ESQUELETIZAÇÃO: A ARTE NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.C.M. (SEDUC-PA) ; Gouveia, W.S. (SEDUC-PA)

Resumo

A contextualização e interdisciplinaridade tem sido alvo de intensas discussões em encontros e congressos de educação, documentos oficiais etc.. Considerando que são eixos centrais norteadores do ensino de química, o presente trabalho é parte de um projeto interdisciplinar, realizado em uma escola da rede pública da cidade de Belém-PA. Tendo como objetivo estimular no aluno, do ensino médio, a motivação na socialização de atividades lúdicas, para possibilitar e ampliar seus conhecimentos químicos através da arte artesanal.

Palavras chaves

interdisciplinaridade; esqueletização; ensino de química

Introdução

A contextualização e a interdisciplinaridade possibilitam o estabelecimento de inter-relações entre conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no dia-a-dia dos alunos, imprimindo reais significados aos conteúdos escolares, contribuindo para uma aprendizagem significativa em Química (OLIVEIRA, 2005). Sendo a Química uma ciência experimental e seu objeto de estudo a natureza, as aulas experimentais no ambiente escolar são fundamentais, pois propiciam ao estudante uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem (BELTRAN E CISCATO, 1998). Considerando as dificuldades encontradas pelos alunos, em perceber a Química em seu cotidiano, foi realizado um projeto interdisciplinar de caráter lúdico e artístico, visando à motivação dos educandos em atividades no laboratório da escola, de maneira descontraída e diferente da sala de aula, com ênfase na proposta de produção de flores esqueletizadas, em que os alunos do ensino médio, colocaram em prática suas ideias através da confecção de arranjos e enfeites natalinos, que serviram de adornos para a temporada do natal na escola. Possibilitando assim, aos educandos, ampliar e enriquecer seus conhecimentos químicos e atitudes no exercício da cidadania, através da Arte.

Material e métodos

O projeto intitulado “Folhas esqueletizadas natalinas na linguagem da arte interdisciplinar” foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Dona Helena Guilhon”, na cidade de Belém-PA. Participaram do projeto professores da sala de leitura e das disciplinas de Química, Língua Portuguesa, Filosofia, Biologia e Artes. O experimento de esqueletização aconteceu no laboratório multidisciplinar da escola, com alunos das turmas do 2o e 3o ano do ensino médio. Onde ocorreu o processo de fervura das folhas in natura do abacateiro (Persea americana) e de ajiru (chysobalanus icaco L) em latão grande, na presença de hidróxido de sódio. Em seguida, as folhas foram cuidadosamente transferidas, para uma bacia contendo água e escovadas delicadamente para remover os tecidos foliares. Foi realizado o branqueamento com água sanitária, e o tingimento com anilina e álcool. Finalmente as folhas foram recortadas e transformadas em flores. Originando vários arranjos natalinos, utilizados na decoração da escola.

Resultado e discussão

A produção de arranjos natalinos com folhas esqueletizadas, associado a conteúdos de química trouxe um maior entendimento sobre a importância da experimentação no ensino da química, através da arte artesanal. Isso foi observado através do interesse do aluno em participar da manipulação dos materiais usados na esqueletização das folhas in natura, onde tiveram a possibilidade de compreender o processo químico, que ocorre durante a retirada da clorofila até sobrar apenas às nervuras das folhas. Assim como relacionar com os diversos conteúdos de química, como (Soluções, Cinética Química, Química Orgânica, Química ambiental, entre outros). Neste sentido a aplicação de aulas experimentais para explicar os conteúdos de química utilizando a Arte, se torna uma metodologia eficaz que auxilia o aluno na construção de seu conhecimento científico.

Conclusões

Considerando a dificuldade encontrada pelos alunos, em perceber a Química em seu cotidiano, podemos perfeitamente utilizar a Arte como um tema motivador e interdisciplinar para Ensino de Química.

Agradecimentos

Referências

BELTRAN, N.O.; CISCATO, C. A. M. Química. Coleção Magistério de 2º Grau. São Paulo: Cortez, 1991.
OLIVEIRA, A. M. C. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem, 2005. 120 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. Disponível em: <http: //repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16027/1/AnaMariaCO.pdf>. Acesso em: 09 de janeiro de 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará