Relato de Experiência Estágio Supervisionado: Pesquisa e Quiz aplicado ao conteúdo de Tabela Periódica

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Daniela dos Santos, K. (IFS) ; Pinto de Albuquerque Melo, R. (IFS)

Resumo

Este artigo é um relato das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado I, a qual faz parte do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe (IFS-Campus Aracaju). A realização do estagio efetuou-se numa turma de 1° ano no período vespertino, do Colégio Estadual Governador Valadares localizado no Bairro 18 do Forte na cidade de Aracaju-SE. O objetivo do referido estágio foi conhecer a realidade vivenciada no contexto escolar, a qual teve como base as observações de aulas ministradas pela professora titular de Química do ensino médio e em seguida a regência das turmas propondo metodologias inovadoras que fossem adequadas aos alunos e conteúdo estudado.

Palavras chaves

Jogo; Pesquisa; Estágio supervisionado

Introdução

O ensino de química geralmente é visto pelos alunos, como uma disciplina cansativa e de difícil compreensão, uma vez que, comumente, a aula é ministrada buscando memorizar as inúmeras fórmulas, onde o aluno cria apatia pelo conteúdo. Neste sentido faz-se necessário que o professor utilize ferramentas que facilitem o aprendizado, tais como as atividades lúdicas, que podem ser uma estratégia de motivação que favoreça a abstração do conteúdo por parte dos aprendizes. Os jogos são indicados como um recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos, auxiliando o professor a desenvolver uma aprendizagem prazerosa, lúdica e significativa para o aluno, melhorando o rendimento dos estudantes na disciplina, assim como, contribuindo para a sua formação social, pois os jogos promovem o debate e a comunicação em sala de aula. O jogo não deve ser levado à sala de aula apenas para preencher lacunas de horários ou para tornar o ensino de química mais divertido. Além disso, na escolha de um jogo, devem-se considerar dois aspectos: o motivacional – ligado ao interesse do aluno pela atividade (equilíbrio entre a função lúdica e função educativa); e o de coerência – ligado à totalidade de regras, dos objetivos pedagógicos e materiais utilizados para o seu desenvolvimento em sala de aula(GRASSI 2008). . O objetivo de uma pesquisa exploratória é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido, pouco explorado. Ao final de uma pesquisa exploratória, o aluno conhecerá mais sobre o assunto pesquisado (Gil 2008). Portanto,a pesquisa escolar é fundamental para formação do senso critico do educando.

Material e métodos

Baseado na utilização de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem foi proposta uma pesquisa exploratória associada a um jogo didático (Quiz), com o intuito de trabalhar o conteúdo químico de Tabela Periódica, durante uma das etapas (Atividade Docente) da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Sergipe/ Campus Aracaju. O trabalho foi aplicado a uma turma de 37 alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Valadares na cidade de Aracaju- SE. Os alunos eram bastante participativos e abertos à atividades mais dinâmicas, organizavam-se sempre em grupos, facilitando uma atividade coletiva. Inicialmente, foi realizado um sorteio em sala com o nome de trinta e sete elementos químicos (proporcional ao número de alunos). Cada aluno realizou uma pesquisa (i) sobre o elemento químico sorteado, levando em consideração a sua aplicabilidade, bem como, a importância em seu cotidiano, assim como (ii) uma curiosidade sobre qualquer outro elemento que julgou interessante e/ ou relevante. As aulas ministradas nesta atividade tiveram como eixo contextualizador a presença dos elementos químicos no cotidiano e as exemplificações dos conceitos em aula eram sempre baseadas em informações levadas pelos alunos nas pesquisas já finalizadas. Com base nas pesquisas dos alunos, foram elaboradas perguntas de múltipla escolha para o Quiz. A turma foi dividida em grupos para a realização do jogo, as perguntas foram feitas para todos os grupos e cada líder do grupo levantava a placa com a alternativa correspondente a resposta correta após um tempo que era cronometrado. Vencendo o grupo que conseguisse uma maior pontuação.

Resultado e discussão

A metodologia adotada com objetivo de tornar o conteúdo mais atrativo foi satisfatória, ficou nítido a evolução conceitual dos alunos na última aula, onde a maioria dos alunos participou relembrando conceitos de aulas passadas. Após atividade a turma mostrava-se animada e comentavam entre eles a autoria de cada material selecionado para perguntas. O jogo proporcionou uma socialização das pesquisas realizadas com as diversas aplicações dos elementos químicos pesquisados. O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno estagiário, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão. A prática do estágio é o momento onde coloca-se em pratica nossos conhecimentos adquiridos, apresentamos conteúdos adequando a metodologias em sala de acordo com teorias de educação estudadas. A proposta de planejar aulas com métodos inovadores foi um desafio que proporcionou um vasto conhecimento, além do aprendizado adquirido na prática da regência foi possível perceber o quanto podemos aprender com nossos alunos e entender que todo aluno traz consigo um currículo oculto, ou seja, ao mesmo tempo em que ensinamos também aprendemos.

PLACAS

PLACAS UTILIZADAS NO QUIZ

Conclusões

O Quiz foi bem aceito pelos alunos, houve uma grande participação e motivação pela atividade, mostrando ser útil como recurso didático ao aprendizado do conteúdo de Tabela Periódica. Foi possível observar uma socialização das pesquisas realizadas, mostrando as diversas aplicações dos elementos químicos pesquisados, despertando dessa forma o interesse dos alunos pelo conhecimento científico.

Agradecimentos

Agradeço a professora do Ensino Médio em química, Benizia Santana Luz e a direção do Colégio Governador Valadares pela oportunidade de estágio.

Referências

GIL.ANTÔNIO CARLOS.Como elaborar projetos de pesquisa. 4° edição São Paulo,Atlas, 2008.
GRASSI.T.M. Oficinas psicopedagógicas. 2° edição, Curitiba, IBPEX 2008.

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