Software ChemSketch como ferramenta auxiliar no ensino de química para alunos de escola pública do ensino médio no município de Macapá.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento de Matos, J. (UEAP) ; Nascimento de Matos Chermont, J. (UEAP) ; Nascimento Guedes, J. (UEAP) ; Campos Silva, R. (UFPA) ; Rodrigues Santos, C.B. (UNIFAP) ; Silva Bitencourt, L. (UEP) ; Belem dos Santos, K.L. (UNIFAP)

Resumo

A proposta deste trabalho é relatar o desenvolvimento de pesquisa realizado em escola estadual no município de Macapá no estado do Amapá em que a utilização do software ChemSketch como ferramenta auxiliar no ensino de química orgânica, um dos objetivos do presente trabalho é investigar o potencial pedagógico dessa ferramenta de baixo custo para alunos do terceiro ano do ensino médio.

Palavras chaves

Software educacional; Ferramenta Pedagógica; Ferramenta de Baixo Custo

Introdução

A cerca de 50 anos o computador tem sido utilizado por vários países para melhorias no processo de ensino aprendizagem, desde então vem sofrendo mudanças para atender as expectativas no processo educacional o que culminou na criação de softwares para a educação desde softwares de instrução a simuladores. Da mesma maneira que as Tecnologias da informação e comunicação (TIC) vem sofrendo melhorias a disciplina química também vem desafiando os professores a desenvolverem estratégias de ensino que facilitem a transmissão do conhecimento Bona (2009), desta forma dentre várias estratégias de ensino a utilização da (TIC) por meio de simulação em software educacional foi utilizado para auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos alunos na disciplina, utilizando este método para desenvolver conhecimento e não apenas confirmar ideias apresentadas anteriormente, Vale ressaltar que o uso de tecnologias na educação pode ser visto como metodologia de baixo custo pois grande parte dos softwares disponíveis são de plataformas gratuitas além de possuir layout de fácil interpretação, uma vez que se encontra limitações financeiras no ensino.

Material e métodos

Inicialmente os alunos receberam material didático com informações e figuras relacionadas ao conteúdo de química orgânica com foco na nomenclatura e projeção de moléculas orgânicas durante a explicação do conteúdo utilizava-se a representação das moléculas no software ChemSketch em projetor multimídia objetivando facilitar a interpretação do conteúdo proposto, ao final os discentes responderam questionário semiestruturado para avaliar de acordo com a opinião dos estudantes a contribuição desta metodologia à sua aprendizagem. Vale ressaltar ainda que os alunos não manusearam o software porem tiveram instruções de como instala-lo e utiliza-lo.

Resultado e discussão

A figura 1, apresenta o layout do programa ChemSketch em ambientes 2D e 3D, pode-se observar que o programa está projetado para o idioma inglês, gerando pequeno problema, este foi resolvido com página na web que faz tradução de palavras e textos. Os alunos demonstraram interesse em manusear o software porem, a utilização de sala de informática não estava disponível, levando em consideração o comportamento dos alunos e analise do questionário aplicado, foi notado que 100% dos alunos conseguiram compreender a conformação das moléculas no plano espacial 3D principalmente, conseguiram visualizar e diferenciar compostos fora do quadro branco,a representação estrutural tridimensional das moléculas nos programas computacionais e a construção de modelos moleculares são importantes para o aprendizado das características geométricas e moleculares essenciais, segundo Vygotsky (1987) a capacidade de pensar de uma pessoa é resultado daquilo que ela adquire com os meios simbólicos e é neste sentido que surgiu a ideia de utilizar softwares como método de ensino na disciplina de química. Para Coscarelli (1998) quando maior a quantidade de estímulos, visuais e sonoros, aumenta-se a possibilidade de aprendizagem.

Figura 1

layout do software ChemSketch em ambiente 2D e 3D

Conclusões

Percebeu-se ao final da utilização do software mais interesse dos alunos em utilizar a ferramenta, inicialmente eles utilizavam o computador como instrumento de pesquisa, tornando a tela do computador apenas uma página de um livro, transformando a TIC um recurso avançado para experiências rusticas desta forma a atualização e treinamento periódico de professores da rede pública, para utilizar este tipo de ferramenta torna-se grande diferencial para a melhoria do ensino.

Agradecimentos

Referências

BONA, Berenice de Oliveira. Análise de Softwares educativos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Luterana do
Brasil. Carazinho, RS – Brasil. Disponível em www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID71/v4_n1_a2009.pdf. Acesso em 29 de janeiro de 2015

COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino aprendizagem. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, mar./abr., 1998, p.36-45.

Vygotsky, L. S. (1987). The Collected Works of L.S. Vygotsky: Problems of General Psychology. (vol. 1). New York: Plenum Press.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará