O ENSINO DE ELETROQUÍMICA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Dias, V.R. (UEMA) ; Santos, T.S.M. (UEMA) ; Santos, N.B. (UEMA)

Resumo

Em diversas circunstâncias do âmbito escolar, a Química não é bem interpretada pelos alunos, pois em muitas instituições, os conteúdos ainda são desenvolvidos de maneira tradicional, não levando em consideração as experiências, ideias e necessidades dos alunos. A eletroquímica, modelada por reações de oxirredução, constitui-se como um tema rico em conceitos químicos, que pode provocar interesse e curiosidade em que o estuda. O presente trabalho tem como objetivo utilizar os conceitos da eletroquímica como suporte ao ensino de Química no ensino médio, através da elaboração de uma oficina lúdica, abordando conteúdos básicos de Química através das curiosidades da eletroquímica, demonstrando experimentos e discutindo conceitos contemplados pelos vários ramos da ciência que a constitui.

Palavras chaves

Eletroquímica; Contextualização; Processo Ensino-Aprendiza

Introdução

A contextualização no processo de ensino-aprendizagem vem sendo defendida por diversos educadores, pesquisadores e grupos ligados à educação como um “meio” de possibilitar ao aluno uma educação para a cidadania, concomitante à aprendizagem significativa de conteúdos, ensinando conceitos das ciências ligados à vivência dos alunos, seja ela pensada como recurso pedagógico ou como princípio norteador do processo de ensino.Aprender Ciências não é uma questão de simplesmente ampliar o conhecimento dos jovens sobre os fenômenos – uma prática talvez denominada mais apropriadamente como estudo da natureza – nem de desenvolver ou organizar o raciocínio do senso comum dos jovens. Aprender Ciências requer mais do que desafiar as ideias anteriores dos alunos, através de questões sociocientíficas, requer que crianças e adolescentes sejam introduzidos numa forma diferente de pensar sobre o mundo natural e explorá-lo. A eletroquímica, embora bem importante na estrutura curricular da disciplina de Química, ainda causa dúvidas quanto ao seu entendimento, pois possui muitos conceitos de física, sendo assim, multidisciplinar. É um ramo que se dedica aos estudos das reações químicas em que há transferência de elétrons (PERUZZO, 1997). Este trabalho tem como objetivo utilizar a temática eletroquímica proporcionando a contextualização deste tema, por meio de uma oficina temática, traduzindo-se numa oportunidade de melhor entender o papel desse conteúdo no ensino da química, para a formação de um pensamento crítico-científico dos estudantes.

Material e métodos

As atividades a seguir foram realizadas em dois momentos, no Centro de Ensino Médio Almirante Tamandaré, localizado no bairro da Cohab, São Luís, Maranhão. Foram escolhidas, aleatoriamente, duas turmas do 3º ano (40 alunos) do ensino médio do turno vespertino no período de março a junho de 2016. Primordialmente, decidiu-se que a abordagem de conteúdos seria distinta nas turmas. Na turma 1, aplicou-se a oficina temática e avaliação final, enquanto na turma 2, aplicou-se aula teórica e avaliação final. Elaborou-se um questionário para os alunos, no qual sonda-se os conhecimentos prévios dos mesmos sobre conceitos gerais de Química voltados ao tema da oficina (Matéria, Partículas atômicas, Reações Químicas, Oxidação e Redução, Eletricidade, Eletroquímica e Corrosão) e também o tema específico deste trabalho, Eletroquímica, sondando a aprendizagem dos discentes. Na turma 1, realizaram-se experimentos simples (Reação entre cobre e nitrato de prata e reação entre alumínio e sulfato de cobre) demonstrando reações de oxirredução, explicando passo a passo as especificidades do sistema reacionário. Na turma 2, a abordagem foi realizada de forma tradicional, com aula teórica utilizando quadro branco. Ao final, os estudantes foram submetidos a um quiz sobre o Eletroquímica, uma teste composto por 10 perguntas objetivas, questionando os tópicos abordados na sala de aula.

Resultado e discussão

Como esperado, as oficinas temáticas possuem como alicerces a contextualização do conhecimento e a experimentação (PAZINATO; BRAIBANTE, 2014). Com isso, os índices de acertos da turma 1 no quiz foram significativamente melhores que os obtidos na turma 2 (Gráfico 1). Verifica-se que a média de acertos da turma 1 obteve aproveitamento de 92,5%, enquanto a turma 2, 77,5%, acréscimo de 15% de acertos no quiz. Tal fato deve-se ao fato dos estudantes abordarem a temática por meio da experimentação, no qual apresenta-se como um meio facilitador à aprendizagem.

Grafico 1

Gráfico demonstrativo de quantidade de acertos e erros das perguntas do jogo proposto ao final da oficina

Conclusões

Através da realização da oficina temática de Eletroquímica, verificou-se que as aulas são mais bem compreendidas com a realização de experimentos paralelo a aula teórica. Essa se faz por trazer algo abstrato, como o movimento dos elétrons, a formação de novas substâncias e o processo de oxidação e redução, para o concreto, algo possível de ser observado. Cria-se, com isso, uma forma facilitadora para a aprendizagem de Química, preferencialmente pelo aluno se ver fazendo ciência, sair do mundo de textos e fórmulas, para a realidade aplicada.

Agradecimentos

À Universidade Estadual do Maranhão, ao professor Sálio (docente do CEAT) e a todos que colobararam na execução deste trabalho.

Referências

PAZINATO, M.S. e BRAIBANTE M.E.F. Oficina Temática Composição Química dos Alimentos. Química Nova na Escola, vol. 36, nº 4, p. 289-296, 2014.

PERUZZO, T.M. e CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Editora Moderna, 1997.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará