Piquenique Científico: estratégia didática para integrar alunos ingressantes dos cursos de Ciências Naturais na UFT campus Araguaína.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Dionysio, R.B. (UFT) ; Dionysio, L.G.M. (IFTO) ; Silva, R.M. (UFT) ; Silva, A.A.V. (UFT) ; Silva, E.A. (UFT) ; Santos, A.C.F. (UFT) ; Carvalho, R.S. (UFT) ; Almeida, R.S. (UFT) ; Sousa, A.S. (UFT) ; Rocha, G.A. (UFT)

Resumo

A universidade promove vários programas que atendem diversos objetivos, o presente trabalho apresenta uma estratégia que foi utilizada pelo grupo UFT com Química no Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI) para integrar os alunos ingressantes do Curso de Ciências Naturais – Biologia, Física e Química. O Piquenique Científico foi arquitetado com o objetivo de reunir Ciência, Arte e Relações Humanas numa atividade que aconteceu num parque municipal da cidade de Araguaína no Tocantins. Houve uma participação significativa de alunos e todos trouxeram sua contribuição científica que compôs um Varal da Ciência. A atividade atendeu as expectativas e abriu espaço para que novos eventos desse tipo ocorram em ambientes não formais de ensino.

Palavras chaves

Programas Universitários; Divulgação Científica; Combate a Evasão

Introdução

O presente trabalho apresenta as estratégias didáticas com alunos ingressantes no curso de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Tocantins campus Araguaína, que envolve os cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia. Esses cursos estão vinculados por três sementes devido ao REUNI, o que possibilita intensas trocas entre os discentes e a promoção de atividades interdisciplinares que trazem elementos agregadores para a formação inicial desses discentes. Devido a um cenário de crescente evasão a UFT criou o Programa de Apoio as Discente Ingressante que tem como objetivo atender as necessidades iniciais do aluno ingressante na instituição de ensino superior. Esse programa é formado por projetos isolados de professores que estão vinculados a disciplinas dos três primeiros semestres do curso. O grupo UFT com Química está vinculado a disciplina de Introdução a Química e é composto atualmente por uma professora orientadora da UFT, um professor colaborador do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) , cinco alunos bolsistas e três alunos voluntários. Além de aulas de tutoria, o grupo acredita que é necessário criar eventos onde a Química seja apresentada dentro de um contexto inovador(KRASILCHIK, MARADINO , 2004). E foi assim que nasceu o I Piquenique Científico. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o caráter inovador da atividade e suas potencialidades de integração e alfabetização científica (Chassot, 2003)para sujeitos envolvidos diretamente e indiretamente.

Material e métodos

A atividade foi planejada para o último domingo do mês de abril, no Parque Cimba, e foi criada de maneira colaborativa por professores e alunos do grupo UFT com Química. A proposta de criação do evento partiu da ideia de elaborar uma situação onde pudesse haver integração dos alunos ingressantes e eles pudessem trazer uma contribuição científica mostrando seu protagonismo. Dessa forma, o Piquenique Científico convocava os sujeitos a participarem de um lanche coletivo e que extraíssem algo de científico do alimento que levariam para o evento. O evento foi divulgado através de cartazes na universidade e também de redes sociais. Foi sugerido aos participantes que suas contribuições científicas viessem numa folha de papel para compor um Varal Científico no local. A ideia do varal surgiu para que os conhecimentos científicos fossem divulgados para as pessoas do parque durante o evento.

Resultado e discussão

O evento sofreu ampla divulgação pelas redes sociais. Iniciou-se por uma divulgação pelos membros do grupo UFT com Química e na véspera do evento, houve o compartilhamento por vária paginas locais inclusive da prefeitura municipal. Os alunos organizaram um espaço físico no parque de modo a ficar confortável e promover a integração dos participantes. Tivemos a participação de 25 pessoas e todas colaboraram com informações para o Varal Científico. O varal despertou a atenção dos alunos participante e também de pessoas que estavam presentes no parque. Durante o evento, os alunos relataram a satisfação em participar de uma atividade que de maneira informal promovia a integração entre eles e trazia também a oportunidade de olhar a ciência de maneira diferenciada e prazerosa.

Conclusões

O evento permitiu intensas trocas de saberes entre os componentes do grupo UFT com Química em prol da criação de um evento que agregasse leveza e não deixasse de ter um momento científico. De maneira geral, os participantes gostaram muito e mostraram-se interessados no Varal Científico. Durante a visitação do varal, percebemos que muitos participantes comentavam sobre as informações e apresentando outras propostas a partir daquela que foi mencionada. Dessa forma, acreditamos que o evento contribuiu significativamente para trazer a ciência de maneira inovadora e integrando diferentes sujeitos.

Agradecimentos

IFTO, UFT

Referências

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3. edição.Ed. Unijuí, Ijuí/RS, 2003.
KRASILCHIK, M. e MARADINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania – Coleção Cotidiano Escolar, 1. edição. São Paulo: Moderna, 2004.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará