereftalato de etileno); na construção do monômero do PET, proporcionando uma visão tridimensional dessa molécula. Além da construção de outras moléculas para demonstração de reações dos diferentes tipos de monômeros.

Material e métodos

MATERIAL E MÉTODO Isopor; PET; Cola quente; Parafusos; Cola Isopor; Palitos de churrasco; Tintas; Pincéis; Cano PVC. O projeto ‘’Conhecendo a Química dos Polímeros’’ foi realizado no Centro de Ensino Governador Edson Lobão (CEGEL), em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, para atender o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), buscando melhorias no ensino de Química Orgânica. O tema Polímeros foi apresentado pela professora supervisora aos alunos. Após as aulas da supervisora aplicou-se um teste diagnostico após isso construiu-se juntamente com os alunos modelos moleculares com isopor e PET, em seguida aplicou-se outro teste com o intuito de verificar se houve evolução conceitual. Com a aplicação de modelos químicos a partir de material alternativo possibilitou-se uma abordagem mais clara de conceitos químicos sobre polímeros, utilizando o polímero PET e um guia para construção de moléculas (LIMA, 1999)1 na construção do monômero do PET, e de outros 12 monômeros construídos com isopor, proporcionando uma visão tridimensional dessas moléculas.

Resultado e discussão

O projeto foi executado com alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em São Luís (MA). Sendo que as atividades didáticas deste projeto foram divididas em quatro aulas. Na primeira aula, foram discutidos os conceitos teóricos relacionados ao tema polímeros, enquanto que em outras duas foram repassados aos alunos noções de geometria molecular e pesquisas sobre o PET. Na última aula foram montadas 13 monômeros para explicação dos diferentes tipos de polímeros, incluindo uma molécula feita a partir do PET. Um questionário foi aplicado com o objetivo de coletar dados para saber o grau de aprendizagem dos alunos com relação ao assunto abordado. Após o desenvolvimento do projeto ‘’Conhecendo a Química dos Polímeros’’, sob a aprendizagem proporcionada a evolução foi de 75% por aluno, além de terem considerado muito interessante o trabalho com modelos químicos: "Eu nunca tinha visto a Química por esse ângulo. Depois desse projeto eu pude reformular os meus conceitos sobre a Química, e o que mais me encantou foi a visão bem ampliada e tridimensional das moléculas. Lamento apenas não ter enxergado isso antes" - Relatou uma das alunas com a qual fora desenvolvido o projeto, mais especificamente, modelos químicos.

Conclusões

Após análise dos resultados obtidos com o projeto ‘’Conhecendo a Química dos Polímeros’’, com alunos do 3º ano do Centro de Ensino Governador Edson Lobão (CEGEL), concluiu-se que, o trabalho contribuiu na formação de alunos, empregando os modelos químicos construídos com material alternativo. A utilização desses modelos foi positiva, constatando uma evolução de 75% por aluno e através do projeto foi possível criar uma relação de proximidade com o aluno, promovendo a aprendizagem.

Agradecimentos

DEUS, PIBID, UEMA, CEGEL e CAPES

Referências

1LIMA, M. B. e LIMA-NETO, P. de. Construção de modelos para ilustração de estruturas moleculares em aulas de química. Química Nova, v. 22, n. 6, p. 903-906, 1999. 2PEREIRA, R.C.C.; Machado, A. H.; Silva, G.G. Conhecendo o PET. Química Nova na Escola nº 15, 2002.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará