MOTIVAR O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DOS JOGOS LÚDICOS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Rodrigues, A.L. (UECE)

Resumo

Neste trabalho foi realizado um estudo acerca da utilização do jogo “Ludo Químico” no processo de ensino de quaisquer conteúdos abordados na disciplina de química, a fim de tornar as aulas de química mais empolgantes, motivadoras e aumentar o interesse dos alunos pela química. Para analisar a proposta foi aplicado o jogo Ludo Química e um questionário aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. A busca pela qualidade de ensino é parte da realidade de diversas escolas, e a procura de novas metodologias para chegar a este fim é algo de bastante importância nos dias de hoje. Os resultados obtidos mostram que o jogo possui funções educativas, favorecendo o raciocínio, a argumentação e o interesse dos alunos pela Química.

Palavras chaves

Lúdico; Ensino de Química; Ludo Químico

Introdução

Com o avanço da tecnologia, as necessidades dos jovens estão maiores e a quantidade de crianças e jovens fora da escola também aumenta, fazendo com que a escola se mobilize para possibilitar o acesso, oferecendo educação de qualidade de acordo com o que determina a LDB 9394/96 (BRASIL, 1996). Dentre as disciplinas ofertadas no ensino fundamental e médio, é notório que aquelas ditas como ciências exatas, tais como matemática, física e química, são as que os alunos mais têm dificuldades de aprendizagem devido à complexidade de seus conceitos e a utilização de metodologias que ficam restritas ao pincel e ao quadro por parte dos professores, causando assim uma aversão pela maioria dos alunos. As atividades lúdicas utilizadas tanto no ensino fundamental, como no ensino médio, são atividades diferenciadas que têm como objetivo o desenvolvimento pessoal do aluno. Segundo Cunha (2004), devemos diferenciar dois termos: jogo educativo e jogo didático. Jogo educativo é aquele que envolve o corpo, a mente e as relações sociais do aluno de forma ativa e dinâmica que com a orientação do professor, poderá ser aplicado em vários locais. Já o jogo didático relaciona os assuntos, conceitos e conteúdos dados em sala, contendo regras e mantendo um equilíbrio entre as funções lúdicas e educativas do jogo. O presente trabalho propõe uma investigação sobre a utilização de atividades lúdicas, tendo os jogos como enfoque. Foi aplicado o jogo “Ludo Químico” que envolveu diversos assuntos da química para turmas do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano de ensino médio do Colégio Provecto, em Fortaleza-CE. Os jogos, quando utilizados somente para o ato de jogar, sem contextualização, pouco contribui para a prática educacional do professor (HUIZINGA, 1999).

Material e métodos

A escolha do jogo para a realização deste trabalho se deu através de uma vasta pesquisa bibliográfica, onde diversos trabalhos, artigos, livros e monografias que utilizam jogos para o ensino de diversas áreas do conhecimento, foram analisados, até que o jogo “Ludo Químico” foi escolhido como um jogo-base para ser utilizado na produção deste trabalho. O jogo é composto (ver fig. 1) por 01 tabuleiro (dimensões 50 cm x 50 cm); 04 peões de cores distintas; 01 dado numerado de um a seis; 100 cartas de perguntas; 20 cartas desafio; 20 cartas coringa e caderno, lápis ou caneta, para anotações que podem ser substituídos pela lousa ou quadro branco (ZANON, GUERREIRO e OLIVEIRA, 2008). O jogo foi aplicado para cerca de 40 alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, de forma separada, no Colégio Provecto, em Fortaleza-CE, nos turnos da manhã e tarde, tendo em vista que são os primeiros contatos dos alunos com a disciplina de química, mostrando-lhes uma nova abordagem de se tratar dos conteúdos da disciplina bem como mostrar uma nova ferramenta de ensino- aprendizagem afim de que essa estratégia seja utilizada para mudar a realidade em algumas aulas de química. Para verificar e analisar o rendimento e da aceptividade dos alunos frente à disciplina de química, bem como concluir se o jogo apresentado foi satisfatório para os alunos, foi aplicado um questionário para os 40 alunos participantes.

Resultado e discussão

Questionado aos alunos sobre o rendimento na disciplina de Química, 47,5% responderam que bom; 40,0% afirmaram ser regular e 12,5% ser ruim. A menor parte, que apresenta rendimento ruim, diz ter dificuldade na disciplina pela sua complexidade e pela não compreensão dos conteúdos explicados, por serem distantes de suas realidades. Para 75,0% dos alunos, a aula fica interessante quando o professor usa um jogo ou uma atividade diferenciada, para 17,5% a aula fica boa, para 5,0% fica regular e para 2,5% fica chata. Pode-se observar que mais da metade dos alunos participantes disseram que a aula fica mais interessante ou boa com a utilização de jogos, ou qualquer outra atividade diferenciada. Os alunos fizeram a seguinte classificação do jogo “Ludo Químico”: Ótimo – 35,0%; Bom – 57,5%; Regular – 7,5%. A tabela 1 mostra o resultado sobre o nível do jogo, e a tabela 2 apresenta o resultado da aprendizagem com o jogo.É nítido que a grande maioria dos alunos participantes ficou satisfeita com o jogo utilizado e apenas uma pequena parcela achou o jogo regular. Para poder melhorar o índice de aproveitamento em sala de aula, o professor poderá utilizar outras opções de jogos já existentes para o ensino da química, assim, terá um aproveitamento maior em suas aulas, podendo utilizar diversos jogos diferentes que envolvam diferentes conteúdos dentro da química. Assim, a aula de química será sempre dinamizada, deixando de lado metodologias tradicionais que se restringem a utilização de quadro e pincel, bem como enriquecerá a aula tornando-a menos monótona e entediante. Os alunos foram unânimes em afirmarem que os jogos podem ser uma alternativa para se trabalhar o conteúdo em sala de aula.

Figura 1 - Ludo Químico

Tabuleiro utilizado no jogo "Ludo Químico".

Tabelas 1 e 2 - Opiniões sobre o jogo Ludo Químico



Conclusões

A procura por um ensino de qualidade é o objetivo de todas as escolas, e constitui um dos maiores desafios para os profissionais da educação no país. Quando a qualidade do ensino é alcançada, o aluno se torna capaz de criticar, participar na sociedade em que vive, desenvolvendo-se como pessoa. É possível compreender a importância da utilização de metodologias diferenciadas no processo educativo, sendo o jogo “Ludo Químico” como exemplo dessa metodologia, que tem como objetivos principais a integração, a sociabilidade, o trabalho em equipe e, acima de tudo, facilitar a aprendizagem.

Agradecimentos

Universidade Estadual do Ceará e Colégio Provecto, em Fortaleza-CE.

Referências

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 12, Goiânia (Universidade Federal de Goiás; Goiás), 2004. Anais, 028, 2004.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – Estudos. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1999.

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