A QUÍMICA ARTESANAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINAR QUÍMICA PRODUZINDO SABÃO.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, J.P.S. (UEPA) ; Araujo, N.S. (UEPA) ; Oliveira, L.M.A. (UFPA) ; Oliveira, L.S.C. (UEPA) ; Silva, C.P.F. (UEPA) ; Venâncio, C.R.R. (UEPA)

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem atualmente está passando por diversas discussões sobre a maneira pela qual vem sendo desenvolvido. O presente trabalho teve por objetivo apresentar uma nova metodologia para ensinar conteúdos de química a partir da produção de sabão, fazendo uso da experimentação como instrumento de aprendizagem. Para isso foi desenvolvido uma oficina que atendeu quinze graduandos dos cursos de Licenciatura em Química, Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Primeiramente foi apresentado um método de produção de sabão líquido, depois os diversos conteúdo da Química que podem ser abordados em sala de aula a partir da produção de tal produto. Segundo os relatos dos participantes tal metodologia foi muito interessante e pode ser utilizada nas aulas.

Palavras chaves

metodologia alternativa; experimentação; produção de sabão

Introdução

A utilização da experimentação durante as aulas é significante, uma vez que, a educação tem passado por uma mercantilização em que o processo metodológico é deixado de lado. É notório os distanciamentos de fenômenos naturais e outros aspectos formadores em contextos escolares. Assim surgem inúmeras dificuldades quanto à qualidade do ensino da Química. Segundo Marcondes e Peixoto (2007, p.43), ressaltam os problemas relacionados a compreensão da disciplina por exemplo “aprendizagem restrita a baixos níveis cognitivos, ensino centrado quase que exclusivamente no professor com aulas essencialmente expositivas, ausência de experimentação e a falta de relação do conteúdo com o cotidiano”. É dever do professor perceber a importância da atividade experimental associada a diferentes instrumentos que visem um ensino eficiente e relacionar a química com o cotidiano do aluno é de suma importância para interligar o conhecimento prévio do aluno e o conhecimento científico, tendo consciência que este último deve ser construído coletivamente, por meio de discussões, observações, dentre outros meios, proporcionando-os diálogos relacionados a disciplina, despertando nesses discentes interesses em buscar razões e explicações para os fenômenos que acontecem à sua volta (DA SILVA, 2016). Pensando nisso surgiu a ideia de apresentar à futuros docentes uma metodologia que pode contribuir para a aprendizagem de química e também na formação do futuro cidadão, sendo capaz de atuar com eficácia na sociedade em que está inserido (THOMAZ, 2010).

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma oficina para um público de aproximadamente 15 graduandos de Licenciatura, em Pedagogia, Matemática e Química. Onde foi apresentado um método de produção de sabão líquido, que utiliza materiais simples, acessíveis e de baixo custo, como soda caustica e óleo de cozinha usado, em seguida foi apresentado os diversos conteúdos de química (Cinética Química; Estudo do pH; Química Orgânica; Polaridade das moléculas; Química ambiental, entre outros) que podem ser abordados em aulas tendo como ponto de partida a produção do sabão líquido. Por fim aplicou-se um questionário com cinco perguntas abertas aos participantes para que pudéssemos descobrir a importância e significância de tal metodologia para o ensino.

Resultado e discussão

A produção de sabão líquido associado a conteúdos de química trouxe um maior entendimento sobre a importância da experimentação no ensino da química, o uso de materiais alternativos e de fácil acesso, juntamente com as aulas teóricas proporcionou uma melhor compreensão e aprendizagem dos conteúdos de química como pode ser observado nos comentários de alunos durante o trabalho). Assim, foram obtidos os seguintes relatos “A experimentação no processo de ensino - aprendizagem da química é uma maneira muito eficiente de relacionar essa matéria considerada abstrata, com o cotidiano e entendê-la. Desta forma, é mais fácil compreender como ocorrem diversos fenômenos químicos estudados somente em teoria.” Graduando A. O graduando B ressalta “esta metodologia não só incentiva os alunos a estudar a química de maneira prazerosa e compreensível como estimula os professores a utilizarem a experimentação em suas aulas já que os materiais e a maneira que se produz sabão, por exemplo, é muito acessível, fixando assim os conteúdos submetidos”. Neste sentido a aplicação de aulas experimentais para explicar os conteúdos de química, utilizando materiais alternativos e acessíveis, vem sendo denotado como metodologia eficaz que auxilia o aluno a construir seu senso crítico e seu conhecimento a respeito de conceitos premeditados.

Conclusões

Após a análise dos questionários dos alunos, constatou-se que tal metodologia contribuiu para que eles se sentissem motivados a adotarem metodologias alternativas em sala de aula, uma vez que, a realização de atividades experimentais influencia positivamente na aprendizagem dos estudantes, motivando e explicitando a relevância dos conteúdos estudados. O trabalho mostrou que o professor em seu fazer pedagógico, não deve se prender somente a uma metodologia de ensino como recurso durante as aulas, mas também mesclar a experimentação.

Agradecimentos

agradecemos à nossa orientadora Cássia Regina Rosa Venâncio, por ter nos ajudado a realizar este trabalho.

Referências

Referências:
DA SILVA, V. G. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. 42 f. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - Faculdade de ciências, Universidade Estadual Paulista- UNESP Bauru,2016.

MARCONDES, M. E. R.; PEIXOTO, H. R. da C. INTERAÇÕES e TRANSFORMAÇÕES – Química para o Ensino Médio: uma Contribuição para a Melhoria do Ensino. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, p.43-65, 2007.

THOMAZ, M. F. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 17, n. 3, p. 360-369, 2010.

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