A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA COMPREENDER OS CONTEÚDOS QUÍMICOS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, W.S.S. (IFRN) ; Silva, D.M. (IFRN) ; Inocencio Nunes, R. (IFRN) ; Wanaganne de Souza, W. (IFRN) ; de Araujo Jales, A. (IFRN) ; de Macedo França, I.C. (IFRN) ; Pereira da Silva, (IFRN)

Resumo

A disciplina de química não é fácil de ser compreendida entre os alunos. Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos em relação à química requer, do professor, muitas pesquisas e criatividade. Foi a partir dessas observações que o presente trabalho teve como objetivo discutir a importância da junção da teoria com a prática para compreender os conteúdos químicos. A pesquisa deu inicio através de uma revisão bibliográfica em artigos para o enriquecimento do trabalho.

Palavras chaves

disciplina de Química; teoria e prática; conteúdos químicos

Introdução

O tema foi escolhido para mostrar como os conteúdos químicos podem ser compreendidos pelos alunos, por isso, não há nada melhor do que revelar-se que a química não é complicada e que está disponível a todos. Para estudar química é fundamental ter uma base teórica, mas nem sempre essa base pode ser configurada como uma aprendizagem que beneficia o aluno, pois na maioria das vezes os professores não estão preparados para ministrar a disciplina de Química, ou seja, entra em questão a importância de teoria e prática andarem sempre juntas. Muitas vezes a teoria confunde a cabeça destes alunos, pois a química elencada a eles é muito deficiente e pode acabar se tornando um impesílio para aprendizagem se não tiver uma mediação adequada. Vale, salientar que todos trazem curiosidades do seu cotidiano para sala de aula, essas curiosidades podem ser aproveitadas com a aplicação de práticas que desenvolvem o interesse desses alunos. Com isso esse trabalho teve como objetivo discutir a importância da junção da teoria com a prática para compreender os conteúdos químicos.

Material e métodos

Foi feito uma revisão bibliográfica em artigos que discorrem sobre a realização de atividades experimentais nas aulas de Química. Que posterior serviu de base para avaliar as condições de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Que condicionou a uma visão critica de como estão sendo realizadas as aulas de Química e como os alunos estão absorvendo o conteúdo. foram lidos 11(onze)artigos para o enriquecimento desse trabalho.Assim sendo foi realizado questionários com alunos de uma escola estadual no município de São Rafael/RN,a saber de que forma os alunos assimilariam melhor os conteúdos, com teória/prática juntas ou ambas separadas.A pesquisa contou ainda com a contribuição de 53 alunos que responderam aos questionamentos na qual puderam apresentar os pontos positivos e negativos.

Resultado e discussão

se discute bastante entre os alunos, como é difícil aprender e compreender a química. Logo (ALVES, 2007)diz que, No ensino de Química especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria. contudo essa disciplina está tão presente em nossa vida mas nem sempre é trabalhada de maneira que facilite a aprendizagem. Para amenizar essa situação é importante que os professores se apropriem de ferramentas que tornem o saber mais eficaz para esses alunos. FARIAS (2009) apud RUSSEL, afirma que quanto mais integrada a teoria e a prática, mais sólida se torna a aprendizagem de Química, ela cumpre sua verdadeira função dentro do ensino, contribuindo para a construção do conhecimento químico. Essa visão só reforça como a prática deve está presente na vida docente e como melhora o processo de aprendizagem.

Gráfico 1

avaliação de aprendizagem por aulas experimentais

grafico 2

Gráfico referente a avaliação de aprendizagem por aulas experimentais 3A e B.

Conclusões

Conclui-se que Aprende-se melhor quando são apresentados conceitos em um contexto no qual são envolvidas relações que estão próximas dos alunos, ou seja,relacionando o cotidiano do aluno com a teoria e prática. tendo em vista que são essenciais e devem caminhar sempre juntas.

Agradecimentos

os autores agradecem ao IFRN-campus Ipanguaçu e a Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres.

Referências

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A aprendizagem do jovem e do adulto e seus desafios fundamentais. 2003. Texto disponibilizado na Webteca do sítio do núcleo de estudos em jovens e adultos e formação permanente. Disponível em: <www.nea.fe.usp.br.> Acesso em: 20 set. 2014.
RIES, Bruno. Aprendizagem na fase adulta. Ciências e letras, Porto Alegre, n. 40, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.fapa.com.br/cienciaseletras/publicacao.htm>. Acesso em: 04 de agosto. 2014.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará