TÉCNICAS E SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Silva, I.G. (UFC)

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que foi realizada na EEEP Abigail Sampaio, Paracuru-CE, onde foi aplicado um questionário para alunos do 1º ano do ensino médio, outro para professores de Química e outro para o núcleo gestor sobre a utilização do laboratório escolar para realização de aulas práticas. Geralmente os laboratórios de Química das escolas de ensino médio são pouco utilizados, mesmo sendo uma disciplina que exige uma ligação entre a teoria e a prática, principalmente por ser um ambiente que oferece riscos de acidentes, como queimaduras, explosões, intoxicações, etc. No decorrer da aula prática sobre como determinar o teor de etanol na gasolina, foram mostrados todos os cuidados, regras e técnicas de segurança.

Palavras chaves

Laboratório de Química; Experimentos de Química; Segurança no Laboratório

Introdução

No laboratório de química pode ocorrer alguns acidentes, como intoxicação, queimaduras, lesões, explosões, etc. A maioria desses acidentes acontece por negligência, imperícia e falta de conhecimento mínimo necessário para o trabalho com reagentes químicos, reações químicas, manipulação de instrumentos e equipamentos; então existe a necessidade de estabelecer normas de segurança para os laboratórios nas escolas. Foi realizada uma pesquisa na EEEP Abigail Sampaio, em Paracuru-CE, com alunos, professores de Química e núcleo gestor sobre a utilização do laboratório, aplicação de aulas práticas, normas de segurança e o uso de EPI´s, para saber se está sendo realizadas atividades práticas, onde os alunos possam realizar os procedimentos com segurança seguindo as normas de acordo com o tipo de experimento realizado e obedecendo as regras gerais no uso do ambiente laboratorial. O conhecimento sobre as normas de segurança é indispensável para realizar uma boa prática, onde os alunos possam realizar experiências minimizando os riscos de acidentes, por isso é importante que antes que os alunos sejam conduzidos ao laboratório de Química sejam orientados e acompanhados, para que, se em algumas circunstâncias acontecer um acidente, devem está cientes de como proceder. Chassot (2003, citado por TREVISAN e MARTINS) chama a atenção para os perigos do fazer pelo fazer, nessa modalidade de aulas práticas em laboratórios. Por se tratar de uma disciplina experimental é que se deve ter um compromisso maior tanto da escola, como do professor para não deixar que essas aulas sejam apenas mais uma aula tradicional sem atividades práticas demonstrativas, relacionando sempre a aula teórica com a prática.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada na EEEP Abigail Sampaio, localizada na cidade de Paracuru-CE. Nesta escola tem dois professores de Química e um laboratorista. Foi aplicado um questionário para os professores, outro para o núcleo gestor e outro para os alunos, dentre as quatro turmas de 1º ano, 82 alunos responderam o questionário. A preocupação foi com os alunos do 1º ano do ensino médio, pois no ensino fundamental a Química não é ministrada, e somente no primeiro ano é que eles têm contatos com esta disciplina, daí a necessidade de fazer um trabalho com os alunos, com a finalidade de levar esses conhecimentos e experiências até o final do ensino médio e quem sabe alguns alunos se interessem em seguir carreira nessa área. Para Ferreira e Arroio (2009) é notória a necessidade de aulas práticas no ensino de Química, principalmente por ser uma ciência experimental. As aulas de Química nos laboratórios tornam as aulas mais atraentes, a maioria dos alunos não aceita o ensino apenas em sala de aula sem experimentar o porquê que os fenômenos acontecem (SILVA, 2011).

Resultado e discussão

Questionados aos alunos se eles participam com satisfação das aulas práticas de química, 69% não têm satisfação e 31% sim (fig 1). Isso mostra a questão do fazer por fazer por fazer, ou seja, não adianta fazer uma coisa que não tenha um bom resultado, mas que seja eficiente e proveitoso. Sobre o laboratório de Química, apenas 24% dos alunos acham que o laboratório da escola está bem utilizado e 76% disseram que não (fig. 2). Pode ser devido ao grande número de alunos e a carga horária da disciplina que é insuficiente. 80% disseram que conhecem alguns materiais, 18% disseram que conhecem os materiais e 2% disseram que não conhecem (fig. 3). Partindo desse resultado deve-se procurar entender o porquê deles não conhecerem e aplicar uma aula prática, expondo os materiais que compõem o laboratório para todos os alunos de forma que eles venham a aprender identificar as vidrarias. Dois professores de química da escola foram entrevistados e perguntado se o laboratório da escola é um ambiente seguro para realização de experimentos Químicos, eles disseram que sim, e informaram que o laboratório da escola foi construído de acordo com as regras de segurança, está bem localizado e oferece segurança para os alunos e professores, desde que todos obedeçam as normas. De acordo com os professores infelizmente não há EPI´s suficiente para todos os alunos, mas dependendo da prática é escolhido um aluno voluntário para participar do procedimento, esse aluno recebe o EPI necessário para a prática. Esse fato infelizmente é uma das dificuldades enfrentadas pelos professores em realizar uma aula com a participação de um maior número de alunos possíveis e os alunos também sentem falta de participarem.

Figura 1 - Aulas Práticas de Química



Figura 2 - Laboratório de Química



Figura 3 - Materiais do Laboratório de Química



Conclusões

O objetivo principal deste trabalho foi mostrar a aplicação de normas e técnicas de segurança na realização de aulas práticas no laboratório de Química da EEEP Abigail Sampaio a partir de um experimento mostrando todos os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da realização da atividade prática. As atividades descritas neste trabalho mostram-se de extrema importância para a disciplina de Química, orientando aos alunos como evitar acidentes no manuseio de vidrarias, reagentes e equipamentos em geral e as primeiras medidas a serem tomados caso aconteça algum acidente.

Agradecimentos

EEEP Abigail Sampaio, Paracuru-CE; Polo de São Gonçalo do Amarante e Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química da UFC Virtual.

Referências

FERREIRA, C. R e ARROIO, Agnaldo. O uso de visualizações no ensino de Química: A formação inicial do professor de Química. Revista Brasileira de ensino de Química. Vol.04. Número 02. Ed. Átomo. Jul./Dez., 2009.

SILVA, Airton Marques da. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. Revista de Química Industrial - 2º trimestre 2011, disponível em:
http://www.abq.org.br/rqi/2011/731/RQI-731-pagina7-Proposta-para-Tornar-o-Ensino-de-Quimica-mais-Atraente.pdf. Acesso em: 31 ago. 2015.

TREVISAM, Tatiana Santini e MARTINS, Pura Lucia Oliver. O professor de química e as aulas práticas. 2003. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/365_645.pdf. Acesso em: 04 out. 2015.

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