A UTILIZAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO COMO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Carvalho, R.H. (UFPA) ; Trindade Souza, J.R. (UFPA) ; Silva, B.H.S. (UFPA)

Resumo

O enfoque CTS é uma proposta de educação científica, no ensino de Química, que possibilita ao aluno a reflexão crítica de sua realidade, utilizando como concepções: o ensino por meio de temas sociocientíficos e problematizações. Este trabalho teve como finalidade a investigação da aprendizagem dos alunos quanto à proposta de leitura de texto científico, dentro de um enfoque CTS, foi analisado os questionamentos sociocientíficos dos alunos em relação ao tema. Como procedimento científico, foi realizada uma leitura de um artigo científico cuja temática é a poluição da água, com alunos do 3º ano do ensino médio. Os resultados da pesquisa indicaram pontos favoráveis à utilização do artigo científico, pois possibilitava ao aluno uma significativa contextualização e aprendizagem.

Palavras chaves

CTS; artigo científico; ensino de Química

Introdução

Para justificar este trabalho, tem-se que, um dos grandes desafios deste país é a inclusão social, com oportunidade de acesso a bens materiais, culturais e educacionais. Este último, possibilita o conhecimento científico para a melhoria da qualidade de vida do cidadão(MOREIRA, 2006). Dessa forma, a proposta CTS de ensino em Química é, de modo curricular, reestruturar os conteúdos, possibilitando didaticamente, uma abordagem temática, estimulando questionamentos, formando assim para uma cidadania com reflexões crítica de seu meio social (SANTOS; SCHNETZLER, 2003). Ainda sim, a abordagem de ensino CTS possibilita o aluno a participar da construção de seu conhecimento científico, facilitando seu aprendizado e desenvolvendo competências para debater questões sociais relacionados aos conteúdos de química (NIEZER, SILVEIRA, SAUER, 2012). A importância dessa pesquisa está em evidenciar uma significativa aprendizagem dos alunos em relação à química com seu meio social. Essa investigação tem como objetivo salientar a importância do enfoque CTS no ensino de Química, utilizando o artigo cujo tema é a “Poluição e o tratamento da água”.

Material e métodos

A pesquisa ocorreu na Escola Estadual Professor Antônio Gondim Lins, no município de Belém do Pará, participaram da investigação duas turmas do 3º ano do ensino médio. As turmas foram denominadas de 301 e 302. A turma 302, na qual, participaram 20 alunos, foi submetida à leitura do artigo científico: “Poluição vs Tratamento de Água: Duas Faces da Mesma Moeda” da revista Química nova na escola (AZEVEDO, 1999). A leitura tinha como finalidade estimular a habilidade de questionamento, pelos alunos, utilizando argumentos com conhecimentos científicos de química orgânica, especificamente Hidrocarbonetos, promovendo debates e discussões relacionado ao meio social dos alunos. Na turma 302, foi exposto o mesmo conteúdo de química da 301. Por sua vez, a turma 301, com 22 alunos participantes, a aula foi ministrada, expondo somente o conteúdo hidrocarboneto, no qual, os alunos receberam somente o conhecimento científico, sem tantos questionamentos. Posteriormente, foi aplicado um questionário com a finalidade de coletar os dados da pesquisa. A aplicação dos questionários foi para promover a sistematização dos dados, por meio de gráficos, construídos no programa Excel 2007. Foi realizada uma comparação entre as duas turmas, de modo, a evidenciar a eficiência do ensino com enfoque CTS, perante a construção do conhecimento científico de química.

Resultado e discussão

De maneira relevante para pesquisa, foram analisado as respostas de 2 questionamentos, com as figuras de gráficos em suas respectivas perguntas. O primeiro questionamento: A água (H2O) é uma substância Química, essencial para a sobrevivência de todas as espécies do planeta Terra. No entanto, a poluição de mares e rios esta cada vez maior, uma das formas mais perigosas de poluição da água é a poluição Química. Com base nos seus conhecimentos, indique dois agentes químicos que possam influenciar na poluição da água (Figura 1).A pergunta acima tinha a finalidade de verificar a capacidade do aluno relacionar o tema com seu cotidiano, de forma a interpretar criticamente os fenômenos que o cercam. A turma 302, que leu o artigo científico, apresentou um número maior de resposta coerente, expandidas e justificando suas respostas. Ex: “[...] óleo de motor e fertilizantes utilizados na agroindústria. Assim como muito entulho, lixo produzido pelos humanos e despejados na água.” (Figura 1). O segundo questionamento: A gasolina é um hidrocarboneto derivado do petróleo, indique sua fórmula estrutural e cite sua importância para a sociedade (benefícios e malefícios), (Figura 2). A segunda pergunta tinha o objetivo de verificar se os alunos estavam aptos a relacionar o conteúdo de química com seu cotidiano. A pesquisa analisa se os alunos aprenderam o conteúdo de química se conseguiram “enxergar” possíveis benefícios e malefícios que a química pode trazer a sociedade. Como resultado, apenas dois alunos da 301, conseguiram acerta a questão, com muita dificuldade. Em contrapartida, 14 alunos da 302 responderam de forma satisfatória. Assim, a leitura do artigo serviu para ampliar a visão dos alunos para o conteúdo ensinado, fazendo com os alunos articulassem a química com a temática.

Figura 1: Respostas dos alunos relacionando a temática com o cotidiano

Fonte: Dados da pesquisa.

Figura 2: Respostas dos alunos relacionando o conteúdo com o cotidiano

Fonte: Dados da pesquisa.

Conclusões

Por fim, concluiu-se que, os alunos da turma 302, da qual foi exposta ao artigo científico e as estratégias de ensino CTS, como: problematizações, debates e discussões tiveram uma elevada percepção sobre a temática poluição da água, evidenciados pela expressão de resultados satisfatórios. Enquanto, a turma 301, os questionamentos, eram, somente, das perguntas dos questionários, assim os alunos manifestaram reduzidas reflexões sobre a problemática sociocientífica em questão. Dessa forma, o enfoque CTS pode ser uma importante abordagem de ensino para educação científica.

Agradecimentos

Referências

MOREIRA, I.C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil, 2006. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 2, p. 11-16, abr./set. 2006.

NIEZER, T. M. SILVEIRA, R. M. C. F. SAUER, E. A utilização de revistas de divulgação científica no ensino de química em um enfoque ciência-tecnologia-sociedade visando à alfabetização científica e tecnológica. Atos de pesquisa em educação - ppge/me v. 7, n. 3, p. 877-899, set./dez. 2012.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, P. R. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

AZEVEDO, E. B. Poluição vs. Tramento de água: duas faces da mesma moeda. Química nova na escola. V.10, nov. p21-25. 1999.

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