O uso de blog como ferramenta no estudo da sstereoquímica de compostos orgânicos

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, A.L.P. (UFC) ; Nunes, F.M. (UFC)

Resumo

Na busca por melhorar o processo de ensino-aprendizagem no estudo de Química, principalmente em conteúdos estratégicos da Química Orgânica como a estereoquímica, diversas estratégias vem sendo desenvolvidas. O uso de tecnologias digitais como o blog vem contribuindo significativo nesses processos. Com esse intuito, essa ferramenta foi utilizada durante as aulas de estereoquímica com o objetivo de estimular e aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Os resultados obtidos com essa metodologia foram muito promissores aumentando o rendimento da turma avaliada em comparação com outras turmas que não tiveram essa ferramenta no auxílio do processo de aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de Química; Blog; Estereoquímica

Introdução

As metodologias aplicadas no ensino de Química precisam ser reformuladas a cada dia, a fim de integrar melhor o aluno com o conteúdo que deve ser trabalhado em sala de aula. Dentro dessa temática, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem ganhado especial atenção no desenvolvimento de novas metodologias. Além de ações pontuais que tem como objetivo principal a participação dos alunos em sala de aula outros estudos estão sendo realizados com o objetivo de formar docentes capacitados para as TDIC dentro de sala de aula (ALAN & PICONEZ, 2010). Diversos trabalhos relacionados as TDIC estão utilizando como ferramenta digitais a rede social Facebook, o site de divulgação de vídeos Youtube, o serviço virtual de armazenamento Google driver e Blogs que podem ser criados por qualquer usuário de internet (PROFITIC, 2015). Nesse trabalho utilizamos um Blog no auxílio das aulas de esteroquímica da disciplina de Química Orgânica I com alunos de cursos das ciências agrárias.

Material e métodos

Nesse trabalho foram aplicados formulários para avaliação dentro da turma em estudo para a escolha de qual ferramenta digital seria mais apropriada para o auxílio nas aulas de estereoquímica, a escolha deveria ser realizada em função daquela que oferecesse melhor condições de acesso e trabalhos aos alunos. Depois de escolhida a ferramenta digital a ser realizada, a metodologia de ensino baseava-se na discussão de assuntos dentro do blog com a turma antes do conteúdo ser aplicado em sala de aula e que tinha como principal objetivo a formação de conhecimentos prévios pelos alunos. Os alunos que apresentavam alguma dificuldade no uso do blog foram auxiliados por uma monitora que dominava o uso dessa ferramenta digital. A eficiência dessa metodologia foi avaliada através da comparação de resultados das avaliações de estereoquímica da turma em estudo, com outra turma de mesmo nível a qual não foi usada nenhuma ferramenta digital no auxílio da apresentação do conteúdo.

Resultado e discussão

A escolha da ferramenta digital utilizada baseou-se naquela que fosse mais adequada aos alunos tanto do ponto de vista de facilidade de acesso como aptidão no uso. As ferramentas digitais em que os alunos tiveram maior facilidade foram Blogs e Facebook, esses resultados são justificáveis uma vez que os Blogs são de fácil uso e o Facebook é atualmente uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Das duas ferramentas a que se mostrou mais adequada no auxílio das aulas foi o Blog uma vez que cerca de 10% da turma não tinha perfil cadastrado no Facebook. Após a escolha do blog diversas discussões dentro do ambiente virtual criado foram realizadas e baseava-se inicialmente na pesquisa de tópicos relacionados ao estudo da estereoquímica. Os alunos deveriam postar suas respostas e questionamentos em até 7 dias após a postagem do professor. Cerca de 70% da turma respondiam aos questionamentos nos primeiro 3 dias e o restantes até o último dia determinado e alguns alunos não demostravam interesse durantes as primeiras discussões mas à medida que essas ações foram contribuindo nas discussões em sala de aula a participação no blog foi aumentando. As questões trabalhadas relacionavam-se com conceitos básicos a fim de estimular os alunos e não dificultar o aprendizado. Alguns exemplos das questões postadas são: (i) O que é estereoquímica; (ii) Qual a diferença entre isômeros constitucionais e estereoisômeros; (iii) Defina: enantiômeros, diastereoisômeros e composto meso; (iv) Os prefixos E e Z são usados na nomenclatura de alcenos. Quando esses prefixos são usados? A análise da eficiência do uso do blog foi realizada por comparação com outra turma em que não foi usada essa metodologia e os resultados mostraram um aumento significativo nas notas da turma que utilizou o blog.

Conclusões

Com o objetivo de aumentar o interesse dos alunos e consequentemente torna-los agentes ativos dentro da sala de aula são desenvolvidas diversas estratégias para este fim. As TDIC vem oferecendo diversas alternativas que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, principalmente no ensino da estereoquímica de compostos orgânicos onde muitas vezes é formado uma barreira para os alunos que não conseguem assimilar de maneira adequada os conceitos. O uso do blog mostrou-se bastante eficiente nesse caso, pois além de ser de fácil uso aumenta a interação dos alunos em grupo.

Agradecimentos

Agradecemos a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo apoio financeiro.

Referências

ALLAN, L. M.; PICONEZ, S. C. B. Aprender em parceria: estudo de metodologia para
inserção das tdic na formação continuada de professores da educação básica. Congresso Iberoamericano de Educação. Livro de resumos. Buenos Aires, Argentina, 2010.
PROFITIC: Formação para Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação: www.profitic.virtual.ufc.br. Acessado em 3 de novembro de 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará