A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ”A TEORIA ATÔMICA DE DALTON, POR MEIO DO USO DA HISTORIA DA CIÊNCIA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, C.P.F. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA) ; Oliveira, L.S.C. (UEPA) ; Nascimento, J.P.S. (UEPA) ; Serrão, C.R.G. (UEPA)

Resumo

O referido trabalho analisou uma Sequência Didática que envolveu o desenvolvimento do modelo da estrutura atômica de Dalton a partir do contexto histórico da ciência para o Ensino de Química. A atividade foi aplicada para vinte e cinco graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais/ Química - UEPA, e apresentada por meio de duas ferramentas atrativas tais como: história em quadrinhos sobre a construção do modelo atômico e a experimentação com uma bola de bilhar referente à definição de átomo, ambos com referência a Teoria Atômica de Dalton. Ao final da atividade, os graduandos produziram um texto, e então foi verificado que a interação entre a Sequência Didática e a História da Ciência auxiliou na compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Palavras chaves

Sequência Didática; História da Ciência; Teoria Atômica

Introdução

O Ensino de Ciências vem sendo trabalhado através do conteudismo, da memorização excessiva por parte dos alunos e a descontextualização. Para que o Ensino de Ciências seja considerado mais relevante para a aprendizagem de diversos conteúdos, foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD) que é uma metodologia diferenciada e que permite ao professor tornar a aula mais dinâmica e o conteúdo melhor compreendido, visto que há interação entre o aluno, o professor e o conteúdo empregado no planejamento sequencial em sua abordagem. Segundo BATISTA (2003) apud. ZABALA (1998), as sequências didáticas são planejadas e desenvolvidas para a realização de determinados objetivos educacionais, com início e fim conhecidos tanto pelos professores, quanto pelos alunos. Diante disso, o presente trabalho surgiu pela necessidade de se desenvolver de forma construtivista, o processo de construção do modelo atômico e a importância da atuação de John Dalton, uma vez que, o Ensino de Química tem sido ministrado ao longo dos anos de maneira cansativa e convencional. Assim, a Sequência Didática pretende viabilizar a participação dos graduandos de forma ativa no decorrer das aulas, integrando os conteúdos a sua realidade, desenvolvendo – se a contextualização para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Material e métodos

A Sequência Didática proposta foi aplicada em uma turma de vinte e cinco graduandos da Habilitação Química - UEPA, e foi apresentada de acordo com as seguintes etapas: 1- experimentação que consistiu em chocar uma bola de bilhar com diversos materiais, verificando a indivisibilidade do objeto e a relação com o modelo proposto por Dalton; 2- aplicação de um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos alunos em relação às teorias atômicas; 3- exibição de uma história em quadrinhos com apresentação de Power Point, referente ao modelo atômico de Dalton; 4- aula expositiva dialogada com a participação dos graduandos envolvendo indagações relacionadas ao conteúdo abordado; 5- realização de uma gincana complementar abrangendo perguntas referentes a teoria atômica e a História da Ciência; 6- elaboração de um texto pelos graduandos com caráter avaliativo sobre a importância da metodologia utilizada; 7- por fim, a aplicação do questionário avaliativo aplicado inicialmente, para verificar as mudanças na aprendizagem dos alunos antes e depois da metodologia utilizada.

Resultado e discussão

Após a análise dos questionários avaliativos, verificamos que todos os graduandos possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e a importância do estudo da História da Ciência, porém, muitos deles não tinham o domínio da contribuição do modelo atômico de Dalton propriamente dito, conforme relatos a seguir. “Eu acho que a história da ciência é importante, pois a curiosidade dos cientistas os influencia a procurar a explicação do que ocorre no universo, mas desconheço a contribuição de Dalton para a história da ciência” graduando A. Ao final da aplicação da Sequência Didática, conferimos os seguintes relatos: “A sequência didática proposta foi desenvolvida de forma coerente e bastante atrativa, foi possível perceber quem foi Dalton, qual sua contribuição para ciência bem como erros e acertos do seu modelo” graduando B; para o graduando C “O uso de uma historinha facilitou bastante meu entendimento, deixando a história de ciência menos formal, assim como a história em quadrinhos”. A partir dos dados obtidos através dos questionários e relatos dos graduandos percebeu-se que a utilização da Sequência Didática fomentou o desejo dos alunos a pesquisar sobre a contribuição dos cientistas para o avanço da ciência. De acordo com TRINDADE, (2010), “ao introduzir alguns tópicos de história da ciência, certamente os educadores poderiam levar seus alunos a perceber que os conhecimentos científicos não estão distanciados das necessidades da sociedade e da época no qual foram elaboradas, sofrendo suas influências e, por sua vez, influenciando-as”.

Conclusões

A Sequência Didática foi uma metodologia eficiente e aceita pelos graduandos, pois proporcionou um aprendizado dinâmico, visto que foi abordada de maneira eficaz, despertando o senso crítico, a compreensão da evolução do pensamento cientifico e a construção do modelo atômico que conhecemos hoje. Buscou facilitar o desenvolvimento das atividades propostas pelos professores, tendo atingindo as expectativas de acordo com a avaliação dos alunos. Neste sentido, a SD despertou a compreensão na construção de um novo olhar sobre o ensino-aprendizagem e a satisfação em aprender ciência em sala de aula.

Agradecimentos

Referências

BATISTA, A.D.; MOREIRA, M.L.L.; SILVA, T. P.; ALMEIDA, R.V. Elaboração e Avaliação de Uma Sequência Didática de Ensino Para o Conteúdo de Eletroquímica. III Encontro de Iniciação à Docência da UEPB. Paraíba; 2013.
TRINDADE, L. S. P.; RODRIGUES S. P.; SAITO, F.; ROXO BELTRAN, M. H. História da Ciência e Ensino: Alguns desafios. In Roxo Beltran, M. H.; Saito, F.; Trindade, L. S. P., Orgs. História da Ciência; Tópicos Atuais. São Paulo; Editora livraria da física, 2010.

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