Dificuldades de aprendizagem em química no 2° ano do ensino médio

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Souza, A. (UFPA) ; Dantas, G. (UFPA)

Resumo

A disciplina de química ainda e vista como a vilã das materias, e segue com esse titulo devido a vários factores que interferem no ensino,Entre todas as dificuldades a maior ainda estar na forma como o professor atua em sala de aula, utilizando como recurso pedagógico o ensino tradicional deixando de trabalhar o processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada, ligando o ensino aos acontecimentos do cotidiano.

Palavras chaves

Aprendizagem ; Dificuldade ; Química

Introdução

O ensino de química ainda segue uma vertente tradicional na qual gera nos alunos um grande desinteresse pela matéria, mesmo esta estando presente no dia-a-dia do aluno, verificou-se então a necessidade de saber quais são os fatores que agravam esse desinteresse em relação à educação química1. Entre todas as dificuldades a maior ainda estar na forma como o professor atua em sala de aula, utilizando como recurso pedagógico somente a educação tradicional deixando de trabalhar o processo ensino-aprendizagem de forma contextualizada, ligando o ensino aos acontecimentos do cotidiano do aluno, para que estes possam perceber a importância da química para a uma sociedade avançada2. Deixado de caracterizar essa disciplina como a vilã de toda a matéria, e percebendo que os conteúdos apresentados em sala podem estar presentes em qualquer lugar.

Material e métodos

A princípio foi feita uma pesquisa bibliográfica para elucidar o melhor método de obter os resultados qualitativos da pesquisa, posteriormente foram escolhidas as escolas as quais seriam feita a pesquisa, sendo uma pública (escola A) e outra particular (escola B) ambas da região metropolitana de Belém. Apos a escolha das escolas e uma reunião pedagógica com os diretores, pode-se passar um questionário contendo 3 questões objetivas e subjetivas relacionadas as dificuldades dos alunos na aprendizagem de química no 2° ano do ensino médio. Essa pesquisa se deu em uma semana e teve como sujeito 50 alunos sendo (20 da Escola A e 30 da Escola B) matriculados regularmente no 2° ano do ensino médio das escolas selecionadas.

Resultado e discussão

Para avaliar as dificuldades dos alunos na disciplina de química, foi apliacado aos mesmos um questionário composto de três perguntas objetivas e subjetivas a primeira pergunta tinha como finalidade investigar se os alunos gostavam de química. Foi obtido o seguinte resultado:escola(A)50% sim,30% não, 20 indecisos, escola(B)60% sim,27% não,13 indecisos.Como se percebe a maioria dos alunos,tanto da escola A como da escola B, gostam da disciplina. O segundo questionamento aos alunos foi: “ Você tem dificuldade em Química? Se sim, exemplifique.A partir dos gráficos 2, é possível notar que 40% da escola A e 57% da escola B têm maior dificuldade nos fundamentos de matemática,observa-se uma grande rejeição por parte do aluno com a disciplina, já que a mesma exige vasta compreensão dos cálculos matemáticos. Na terceira questão os alunos deram sugestoẽs de acordo com a situação de sua respectiva escola, com isso notou-se que os alunos da Escola A (rede pública), anseiam por melhores didáticas, aulas mais elaboradas com resoluções de exercício, exigindo assim do professor mais compromisso com a educação. E o gráfico 3, mostra que os alunos da Escola B (rede privada), requerem mais aulas práticas para poderem relacionar com conteúdo ministrados em sala, tendo em vista que a escola possui uma boa estrutura.

Conclusões

Nota-se que a maioria dos alunos vem tendo dificuldades, não somente com a química, mas também com a matemática e português, matérias estas que desempenham um grande papel na compreensão da disciplina. Mas esta dificuldade pode ser minimizada deixando-se de lado o tradicionalismo e passando a elaborar, planejar e conduzir aulas dinâmicas, que permita ao aluno desenvolver seu senso crítico. Mas é importante ressaltar que não existe uma receita pronta e acabada que possamos seguir para enfrentarmos os desafios de ensinar química.3

Agradecimentos

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação(PROEG)

Referências

1 Marques, A. da S.Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará.2011
2 S. G. da Silva.as principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará