A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA PERMANÊNCIA COMO DOCENTE: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Malaquias, D.S.L. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Cardoso, S.P. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

Tendo em vista a carência de professores com formação específica atuando na educação básica, ações visando a fixação dos licenciados no magistério tornou- se necessária. Este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição do PIBID na fixação como docente de 13 egressos do curso de licenciatura em química do IFRJ, que atuaram como bolsistas no PIBID. Para metade dos egressos a participação no programa contribuiu na decisão de permanecer como docente, com destaque para a relevância das experiências adquiridas e a superação do medo e da tensão em lecionar. Um total de 7 egressos estava atuando na educação básica, com os outros 6 manifestando interesse de atuar no magistério após a conclusão de cursos de pós-graduação.

Palavras chaves

PIBID; formação docente; egresso

Introdução

Um dos desafios das políticas públicas no Brasil tem sido a formação de professores e sua permanência na carreira docente. O Tribunal de Contas da União constatou, em 2013, déficit de 32,7 mil docentes com formação específica para atuarem no ensino médio, sendo a maior carência em Física (30% do déficit), Química (15% do déficit) e Sociologia (14% do déficit). O Censo Escolar de 2013 mostrou que dos docentes que atuam na educação básica, 25% não possuem formação adequada em curso de graduação. Os cursos de licenciatura não possuem prestígio e reconhecimento social, levando os estudantes a não se motivarem a atuar na carreira docente. Parte dos licenciados desiste do curso durante a graduação ou optam por não seguir no magistério. Isto ocorre como consequência da desvalorização profissional da carreira, mas também pelas dificuldades encontradas no desenvolvimento da profissão, e pelo salário, geralmente não condizente com a responsabilidade. O PIBID é um programa do governo federal que se preocupa, incentiva e valoriza a formação dos docentes para atuarem na educação básica, tendo como meta principal à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, e a inserção dos licenciandos em escolas da rede pública de educação básica. No Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o PIBID iniciou suas atividades em 2008, no Campus Nilópolis, totalizando em 2013 a participação de 140 alunos, vinculados a subprojetos na área de Ensino de Química, Física ou Matemática. O PIBID em município da Baixada Fluminense é ponto de destaque, pela carência de professores nas áreas de ciências exatas. Esta pesquisa teve objetivo de avaliar a contribuição do PIBID na fixação de egressos do curso de licenciatura em química do IFRJ/campus Nilópolis, como docentes na educação básica.

Material e métodos

Este trabalho apresenta um recorte de pesquisa qualitativa desenvolvida nos anos de 2014 e 2015, que analisou aspectos da contribuição do PIBID na formação acadêmica e na atividade profissional de egressos do curso de licenciatura em Química do IFRJ/campus Nilópolis. Foram convidados a participar da pesquisa 25 egresso, bolsistas do subprojeto de química do 1º e 2º editais do PIBID no IFRJ/campus Nilópolis, que concluíram o curso de licenciatura em Química até o final do ano de 2014. Destes, 13 aceitaram participar respondendo a um questionário contendo perguntas semi-estruturadas.

Resultado e discussão

Um dos objetivos do PIBID é auxiliar na fixação do licenciado como docente na educação básica. Dos 13 egressos participantes da pesquisa, 7 afirmaram que estão lecionando, com 5 deles aplicando as propostas metodológicas desenvolvidas no PIBID em sua prática docente. Os 6 egressos que não estavam lecionando optaram por participar de curso de pós-graduação, manifestando interesse de no futuro atuarem como docente. As colocações dos egressos quanto às dificuldades do trabalho docente, e a valorização profissional e salarial obtida com a pós-graduação, nos leva a questionar se no futuro estes docentes atuarão na educação básica. As respostas fornecidas não permitem uma clara avaliação sobre este tema, contudo, algumas falas apontam para a necessidade dos cursos de pós-graduação para obter melhor condição profissional, assim como o desejo de atuarem como professores de cursos de graduação e pós-graduação, que, segundo os egressos, proporcionam melhores salários e maior valorização por parte da sociedade. Quando questionados sobre a influência do PIBID na decisão de permanecer como docente, dos 12 egressos que responderam a questão, 6 afirmaram que houve influência do PIBID nesta decisão. Para eles, a participação no PIBID confirmou o desejo em lecionar, apesar das dificuldades durante a participação no programa, como, por exemplo, a difícil interação entre professor-aluno, destacando que através do programa conseguiram vencer o receio de não conseguir lecionar. Os 6 egressos que não foram influenciados pelo programa, já haviam decidido atuar como docente antes de iniciarem sua participação no PIBID, destacando que o programa foi importante por possibilitar a aquisição de novas experiências, aprimorando seus saberes específicos e a construção da sua identidade profissional.

Conclusões

A participação no PIBID foi importante para confirmar o desejo de atuar como docente em metade dos egressos participantes da pesquisa. Apesar das dificuldades encontradas nas escolas conveniadas, as experiências adquiridas em sala de aula foram consideradas relevantes, permitindo a superação do medo e da tensão em lecionar. No momento da pesquisa, sete egressos (53,8%) estavam atuando como docentes da educação básica, enquanto seis egressos (46,2%) não estavam lecionando, optando por participar de curso de pós-graduação, e manifestando interesse de no futuro atuarem como docente.

Agradecimentos

A CAPES pela bolsa e ao IFRJ pela ajuda financeira

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria normativa nº. 16, de 23 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial [da] República Federativa da Brasil, Brasília, DF, 24 dez. 2009. Seção 1, p.92.

BRITO, A. S. O impacto da exposição comemorativa do ano internacional da química nas escolas participantes do PIBID - IFRJ Nilópolis. 37 p. Monografia (Graduação). Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, Nilópolis, RJ, 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Brasília, 2014. 39 p. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2016.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU). Secretária de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto. Relatório de Auditoria Operacional Coordenada no ensino médio. Processo TC 007.081/2013-8. Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal3.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/noticias_arquivos/007.081-2013-8%20ensino%20medio.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará