APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS EM MICROESCALA ABORDANDO O TEMA POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, M.L. (UEMA) ; Ferreira, E.C. (UEMA) ; Azevedo, E.D. (UEMA) ; Vasconcelos, A.F. (UEMA) ; Silva, I.P. (UEMA) ; Monteiro, I. (SEDUC)

Resumo

Para promover um melhor processo ensino-aprendizagem ,do tema Polímeros ,para alunos do 3° ano do Ensino Médio, executou-se experimentos com o Kit em microescala. Na execução desse trabalho realizou-se uma seleção de experimentos para serem aplicados em sala de aula, dentre os quais: I) Obtenção do polímero conhecido na literatura como Geleca; II) Teste das propriedades térmicas dos copos descartáveis(plásticos , papel);III) Análise das diferentes densidades dos plásticos.

Palavras chaves

Polímeros; Microescala; Experimentos

Introdução

Parece consenso entre pesquisadores e professores das ciências naturais que as atividades experimentais devem permear as relações ensino-aprendizagem, uma vez que estimulam o interesse dos alunos em sala de aula e o engajamento em atividades subsequentes (Giordan, 1999).Para promover um melhor processo ensino-aprendizagem ,do tema Polímeros ,para alunos do 3° ano do Ensino Médio, executou-se experimentos com o Kit em microescala. Essa miniaturalização dos experimentos procura diminuir os custos para as instituições e professores, minimizar o risco de acidentes durante a manipulação dos alunos e otimizar o tempo experimental já que as reações e processos físicos ocorrem mais rapidamente(Cruz,2004).

Material e métodos

Para o experimento I -Misturou-se água destilada com a cola branca(PVA); -Acrescentou-se a solução de bórax; -Com o auxílio do palito de picolé agitou-a resultando-se a “Geleca’; Para o experimento II -Colocou-se água quente à metade de cada copo; -Mediu-se a temperatura da água em cada copo com o termômetro; -Observou-se a capacidade térmica de cada copo. Para experimento III -Prepararam-se as soluções salina e alcoólica; -Colocaram-se os plásticos na água de torneira, observando-se suas separações com duas possibilidades (emergir ou imergir); - Colocaram-se na solução salina os que emergiram, e na solução alcoólica os que imergiram, observando-se as densidades dos plásticos em relação às soluções.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos através do uso de questionários onde se verifica o desempenho dos alunos antes e após a utilização do Kit em microescala, foi possível comprovar que o aprendizado sobre Polímeros foi significativo. Outro ponto relevante foi o fato dos alunos indicarem que a utilização de experimentos nas aulas de Química é motivador, servindo também como auxílio nas aulas teóricas, essas confirmadas pelo número de acertos e erros observados nos questionários antes e após dos experimentos. Dessa forma observou-se a eficiência desta ferramenta no processo ensino- aprendizagem nas aulas de químicas orgânicas.

Conclusões

Com os resultados obtidos, verificou-se que o uso do Kit em microescala, possibilitou uma melhor compreensão do tema Polímeros, pois houve uma evolução conceitual na comparação dos questionários, antes e após os experimentos. As atividades experimentais utilizadas proporcionaram uma maior interatividade dos alunos com a aula, demonstradas pela participação e desempenho dos mesmos em aprender e assimilar o assunto ministrado em sala de aula.

Agradecimentos

UEMA, CAPES e PIBID

Referências

1GIORDAN, M. 1999. O papel da experimentação no ensino de química; química nova; Nº 10, 43-49.
2 CRUZ, R. 2004. Experimentos de química em microescala: com materiais de baixo custo e do cotidiano. Livraria da Física. São Paulo – SP


Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará