UTILIZAÇÃO DE RECURSOS VISUAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Gomes, J.S. (UVA) ; Bezerra, A. (UVA)

Resumo

Com o avanço das tecnologias, o sistema educacional tem sido desafiado por mudanças no processo de ensino-aprendizagem, levando os professores a aprimorarem as suas metodologias de ensino utilizando ferramentas tecnológicas de forma a desenvolver a autonomia dos alunos em sala de aula e melhorar a construção do conhecimento. O público da pesquisa foram alunos de 1o ano, nível médio, de uma escola publica do Ceará. O intuito foi comparar a aprendizagem destes a partir de aulas ministradas com recursos visuais e aulas baseadas no livro didático adotado, assim como observar e analisar a participação dos alunos durante as aulas. Com base nas observações em sala de aula e nos questionários aplicados, foi possível afirmar que a turma que assistiu aula com o recurso visual teve desempenho melhor.

Palavras chaves

recursos visuais; ensino-aprendizagem; Química

Introdução

Embora seja indiscutível a importância da inserção da tecnologia no ensino, ainda se observa bastante resistência por parte dos professores em inseri-las em suas práticas. É papel dos gestores escolares apoiarem e incentivarem os professores a utilizarem ferramentas tecnológicas em suas aulas, até porque muitos alunos detêm de conhecimento da maioria dessas tecnologias. Ensino versus tecnologia permeiam vários debates e pesquisas. O resultado destas propõem melhorias no ensino com o auxílio de ferramentas tecnológicas desde que bem aplicadas. De acordo com KENSKI (2008, p. 19- 21 apud LOPES; BURATTO; SILVA, 2012, p. 2), “o objetivo da tecnologia não é acelerar o processo de ensino-aprendizagem, ou somente ensinar novas habilidades tecnológicas, o grande desafio é combinar a utilização da tecnologia com novas estratégias instrucionais, auxiliando as escolas a proporcionarem aos alunos aprendizagens significativas.” Segundo Gibin e Ferreira (2013), uma das maiores dificuldades dos alunos é estabelecer e compreender a química no nível macro e microscópico, além de demonstrarem inabilidade de imaginar fenômenos em nível molecular e a aprendizagem dos conceitos. A aplicação de recursos visuais nas aulas pode ser uma estratégia significativa para este fim, assim este trabalho faz uma investigação acerca da aprendizagem dos alunos quando da utilização de alguns recursos visuais nas aulas de Química, assunto geometria molecular e forças intermoleculares. O trabalho foi realizado com estudantes de 1o ano, nível médio, de uma escola publica do Ceará, comparando a aprendizagem dos estudantes que assistiram aulas com recursos visuais e aulas baseadas no livro didático adotado, bem como observar e analisar a participação dos alunos no decorrer das referidas aulas.

Material e métodos

As atividades foram realizadas em duas turmas de alunos do 1o ano do ensino médio de uma escola publica de Viçosa do Ceará – CE, cada turma com 25 alunos. As turmas foram denominadas A e B, na turma A foi ministrada uma aula de geometria molecular utilizando um recurso visual (software- ChemSketch®) e na turma B foi ministrada aula com o mesmo assunto, entretanto a estratégia de ensino foi a utilização do livro didático adotado pela escola. Após essas aulas foi aplicado o mesmo questionário, contendo 5 questões objetivas, para as duas turmas. Um outro assunto abordado foi forças intermoleculares, foi realizado o mesmo procedimento anterior, fazendo o processo inverso nas duas turmas, ou seja, aplicando uma aula com um recurso visual (slides) na turma B, e uma aula com apenas a utilização do livro didático na turma A. Logo após essas aulas foi aplicado um novo questionário, contendo 4 questões objetivas, referente ao tema abordado para as duas turmas. Finalmente foi realizada a análise dos questionários como forma de verificar se houve ou não aprendizagem significativa por parte dos alunos que obtiveram as aulas com os recursos visuais.

Resultado e discussão

Em relação ao assunto geometria molecular, a análise dos questionários pode ser observada a partir do Quadro 1. Percebe-se que os softwares de simulação possibilitam aos estudantes ver e interagir com múltiplas representações de modelos moleculares e estas podem auxiliar na compreensão dos mesmos. Durante o desenvolvimento da pesquisa observou-se que os alunos participavam ativamente das aulas, principalmente os da turma A, devido a dinâmica da aula com a introdução do recurso visual. O recurso visual se mostrou eficaz por ser capaz de reproduzir moléculas tridimensionais, facilitando a visualização e compreensão da geometria das moléculas, e apresentando uma quantidade maior de informações como a posição dos átomos no espaço. Somente com o livro didático fica difícil imaginar essas moléculas através de um modelo bidimensional. Percebe-se através do Quadro 1 que os alunos sentiram maior facilidade de entendimento com o recurso visual. A análise dos questionários relacionados ao assunto forças intermoleculares pode ser observada a partir do Quadro 2. Com a utilização de slides foi possível mostrar diversos exemplos para serem discutidos em sala de aula, melhorando assim a compreensão dos alunos. Foi observado que, através das imagens apresentadas durante a aula tornava-se mais fácil explicar os conceitos envolvidos e descrever como acontece esses fenômenos químicos para que os alunos compreendessem melhor. As imagens do livro não eram suficientes para ajudar na explicação dos conteúdos, como observado nos dados, os alunos sentiram maior facilidade no entendimento do assunto através dos slides.

Quadro 1 -

Acertos das turmas A e B em relação as questões de geometria molecular

Quadro 2 -

Acertos das turmas A e B em relação as questões de forças intermoleculares

Conclusões

Através das análises realizadas através das respostas aos questionários e observação em sala de aula, pode-se concluir que a utilização de recursos visuais demonstrou ser eficiente no ensino de Química, facilitando a aprendizagem dos alunos, e incentivando-os ao conhecimento.

Agradecimentos

Referências

LOPES, A. C.; BURATTO, A. P.; SILVA, E. F. Aplicação de Software como Ferramenta de Apoio no Ensino de Química. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2012, Ponta Grossa- PR. Ensino de Química. Ponta Grossa- PR: SINECT, 2012, p. 1-10.

GIBIN, G. B.; FERREIRA, L. H. Avaliação dos Estudantes sobre o Uso de Imagens como Recurso Auxiliar no Ensino de Conceitos Químicos. Química Nova na Escola, vol. 35, n° 1, p. 19-26, 2013.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará