A utilização do ‘JOGO DAS REAÇÕES” como ferramenta no ensino de química

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, L.T.A. (UEMA) ; Nascimento, C.S. (UEMA) ; Guimaraes, A.S.S. (UEMA)

Resumo

O conteúdo “Reação Química”, é considerado pelos alunos um dos conteúdos mais complexos no programa de Química para o Ensino Médio. Observa-se que a dificuldade que os estudantes têm em diferenciar o reagente do produto de um determinado composto que esteja em reação. Portanto com a finalidade de proporcionar um melhor entendimento do conteúdo, aplicou-se este jogo das reações química, com o objetivo de Associar os reagentes de uma reação química aos seus respectivos produtos.

Palavras chaves

Reação química; Ensino médio; Jogos didáticos

Introdução

Reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos alunos em compreender o conteúdo de reação química, viu-se a necessidade da criação de um método para facilitar o entendimento. Os recursos didáticos são instrumentos complementares que ajudam a transformar as ideias em fatos e em realidade. Como descreve o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio: [...] a simples transmissão de informações não é o suficiente para que os alunos elaborem suas ideias de forma significativa. É imprescindível que o processo de ensino-aprendizagem decorra de atividades que contribuam para que o aluno possa construir e utilizar o conhecimento (BRASIL, 2002). Assim, trabalhar a teoria fazendo uso de uma dinâmica que visa à prática lúdica, passa a ser uma alternativa pedagógica importante para a concretização do exercício do educador (LIMA et al., 2014). Utilizar temas considerados complexos pelos discentes, de forma mais prática através da construção lúdica, pode despertar no discente um senso crítico e interação social favorecendo uma melhor absorção de conhecimento. Além de fornecer uma forma de transmitir assunto de maneira harmoniosa e proveitosa, despertando no educando habilidades que até então se apresentavam ocultas (SANTOS et al., 2013). Segundo Makarenko, nos jogos, interagindo entre si, o indivíduo passa a se conhecer melhor e assumir novos papéis na sua relação com o mundo. A utilização de jogos no atendimento torna-se constante, oportunizando ao indivíduo comparar, associar, diferenciar e refletir gradativamente, os aspectos de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor.

Material e métodos

O presente trabalho foi aplicado na escola da rede pública estadual “Odolfo Medeiros”, localizada na Avenida Senador Clodomir Cardoso, no bairro cangalheiro, no município de Caxias\MA, pelas acadêmicas do CESC\UEMA, na turma do 1º ano do ensino médio, com o conteúdo de reação química.O jogo realizado na escola é o “Jogo das Reações”. Para iniciar o jogo a turma foi dividida em duas equipes de 14 alunos e cada equipe foi subdividida em duas contendo quatros equipes de 7 alunos. O jogo procedeu da seguinte forma; O jogo é constituído por 18 fichas contendo as substâncias reagentes e 18 fichas contendo as substâncias produtos. As fichas devem ter cores diferentes, uma cor para os reagentes e outra para os produto. Para cada grupos fornecer fichas com reagentes e fichas com os produtos, que devem ser dispostas sobre a mesa em grupos separados, cada jogador deverá observar as fichas reagentes e produtos tentando formar a reação completa. Caso o jogador consiga montar a reação ele retém as fichas deixando o próximo jogador jogar. Caso não encontre o respectivo produto, as fichas devem ser mantidas sobre a mesa para o próximo jogar, o jogo termina quando não existirem mais fichas sobre a mesa. O vencedor é aquele que conseguir um maior número de fichas. E após o termino do jogo foi aplicado um questionário para opiniões dos alunos sobre atividade desenvolvida em sala de aula.

Resultado e discussão

A obtenção dos resultados partiu primeiramente das repostas dos alunos no questionário aplicado após a execução do jogo, para avaliar esse tipo de abordagem lúdica para o ensino do conteúdo de reações químicas, que indicou que 75% dos discentes aprovam a abordagem lúdica no ensino de química e 25% acha que os professores deveriam adotar esse método na abordagem dos conteúdos. No entanto podemos analisar que o jogo contribuiu para o aprendizado do conteúdo e que o jogo não apresentou dificuldade em sua utilização. Os resultados do questionário aplicado mostraram que o jogo foi um recurso educacional valido para o ensino de química, algumas respostas dos alunos comprovam que a utilização de jogos educativos modifica a rotina das aulas, deixando-as mais interessante, facilitando assim a construção do conhecimento. Pois de acordo com Santana (2008), o objetivo da atividade lúdica não é apenas levar o aluno a memorizar mais facilmente o assunto abordado, mas sim induzir o raciocínio do aluno, a reflexão, o pensamento e consequentemente a construção do seu conhecimento: cognitivo, físico, social e psicomotor. Além do desenvolvimento de habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade.

Conclusões

Com o jogo constatou-se que a ludicidade e uma alternativa de ensino, visto que despertou os interesses dos alunos sobre o mesmo. O “JOGO DAS REAÇÕES” mostrou ser um recurso educacional válido para a aprendizagem e contextualização dos conceitos de reação química. No entanto, pode-se perceber a grande aceitação do método lúdico na abordagem deste conteúdo, visto que todos os alunos se empenharam em participar do jogo e após a aplicação do mesmo, a maioria demostrou não ter mais dificuldade em realizar reações químicas.

Agradecimentos

Primeiramente agradecer a DEUS, a Escola Estadual “ODOLFO MEDEIROS” pelo espaço cedido, aos meus pais e parentes, as minhas amigas.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de1996.
LIMA, A.A.; ARÇARI, D.P.2014. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química.
SANTANA, E.M.(2008). Influência de atividades lúdicas na aprendizagem dos conceitos químicos. Anais do Seminários Nacional de Educação profissional e tecnologia. Belo Horizonte, Brasil.
SANTOS, A.O.; SANTOS, H.B.; CRUZ, M.C.P.2013.A experimentação e o jogo didáticos no ensino de ligação química: uma abordagem Eclética.in. VII colóquio internacional “educação e contemporaneidade”, Universidade Federal de Sergipe,2013, São Cristovão-SE/Brasil, 7.,Anais...Educonse, São Cristovão-SE.p.10.


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