EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS E O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Sampaio, A.H.M. (UECE)

Resumo

O presente estudo consiste em abordar a Educação Ambiental nas escolas e seu impacto no desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Conscientizá-los sobre a importância da preservação de todos estes aspectos da biodiversidade e de trabalhar educação ambiental é uma tarefa árdua referida aos professores como sendo uma tarefa multidisciplinar. A Educação Ambiental é uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, democráticos e humanistas. A importância da Educação Ambiental e a preservação da biodiversidade foram pesquisadas junto a alunos e professores e foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema junto a uma escola localizada no município de Fortaleza-CE.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Ecologia; Senso crítico

Introdução

A questão ambiental é tratada com mais rigor pela sociedade e, portanto, torna-se mais discutida em todos os ambientes da comunidade, entre eles, a escola. De acordo com Pedrini e Saito (2015) tudo que compõe o meio ambiente afeta a capacidade do ser humano de viver com qualidade de vida ou não. O encontro entre a educação ambiental e o processo educativo se dá como um movimento proveniente do mundo, da vida – não puramente biológica, mas da vida refletida, ou seja, do mundo social. A educação ambiental tem-se mostrado um campo altamente sensível às novas demandas e temáticas socioculturais, elegendo- as como objeto da pesquisa e da prática pedagógica. Pode-se dizer que as escolas precisam passar por profundas transformações, em suas práticas e culturas, para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo. Entre os principais desafios destacam-se a conscientização em prol do meio ambiente e da inclusão (FERREIRA e FERREIRA, 2004). Desde a infância a educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos. Mas a educação ambiental não deve se esgotar nos primeiros anos do ciclo educacional e, sim, deve permanecer nos demais ciclos, como por exemplo, durante o período do Ensino Médio, onde os jovens, mais maduros e conscientes, poderão contribuir para um meio ambiente sadio. Diante desta avaliação, expondo a Educação Ambiental como parte importante para o cotidiano do aluno, aborda-se o assunto através de palestras com profissional qualificado, aplica-se questionários, aulas explicativas onde se coloca o aluno como parte do trabalho de preservação do meio em que se vive.

Material e métodos

O presente estudo foi baseado em uma revisão de literatura sobre a Educação Ambiental, fundamentada a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos e publicações sobre o tema. O estudo também acolheu uma pesquisa de campo participante que tomaram pessoas implicadas no problema sob investigação, fazendo com que a fronteira pesquisador / pesquisado, ao contrário do que ocorre na pesquisa tradicional, seja tênue. O universo da pesquisa de campo participante foi formado por uma escola localizada no município de Fortaleza-CE. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e professores pertencentes ao universo supracitado. Os alunos estavam cursando do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e os professores lecionando nessas turmas. A amostra foi definida pelo critério de acessibilidade, sendo composta por um número de 13 alunos e 12 professores, para que se pudesse realizar uma comparação sobre a importância da Educação Ambiental na escola e o impacto desse aprendizado na vida dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento do senso crítico dos mesmos. A coleta de dados para este estudo foi realizada por intermédio de dois questionários – um para os alunos e outro para os professores. O método selecionado pelo professor depende do que ele aceita como objetivo da Educação Ambiental, seu interesse e sua formação construída (SATO, 2004).

Resultado e discussão

Dos 12 professores entrevistados, alguns lecionam em mais de uma série: 29,2% - 9° ano; 29,2% - 7° ano; 25,0% - 8° ano; 16,6% - 6° ano. É importante destacar que muitos professores lecionam mais de uma disciplina. As respostas estão representadas no gráfico 1. Separando as disciplinas por setores do conhecimento (Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias) tem-se uma distribuição de 20% à 30% por área (considerando uma divisão igualitária da porcentagem de professores polivalentes por área), dado o equilíbrio desejado para a análise das perguntas seguintes. Questionado sobre ministrar aula de Educação Ambiental ou se inclui este tema em outra disciplina, todos os professores afirmaram que sim. É notado que o tema é abordado por todos os professores em suas disciplinas, o que reflete uma maior adaptação e abordagem de temas considerados, no ambiente acadêmico, novos, como a preocupação com o meio ambiente. Solicitada a opinião dos professores a respeito se os alunos aplicam lições de Educação Ambiental em sua rotina diária. Nesta questão, 50% dos professores responderam que não sabem se os alunos aplicam a Educação Ambiental em sua rotina diária e os demais responderam que sim. Questionado aos alunos sobre as aulas da disciplina de Educação Ambiental, 76,9% dos alunos responderam que sim e 23,1% responderam que não, conforme está representado no gráfico 2. É visto pelo os alunos que tudo que é ensinado pelo professor em sala, através da interdisciplinaridade, reflete uma visão da disciplina de educação ambiental, não os obrigando a ter uma disciplina exclusiva em sua grade curricular para o o estudo da mesma.







Conclusões

Concluiu-se que a Educação Ambiental é importante para a formação do senso crítico dos alunos e, também, para a formação de um cidadão consciente de seus deveres para com o meio ambiente e a sociedade em geral. Nas respostas dos alunos e professores pesquisados, observou-se que a Educação Ambiental traz a oportunidade de problematizar os diferentes interesses e forças sociais, que se organizam em torno das questões ambientais. Educação Ambiental contribui para o fortalecimento ético da sociedade contribuindo para a construção de uma cidadania ambientalmente sustentável.

Agradecimentos

Universidade Estadual do Ceará.

Referências

FERREIRA, M. C. C.; FERREIRA, J. R. Sobre inclusão, políticas públicas e práticas pedagógicas. In: GÓES; M. C. R.; LAPLANE, A. L. F. (orgs). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas – SP: Autores Associados, 2004.

PEDRINI, A. G.; SAITO, C. H. Paradigmas metodológicos em educação ambiental. São Paulo: Editora Vozes, 2015.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos - SP: Rima, 2004.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará