INTERDISCIPLINARIEDADE: 30 ANOS DE CHERNOBYL

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Mendonça, M.L.T.G. (IFRJ) ; Cruz, R.P. (CTUR-UFRRJ) ; Pinheiro, A.R. (IFRJ) ; Costa, J.C. (IFRJ) ; Silveira Junior, R.N. (IFRJ) ; Correia, A.D. (IFRJ) ; Barbosa, M.A.G.S. (CTUR-UFRRJ) ; Lima, T.F. (CTUR-UFRRJ) ; Oliveira da Silva, I. (CTUR-UFRRJ) ; Oliveira, C.M. (CTUR-UFRRJ) ; Oliveira, A.L.G. (CTUR-UFRRJ) ; Coimbra, V.O. (CTUR-UFRRJ)

Resumo

O trabalho teve como objetivo desenvolver a consciência crítica sobre o acidente de Chernobyl, energia nuclear e conceitos sobre radioatividade. Foi um trabalho de interdisciplinaridade entre as disciplinas de Artes, Biologia, Física e Química realizado com os alunos da turma do segundo período do curso Técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro. Foram realizadas várias atividades: exposição de fotos e cartazes, palestra, e peça de teatro. O trabalho gerou nos alunos extremo interesse e mobilização, despertando a conscientização sobre radioatividade, não só em relação ao acidente, mas a que estamos expostos no dia a dia

Palavras chaves

interdisciplinaridade; acidente de Chernobyl; conscientização

Introdução

No dia 26 de abril de 1986 o pior acidente numa usina nuclear da história completou 30 anos. Neste dia uma série de falhas ocorreu, provocando um aquecimento muito grande num dos reatores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, antiga URSS, que provocou uma explosão, que lançou na atmosfera uma nuvem radioativa que se alastrou por vários países da Europa (DUPPUY, 2007). O trabalho foi norteado pelo livro Vozes de Chernobyl (ALEKSEIÉVITCH, 2016) que traz depoimentos de cientistas, de soldados e de viúvas das vítimas do acidente como o casal Ludmila e Vassíl Ignatenko. A proposta deste trabalho foi de interdisciplinaridade com um grupo de professores engajados em desenvolver o aprendizado dos alunos através da ligação entre os conteúdos, o que é recomendado nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 1998). Na literatura constata-se certo número de trabalhos interdisciplinares entre disciplinas diversas no Ensino Médio e que alcançaram bons resultados, como Mendonça et al. (2010; 2015), Rua e Souza (2010) e Freitas Filho et al. (2013). A interdisciplinaridade foi realizada entre as disciplinas de Artes, Biologia, Física e Química, com os alunos do segundo período do curso Técnico do Instituo Federal do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro. O objetivo central do trabalho foi desenvolver a consciência crítica sobre o acidente de Chernobyl, a energia nuclear e as aplicações da radioatividade. Os objetivos específicos de cada disciplina foram: para a disciplina de Química, estudo das emissões alfa, beta e gama; para a disciplina de Física, fissão e fusão nuclear; para a disciplina de Biologia, transmutação genética e para a disciplina de Artes, elaboração da peça de teatro baseada no livro Vozes de Chernobyl.

Material e métodos

O trabalho foi realizado em etapas, primeiramente o professor da disciplina de Biologia sugeriu aos alunos e aos professores a leitura de um dos contos do livro Vozes de Chernobyl. Depois as disciplinas de Química e Física abordaram os conteúdos sobre radioatividade existentes no texto. A disciplina de Química também realizou uma palestra onde o palestrante novamente enfatizou sobre os conteúdos e aplicações da radioatividade, houve apresentação do filme A Batalha de Chernobyl e por último um debate sobre essas questões. A disciplina de Biologia além de abordar os conteúdos sobre transmutação genética, realizou uma exposição de fotos e cartazes sobre o acidente e as consequências ocorridas nos animais e nos seres humanos devido à exposição elevada de radiatividade. Depois que os alunos já estavam dominando os conteúdos, a disciplina de Artes ficou com a incumbência de construir o roteiro e elaborar a peça de teatro, baseada num conto do livro Vozes de Chernobyl e nos conteúdos adquiridos pelos alunos. A peça teve a atuação do professor da disciplina de Física, como um engenheiro e da disciplina de Biologia, como um cientista.

Resultado e discussão

Os alunos mostraram-se bastante interessados nas aulas das disciplinas de Química, Física e Biologia em relação aos conteúdos abordados, fazendo uma série de perguntas sobre o assunto. A exposição das fotos e cartazes (figura 1A) realizada pelos alunos mostrou uma criatividade enorme e como essa exposição foi feita nos corredores da instituição, gerou uma curiosidade e mobilização também nos outros alunos de outras turmas. A palestra, o filme e o debate (figura 1 B e 2 A) foram abertos para todos os alunos, que devido à mostra de fotos e cartazes, apresentou um número enorme de participantes, que fizeram várias perguntas sobre o filme e sobre o cotidiano (principalmente a exposição à radiação em exames) ao palestrante. Foi pedido aos alunos uma avaliação sobre o evento, mostrando os aspectos positivos e negativos, uma das falas foi:”Gostei muito deste evento, pois foi uma oportunidade de aprender mais de uma forma interativa. A palestra bem informativa e emocionante, prendeu a todos, não vi nenhum ponto negativo, gostei de tudo, do filme que foi passado, da forma que o palestrante conversou conosco e principalmente das informações passadas, que muitos desconheciam até então”. A peça de teatro (figura 2 B), baseada no texto do livro Vozes de Chernobyl, elaborada pelos alunos e com a supervisão do professor da disciplina de Artes, foi o marco neste trabalho, porque o texto além de tratar de um assunto tão complexo e triste, conseguiu ter momentos de humor, principalmente com a presença dos professores das disciplinas de Física e Biologia na atuação da peça de teatro.

Figura 1

A - Exposição de cartazes e fotos, B - Cartaz da palestra, filme e debate sobre Chernobyl

Figura 2

A - Palestra, filme e debate, B - Peça de teatro sobre Chernobyl

Conclusões

Foi concluído que trabalhos interdisciplinares trazem uma união dos conhecimentos, possibilitando aos alunos e também aos professores terem um olhar mais totalizante tanto dos conteúdos como do mundo. Concluiu-se também que os objetivos traçados nesse trabalho foram alcançados, porque gerou uma consciência crítica nos alunos sobre a questão da energia nuclear, dos acidentes nucleares e também da importância das aplicações relativas a radioatividade.

Agradecimentos

Aos alunos da turma TM-222 do Instituto Federal do Rio de Janeiro do Campus Rio de Janeiro e a professora da disciplina de Língua Portuguesa Margareth Morais que foi

Referências

ALESIÉVITCH, S. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear. São Paulo: Companhia das Letras. 2016.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília, DF: MEC, 1998.
DUPPY, J. P. Estudos Avançados. 21 (59), 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n59/a18v2159.pdf. Acesso em: 20 abr. 2016.
FREITAS FILHO, J. R.; ALMEIDA, M. A. V.; PINA, M. S. L.; REIS FILHO, A. F.; OLIVEIRA, M. G.; ARRUDA, A. M.; DANTAS, V. A.; SOUZA, M. V. J.; Química Nova na Escola,Vol. 35, N° 4, p. 247-254, novembro 2013.
MENDONÇA, M. L. T. G.; CRUZ, R. P.; KELECOM, K. J.; PRETA, L. C. Petróleo: interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Química – relato de uma experiência.. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 33., 2010, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais... Águas de Lindóia, 2010.
MENDONÇA, M. L. T. G.; CRUZ, R. P.; KELECOM, K. J.; PRETA, L. C. Confecção de shampoo e rótulo: interdisciplinaridade entre as disciplinas de Química e Língua Estrangeira. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 38., 2015, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais... Águas de Lindóia, 2015.
RUA, E. R.; SOUZA, P. S.; Química Nova na Escola, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.

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