O papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos professores de química.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Osajima, J.A. (UFPI) ; Furtini, M.B. (UFPI) ; Oliveira, W.V. (UFPI)

Resumo

O estágio curricular se configura como um espaço formativo de fundamental importância, pois proporciona uma aproximação, compreensão e desenvolvimento de habilidades referentes à profissão docente. Durante a regência o estudante tem a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido durante o curso e conhecer o campo profissional no qual irá atuar posteriormente, portanto, o estágio supervisionado caracteriza-se como um momento indispensável na formação. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de Graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí, visando investigar e questionar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos professores de química e discutir sobre os principais desafios, perspectivas e os objetivos alcançados.

Palavras chaves

Estágio; Formação Inicial; Professores de Química

Introdução

O curso de Licenciatura em Química tem sido pouco procurado, isso devido principalmente por ser uma área voltada para o ensino e também por ser considerada por muitos um campo pouco atraente. Muitos alunos que ingressam nas Universidades nos cursos de licenciatura, como por exemplo, a Licenciatura em Química, abandonam o curso antes de concluí-lo e alguns dos estudantes que concluem enfrentam problemas e dificuldades após iniciar a carreira docente. Portanto, destacam-se três aspectos importantes na formação do professor: a qualificação, a formação pedagógica e a formação ética e política (ARANHA, 2006, p. 44). Dessa forma, um amplo desafio com o qual o estudante de um curso de licenciatura tem de lidar é a articulação entre teoria e prática. Se essa dificuldade não for solucionada ou pelo menos reduzida durante a vida acadêmica do educando, esse problema se refletirá na sua prática como educador. Diante disso, faz-se necessário que se questione: A formação inicial nos cursos de licenciatura em química realmente está sendo eficaz? Os estágios supervisionados realmente exercem o seu primordial papel, que é o auxílio à formação de um profissional capaz de atender as expectativas de uma sociedade? Qual o verdadeiro sentido dos estágios supervisionados? Neste trabalho objetiva-se, investigar o papel dos estágios na formação inicial dos graduandos em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí.

Material e métodos

Nesta pesquisa foram utilizados como técnicas e instrumento para a coleta e discussão de dados uma pesquisa de campo com questionário misto e pesquisa bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada através de entrevista com questionário, sendo que os sujeitos totais entrevistados foram 21 (vinte e um) estudantes de graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí, regularmente matriculados, que cursam ou já cursaram as disciplinas de estágios supervisionados. Foram aplicados os questionários individuais com perguntas/questões abertas e fechadas, de múltipla escolha e de resposta numérica para atender as finalidades específicas da pesquisa. Quanto aos fins a pesquisa realizada foi de caráter descritivo e explicativo. Descritivo porque expõe características de uma população, neste caso alunos graduandos de Licenciatura em Química. Constituiu-se também como de caráter explicativo devido procurar justificar algumas razões da existência de alguns fatores relacionados aos estágios supervisionados. A análise bibliográfica foi realizada com obras de autores direcionadas para a área da educação e ensino. Baseando-se na pesquisa bibliográfica procurou-se explicar e justificar as respostas e argumentos dos entrevistados após realizarem os estágios supervisionados.

Resultado e discussão

Dentre os procedimentos metodológicos de ensino na ordem dos mais para os menos utilizados pelos estagiários durante a atuação em sala de aula destacaram-se: a aula expositiva, estudo dirigido, trabalhos em grupo, apresentação de ideias, ensino com pesquisa, solução de problemas, debate, seminários, ensino por projetos, estudo do meio e aulas experimentais. A aula expositiva foi um procedimento de ensino de uso comum a todos os entrevistados, sendo, portanto o mais utilizado, seguido do estudo dirigido e trabalhos em grupo. Embora a química seja uma disciplina de caráter experimental, o uso de aulas experimentais foi um dos procedimentos menos utilizados. Alguns entrevistados ficaram surpreendidos por terem gostado da experiência que pensavam que seria insatisfatória. Com outros aconteceu o inverso, após se depararam com uma realidade impactante (salas de aulas cheias, falta de estrutura das escolas e desinteresse dos alunos). Nesse sentido vale destacar o que diz Esteve (1999), quando afirma que a crise de identidade docente passa por contradições entre seu "eu real" e seu "eu ideal". O gráfico 01 mostra em dados percentuais como os alunos estagiários consideraram sua a vivência em sala de aula e o gráfico 02 demonstra em dados percentuais a importância e contribuição dos estágios para os alunos em formação. Comparando-se esses gráficos observa-se que há um salto considerável em relação a muito boa vivência em sala de aula (47,61%) para à contribuição dos estágios como muito importante (66,66%). Isso demonstra que embora a vivência em sala de sala não possa ter sido muito boa, os estágios são muito importantes para a formação. Quando se refere em seguir a carreira docente, maioria 85,72% pretende continuar atuando no campo profissional e 14,28% não.

Gráficos com dados percentuais

Gráfico 1. Como considerou a sua vivência em sala de aula? Gráfico 2. Qual a importância do estágio para os licenciandos?

Conclusões

Com a análise dos dados é possível concluir que o estágio supervisionado pode influenciar os alunos de licenciaturas na decisão de seguir a carreira docente. Nota-se que para se obter aprendizado e confiança em sala de aula é necessário a satisfação por parte do atuante. Percebeu-se ainda que maioria dos licenciandos concordam que o estágio proporciona experiência em sala de aula. Embora possa haver dificuldades,o estágio é uma importante oportunidade de desenvolvimento profissional, pessoal e social, além de proporcionar uma importante integração entre escola, universidade e comunidade.

Agradecimentos

Agradecimentos a Universidade Federal do Piauí.

Referências

ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Trad. Durley de Carvalho Cavicchia. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará