JOGO BINGO ¨SABER QUÍMICO¨: UMA PROPOSTA LÚDICA NO RESGATE DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS COM ALUNOS 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Veras, G.A. (UERR) ; Graças, V.L. (UERR) ; Lima, R.C.P. (UERR) ; Rizzatti, I.M. (UERR) ; Medeiros, I.J.S. (UERR)

Resumo

Esta pesquisa buscou desenvolver um jogo tipo Bingo ¨Saber Químico¨ como proposta de resgate de conhecimentos químicos adquiridos ao longo do ensino médio pelos alunos do 3º ano regular e EJA de duas escolas públicas de Boa Vista/RR. Como diagnóstico, foi utilizada uma lista de exercícios contendo 14 questões referentes a conteúdos do 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e mais três questões complementares sobre o Ensino de química. Os resultados mostraram as dificuldades dos estudantes no domínio de conceitos de química. Após diagnóstico, aplicou-se o jogo e reaplicada a mesma lista de exercícios com cinco questões sobre a proposta pedagógica adotada. O jogo influenciou os alunos no fortalecimento dos seus conhecimentos da química do ensino médio de forma contextualizada.

Palavras chaves

Lúdico; Ensino de Química; Resgate de Conhecimentos

Introdução

A química assim como as demais ciências é de grande importância na formação de cidadãos com caráter crítico e consciente em meio à sociedade. No que se refere ao ensino dessa ciência, pode-se observar que os alunos a consideram complexa e pouco inteligível. Com isso, a busca por metodologias inovadoras no ensino de química tem sido um fator importante na motivação e interação no processo de ensino aprendizagem. Os jogos didáticos por sua vez vêm sendo uma alternativa motivadora no ensino de Química, pois proporcionam além do incentivo, a interação professor-aluno-aluno, auxiliando ainda no desenvolvimento de raciocínio, habilidades e facilidade na assimilação de novos conceitos. Assim, contribui para a construção da autonomia, criatividade, responsabilidade e cooperação (MORATORI, 2003). Para Kishimoto (2006), o jogo educativo é aquele que tem a capacidade de educar por meio da diversão e do prazer, ou seja, aprender brincando. Nesse contexto, buscou-se desenvolver um jogo Bingo didático intitulado ¨Saber Químico¨ como ferramenta no resgate de conhecimentos químicos dos alunos da 3ª série do ensino médio. Esta ideia surgiu a partir de observações feitas durante o estágio supervisionado I e II e atividades desenvolvidas no Subprojeto do PIBID-Química Boa Vista/UERR, onde se observou que os alunos da 3ª série não eram estimulados a ¨refletir¨, integrar e contextualizar os conhecimentos adquiridos ao longo do ensino médio. Neste sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica de conteúdos de química a fim de buscar uma ferramenta que pudesse auxiliar no resgate e fixação dos conhecimentos adquiridos durante todo o ensino médio. Como metodologia inovadora, selecionaram-se alguns capítulos por ano a fim de tornar possível a confecção de um bingo, contendo em suas cartelas resposta relacionadas à estrutura atômica, compostos químicos, símbolos de elementos, fórmulas (químicas, estruturais e moleculares), números de oxidação, reações químicas e representações microscópicas de sistemas. Como proposta pedagógica, dividiu-se em três momentos, aplicação de uma lista de exercício contendo três questões complementares referentes ao ensino de química, aplicação do jogo e reaplicação do exercício com questionário complementar avaliativo do jogo. Assim, a proposta pedagógica desenvolvida neste trabalho buscou não somente a integração e resgate dos conhecimentos adquiridos ao longo do ensino médio por meio de uma abordagem lúdica, como também um diagnóstico do ensino de química em duas escolas públicas de Boa Vista/RR.

Material e métodos

O Jogo bingo “Saber Químico” é composto por uma roleta, 80 bolinhas numeradas, uma cartela guia para colocação das bolinhas sorteadas, uma ficha controle de perguntas e respostas, 28 cartelas, 5 cartas-modelo e uma tabela periódica tamanho 100 cm x 28 cm. A roleta, as bolinhas e a cartela-guia foram reutilizadas do jogo Bingo infantil Lotto (Marca Tombola). Embora este jogo apresente 90 possibilidades de jogada, optou-se apenas por 80 devido à viabilidade da dinâmica da proposta pedagógica. A proposta pedagógica dividiu-se em três momentos, sendo para aplicação da lista de exercícios, aplicação do jogo “Saber Químico” e reaplicação da lista de exercícios. Na Escola (A) participaram 24 alunos (Turma A) e 25 alunos (Turma B) e na Escola (B) participaram 13 alunos (Turma C) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No primeiro momento pedagógico, com duração de 50 minutos, foi aplicada a lista com 14 (quatorze) exercícios e 03 (três) perguntas adicionais para diagnóstico do público alvo, tendo em vista que são alunos do 3º ano com provável conhecimento da Química do Ensino Médio. Na lista de exercícios foram contempladas questões contextualizadas com o dia a dia, sendo do tipo abertas, objetivas e com representações microscópicas de sistemas através de desenhos, em que as respostas e perguntas não coincidem com o jogo “Saber Químico”, porém estavam correlacionadas. Os conteúdos abordados do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio foram os mesmos utilizados para construção do jogo “Saber Químico”. No segundo momento, foi aplicado o jogo Bingo “Saber Químico”, com duração de 50 minutos, na escola (A) e 60 minutos na escola (B). Inicialmente, as cartas-modelo e a tabela periódica foram fixadas no quadro branco. As bolinhas com suas respectivas numerações foram sorteadas aleatoriamente, em que cada numeração correspondia a uma pergunta contida na ficha controle. As numerações sorteadas eram anotadas no quadro para acompanhamento das perguntas sorteadas. Em seguida, os alunos buscavam responder cada pergunta realizada e marcavam as respostas em suas cartelas, com grãos. Quando não sabiam davam-se dicas através de uma pequena revisão, para que assim chegassem às respostas. Quando necessário, para auxílio na hora da revisão e resposta correta, utilizava-se a tabela periódica e as cartas-modelo (representação microscópica de sistemas). A cada resposta, fazia-se um pequeno comentário para melhor fixação e compreensão do conteúdo abordado. No terceiro momento pedagógico, com duração de 50 minutos, foi aplicada a mesma lista de exercícios, bem como um questionário com 05 questões para avaliação do jogo construído e a proposta pedagógica adotada. Este questionário avaliativo do jogo foi composto por 5 questões abertas e fechadas, todas estão voltadas para saber a opinião dos estudantes em relação ao jogo elaborado e ao uso de jogos em sala de aula.

Resultado e discussão

Durante a aplicação da lista de exercícios no primeiro momento pedagógico configurado como diagnóstico, os estudantes mostraram dificuldades em responder às questões, pois comentavam, entre eles, “não sei nada de química.” Sendo assim, diante dos resultados obtidos, os alunos mostraram-se com dificuldades em responder às questões propostas. De modo geral, isto demonstra falhas no ensino de química, uma vez que são alunos formandos do ensino médio e deveriam ter maior conhecimento de Química, tendo em vista que as questões propostas foram baseadas em questões de vestibular e ENEM. A aplicação do jogo foi feita em três turmas distintas. A primeira turma (A) se mostrou bastante entusiasmada com o jogo e bastante participativa, embora os alunos não tenham preenchido toda cartela devido ao tempo, a aplicação do jogo foi satisfatória quanto à dinâmica. Nesta turma, o tempo de aula permitiu o sorteio de apenas 27 bolinhas. Na segunda turma (B), foram sorteadas 30 bolinhas, em um tempo de 50 minutos. A turma também se mostrou empolgada, porém com maior dificuldade em responder às questões e com isso, foram necessárias intervenções para discussão das perguntas a fim de resgatar conhecimentos. Esta turma também não conseguiu preencher toda cartela como se previa. Por fim, na turma (C) foram sorteadas 50 bolinhas, em um tempo aproximado de 60 minutos. Ao longo da execução do jogo, os alunos se mostraram participativos e empolgados, mas com muita dificuldade nas questões propostas, sendo assim foram necessárias várias intervenções, para se chegar às respostas e preenchimento das cartelas. Os alunos mostraram-se satisfeitos com a proposta metodológica aplicada, apesar de faltar apenas 2 respostas para um aluno preencher toda a cartela. O jogo mostrou-se promissor, porém necessita do tempo mínimo para sua execução uma vez que a proposta é inovadora no sentido de resgate de conhecimentos químicos do ensino médio. De acordo com diagnóstico realizado com pré-questionário, o planejamento para a execução do jogo demanda um tempo de aproximadamente 1h30min, porém este tempo não foi viabilizado pelas escolas. A dinâmica do jogo depende do desempenho de cada turma, se os estudantes tivessem uma base sólida em química o tempo seria bem menor. Entretanto, como forma de contornar o desafio de planejar uma aula de química em apenas 50 minutos, o jogo pode ser adaptado para um número determinado de bolinhas sorteadas, como por exemplo, a quantidade mínima de 27 bolinhas (mínimo determinado nas três aplicações do jogo Saber Químico) com premiação para o aluno que completar mais a cartela. A Tabela 1 apresenta os resultados obtidos antes e pós-jogo da aplicação da lista de conteúdos da 1ª série do Ensino médio. Analisando os resultados da aplicação da lista de exercício antes e pós- jogo, observa-se que a porcentagem de erros dos conteúdos da 1º série, o ensino médio regular teve uma diferença de 19%, na turma A, e apenas 7% na turma B, o que demonstra que apesar de nenhuma das duas turmas do regular terem preenchido toda a cartela, ainda assim o resultado foi satisfatório. No que se refere a porcentagem de acertos nas turmas do Regular observa-se um melhor desempenho na turma B, o que pode estar relacionado ao fato de que esta turma apresentar maior participação no jogo do que a Turma A, assim como também deixaram menos questões em branco. Outro fator importante que também contribuiu para essa melhora significativa, foi que 30% das bolinhas sorteadas nestas turmas estavam voltadas para conteúdos da 1ª série, demonstrando que o jogo ¨Saber Químico¨ é uma ferramenta eficiente no resgate de conhecimentos químicos. Assim como no regular, o resultado também se mostrou satisfatório na modalidade da EJA, pois a diferença na porcentagem de erros antes e pós-jogo foi de 18%, o que confirma a eficiência do jogo ¨Saber Químico¨, no resgate de conhecimentos. No que se refere à porcentagem de acertos, fortalece-se o que foi mencionado no parágrafo anterior, e fica evidente a eficácia do jogo como proposta de resgate de conhecimentos adquiridos ao longo do ensino médio. A diferença de acertos antes e pós-jogo foi de 21%, no ensino regular e de 27%, respectivamente, o que demonstra a contribuição da proposta pedagógica no resgate de conhecimentos químicos dos alunos participantes. Um resultado interessante em relação ao resultado obtido na modalidade EJA, foi que aproximadamente 60% das bolinhas sorteadas, referiam-se a conteúdos da 1ª série, ou seja, nesta turma o número de bolinhas sorteadas relacionadas aos conteúdos da 1ª série foi maior do que no regular. Outro resultado que também se mostrou promissor foi a porcentagem de resposta em branco, que obteve uma diferença de 7% no ensino regular e 10% no ensino do EJA. Este resultado evidencia o maior estímulo dos alunos em responder às questões. A Tabela 2 apresenta os resultados obtidos antes e pós-jogo da aplicação da lista de conteúdos da 2ª série do Ensino médio. Conforme resultados apresentados para número de erro na Tabela 2, percebe-se que todas as turmas permaneceram com dificuldade em responder os exercícios propostos, exceto a Turma B, que teve uma melhora significativa na porcentagem de acertos com uma diferença de 23% após aplicação do jogo. Apesar do resultado não ter sido satisfatório no que se refere à diferença na porcentagem de erros, ainda sim houve uma melhora de 18% no ensino regular turma B, e 12% na modalidade EJA. Este resultado demonstra que o jogo ¨Saber Químico¨ contribuiu no resgate de conhecimentos, pois despertou nos alunos o interesse em resgatar conceitos já adquiridos referentes à segunda série do ensino médio. Outro fator que também deve ser considerado, é a falta de conhecimentos prévios, pois muitos alunos chegam a esta série com muitas dúvidas acerca dos conteúdos trabalhados na 1ª série do ensino médio, além da dificuldade em interpretar e resolver questões contendo cálculos (SILVA et al., 2012). Na análise dos resultados obtidos referentes aos conteúdos da 3ª série, observou-se que a diferença de erros antes e pós-jogo nas três turmas participantes obteve-se uma melhora em até 4%. Um dos fatores que pode ter contribuído para este resultado é que as turmas do ensino regular estavam atrasadas no conteúdo programático da 3ª série, pois tinham estudado apenas a função dos hidrocarbonetos. Esse atraso se deve ao fato da ocorrência da greve nas escolas estaduais. No que se refere à porcentagem de acertos, observa-se que as Turmas A e B, permaneceram ainda com muitas dúvidas quanto aos conteúdos da 3ª série. Contudo, a Turma C (EJA) obteve uma diferença de 24%, um resultado bastante significativo ao considerar que esta era uma turma que apresentava maior dificuldade de aprendizagem. Supõe-se que este resultado pode estar associado ao fato destes conteúdos serem estudados recentemente pelos mesmos e também pelo fato do tempo disponível para a aplicação do jogo permitir o maior número de bolinhas sorteadas. Logo, o jogo “Saber Químico” mostrou-se eficiente e motivador no resgate e integração de conhecimentos químicos. Pesquisas já realizadas, demonstraram que o uso de jogos em sala de aula, além de despertar o interesse dos alunos, proporciona diversas interações e promove a construção e aperfeiçoamento de conceitos e habilidades (MOREIRA et al. 2012).

TABELA 1

Resultado da aplicação da lista de exercícios referentes aos conteúdos da 1ª série do ensino médio, antes e pós-jogo, das Turma A, B e C.

TABELA 2

Resultado da aplicação da lista de exercícios referentes aos conteúdos da 2ª série do Ensino Médio, antes e pós-jogo, das Turma A, B e C.

Conclusões

Na perspectiva de diagnóstico de conhecimentos químicos dos alunos da 3ª série do Ensino médio, os resultados apontaram que existe uma grande lacuna no ensino de química nas Escolas públicas participantes, pois os resultados obtidos antes da aplicação do jogo demonstraram a dificuldade dos alunos em responder os exercícios propostos. Observou-se também a desmotivação dos alunos em relação às metodologias utilizadas, pois na aplicação do questionário avaliativo da proposta pedagógica adotada, os alunos afirmaram a necessidade de inovação nas metodologias em sala de aula. O uso de jogos por sua vez, se apresenta como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de química, tornando o ensino mais dinâmico e prazeroso. Desse modo, a função lúdica do jogo Bingo ¨Saber Químico¨ foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificar o favorecimento na integração e estimulação do resgate de conhecimentos já adquiridos, em clima do aprender com diversão. A reaplicação dos exercícios, após a aplicação do jogo, mostrou uma melhora significativa no desempenho dos alunos participantes das turmas do EJA e regular. A turma da EJA obteve melhor desempenho em relação aos conteúdos da 1ª série, uma vez que nesta turma foram sorteadas mais questões desta série, comprovando assim a eficiência do jogo como ferramenta pedagógica no ensino de química. Embora o tempo destinado à aplicação do jogo não permitiu o preenchimento total das cartelas, os resultados demonstraram que o jogo “Saber Químico” influenciou os alunos no fortalecimento dos seus conhecimentos de química do ensino médio de forma contextualizada. Logo, o uso de jogos no ensino-aprendizagem de química possibilita a construção e aperfeiçoamento de conceitos, habilidades, preenchendo as lacunas no ensino de química. Portanto, o jogo ¨Saber Quimico¨ é uma ferramenta promissora, pois proporcionou aos estudantes concluintes uma visão mais ampla, integrada e contextualizada do Ensino de Química.

Agradecimentos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Referências

KISHIMOTO, T. M. (Org.). O jogo e a educação infantil. In: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 13-43.

MORATORI B. P, Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem, RJ, 2003

MOREIRA, F. B. F; . Bingo químico: uma atividade lúdica envolvendo fórmulas e nomenclaturas dos Compostos. Artigo submetido em setembro/2012 HOLOS, Ano 28, Vol 6, Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/index

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará