Desenvolvimento de materiais didáticos para o Ensino de Química.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Caldas Rocha, W. (UFAM) ; Gurgel da Costa, A.C. (UFAM) ; Gama, A.K. (UFAM) ; Souza, B. (UFAM) ; Lopes, L.S. (UFAM) ; Feitosa, J.S. (UFAM) ; Penedo, A.G. (UFAM)

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido para estimular os discentes do curso de Ciências-Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas, a produzirem materiais didáticos para auxiliarem nas aulas práticas no ensino de Química, pois estas são uma das dificuldades de aprendizado desta disciplina, devido as escolas não possuírem, em suas instalações, um laboratório de Ciências. Para diminuir essas dificuldades foram elaborados materiais pedagógicos que consistem em três maletas de madeira contendo, cada uma, materiais para realização de experimentos e seus respectivos roteiros. Elas serão utilizadas no decorrer das aulas de química do 1°, 2º e 3º ano de Ensino Médio, minimizando assim, a falta de um laboratório na escola para realização de experimentos.

Palavras chaves

Ensino ; Química; Experimentos

Introdução

O desenvolvimento de materiais didáticos requer uma grande iniciativa por parte dos professores, alguns podem inibir-se por conta da mudança de sua metodologia, pela falta de suporte pedagógico ou até mesmo a falta de uma estrutura adequada para a o desenvolvimento de atividades práticas. Há uma grande dificuldade por parte dos alunos em relacionar e aplicar os conteúdos de química aprendidos em sala de aula como o cotidiano vivenciado por eles. "A utilização da experimentação contextualizada em sala de aula é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação” (GUIMARÃES p.198 et al.,2009), contribuindo, assim, para um melhor aprendizado do aluno.

Material e métodos

A princípio foram selecionadas três maletas do laboratório de Ensino de Biologia Química, que estavam inutilizadas. Foram realizadas reformas nas maletas, tais como, limpeza, pintura e revestimento com E.V.A. Cada dupla ficou responsável por uma maleta e seus respectivos temas mediante sorteio. A primeira dupla ficou responsável por preparar experimentos para aula de Química do 1º ano do ensino Médio, assim como, a 2° e 3º dupla para os 2° e 3° ano do Ensino Médio respectivamente. Foram realizadas várias pesquisas bibliográficas para a escolha dos experimentos e os materiais que seriam necessários para desenvolvê-los. Cada prática foi testada antes de ser executada nas escolas, para evitar eventuais problemas, e envolviam temas como Modelos Atômicos, tipos de misturas e hidrocarbonetos. Foi realizada uma apresentação na escola Estadual Dom Mário, no município de Coari-Amazonas, aos alunos do ensino médio, finalizando com um questionário onde os alunos relataram sobre a importância do desenvolvimento desse projeto na referida escola.

Resultado e discussão

No decorrer do desenvolvimento do projeto observou-se que há uma grande necessidade de desenvolver materiais didáticos para melhoraria do ensino de química, tanto por acadêmicos de Licenciatura em Química quanto por professores que já atuam na área. Cada prática que era planejada eram novas ideias que surgiam para a melhoria do ensino. Quanto a aplicação do projeto ao analisarmos o questionário aplicado, quanto a pergunta: “O que você achou do projeto e qual a sua importância?”, às turmas foram unânimes em reconhecer sua importância e como ele preenche a necessidade da escola trazendo mais conhecimentos para os alunos.

maletas com experimentos.

Maletas contendo os experimentos que foram utilizados nas aulas práticas de Química.

Conclusões

Ao realizar aulas práticas através de experimentos simples pode-se observar quão importante é o estudo da Química em nosso dia a dia pois ela está presente em tudo o que fazemos. Portanto esse projeto foi bem aceito pelos discentes que absorveram ao máximo todo o conhecimento que ali foi repassado a eles através de experimentos bem elaborados, tirando assim, as dúvidas que muitos deles tinham.

Agradecimentos

Agradecimentos:A Deus,Universidade Federal do Amazonas,PROEXT- Pró- Reitoria de Extensão,PACE-Programa de Atividade Currícular de Extenção,Dra. Waldireny Caldas Rocha, Es

Referências

GUIMARÃES, Cleison Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará