Fotoquímica: a utilização de fotografia como ferramenta de protagonismo discente no Ensino de Química.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, S.N. (IFTO) ; Dionysio, L.G.M. (IFTO) ; Dionysio, R.B. (UFT)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pratica pedagógica realizada em duas escolas particulares do município do Rio de Janeiro com objetivo de trabalhar conceitos iniciais da Química através de Alfabetização Científica e promovendo uma Divulgação Científica na comunidade Escolar. Para isso, utilizou-se de imagens que foram capturadas e contextualizadas pelos estudantes através de relações entre os conteúdos curriculares abordados e o situações do cotidiano. Os estudantes participaram intensamente da atividade, produzindo materiais que integraram as matrizes da linguagem textual e imagética de forma harmônica e inovadora.

Palavras chaves

Educação em Química; Imagens; Divulgação Científica

Introdução

A introdução de novos conceitos curriculares tem sido um desafio para os professores que desejam trabalhar o Ensino de Química de maneira contextualizada. Inúmeras metodologias vêm sido testadas e divulgadas em prol de situações de ensino que integrem conceitos curriculares, vivencias pessoais e situações problemas para serem solucionadas através de relações entre teoria e prática. Dentro desse viés, criou-se uma atividade pedagógica que teve como objetivo trabalhar conceitos introdutórios da Química, Alfabetização Científica e Divulgação Científica. Segundo Driver et al (1999, p.36) aprender ciências é um estudo da natureza e não uma questão simplória de ampliar os conhecimentos sobre alguns fenômenos. Assim, buscou-se através da atividade desenvolver o olhar dos estudantes nesse sentido, de observar a natureza de maneira mais crítica e com filtros científicos. Aprender ciências requer mais do que desafiar as ideias anteriores dos alunos, através de eventos discrepantes. Aprender ciências requer que crianças e adolescentes sejam introduzidos numa forma diferente de pensar sobre o mundo natura e de explica-lo. ( DRIVER et al, 1999, p.36) A proposta teve como principal foco trabalhar o conhecimento químico a nível fenomenológico, que de acordo cos os estudos de Mortimer, Machado e Romanelli (2000) busca realizar observações passiveis de descrições, quantificações e determinações.

Material e métodos

A atividade pedagógica foi desenvolvida com duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de duas escolas particulares localizadas no município do Rio de Janeiro. Através do eixo organizador de contextualização, os conteúdos foram apresentados aos estudantes durante a aula teórica. Durante esse processo, os estudantes foram convidados a apresentar exemplos e situações. Posteriormente foram convidados a retratar a Química presente no cotidiano através de imagens fotográficas. Foi solicitado também que eles realizassem uma breve descrição do fenômeno de maneira atraente, mas sem perder o rigor científico. Os conceitos trabalhados na teoria foram referentes a uma breve apresentação da disciplina, ou seja, de maneira discreta como a Química esta presente em contextos sociais, econômicos e tecnológicos. A Alfabetização Científica se dá no momento onde o estudante, na posição de protagonista busca elementos do seu cotidiano que se relacione diretamente ou indiretamente com os temas trabalhados em aula. E por fim a Divulgação Científica surge quando esses alunos são convidados a comunicar para a comunidade escolar aquilo que eles produziram através de observações e pesquisa de cunho científico. Os alunos tiveram um prazo de 15 dias para preparar o material e estavam cientes de que era necessário trabalhar a estética do material pois ele seria exposto para que a comunidade escolar tivesse acesso.

Resultado e discussão

Participou da tarefa um total de 50 alunos das duas turmas. Apenas 4% realizaram a tarefa fora do padrão e não tiveram o material exposto nos murais da escola. Os demais foram expostos e visitados por alunos, professores, funcionais em geral e também por pais de alunos. Como a escolha do tema foi livre, os estudantes tiveram a liberdade de capturar situações diversas do cotidiano para a construção do material imagético. No entanto observou-se que a maioria dos estudantes trouxe como tema geral reações químicas como apresenta o gráfico a seguir (Figura 1). Ao abordar Reações Químicas, os alunos selecionaram na maioria dos casos as reações de combustão (Figura 2). Fato esperado, pois no senso comum a queima de modo geral chama sempre atenção.

Figura 1 – Temas abordados pelos alunos

Grafico com os temas abordados pelos alunos

Figura 2 – Tipos de Reações Químicas citadas

Reações químicas que foram abordadas pelos alunos.

Conclusões

Acredita-se que a Educação em Química deve abrir espaço para o protagonismo dos estudantes através de práticas inovadoras que permitam esses sujeitos se sentirem participantes ativos do processo de ensino aprendizagem. Materiais de divulgação científica podem ser criados por alunos como frutos da produção intelectual baseada em aulas teóricas de conteúdos curriculares e ser utilizados para alfabetização científica da comunidade escolar.

Agradecimentos

Colégio Metropolitano, Colégio Notre Dame Recreio, IFTO, UFT.

Referências

DRIVER, R. et al. Constructing scientific knowledge in classroom, Educational Researcher, n.7,p5-12, 1994. In: Tradução de MORTIMER, E. Construindo conhecimento em sala de aula. Química Nova na Escola, n.9, p.31-40, 1999.

MORTIMER, E.;MACHADO, A.H.;ROMANELLI, L. A proposta curricular de Química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, São Paulo: SBQ, v.23, n.2, p.273-283, 2000.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará