Tratamento de resíduos gerados em aulas práticas de Química do Colégio de Aplicação da UFV: uma oportunidade de aprendizagem

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Damasceno, O.I.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Reis, C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Reis, E.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Oliveira, E.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Cerqueira, L.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA) ; Santos, L.M.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA)

Resumo

A produção de resíduos químicos em instituições de ensino foi um assunto pouco discutido durante muito tempo, de forma que a gestão dos resíduos gerados nas atividades cotidianas era inexistente. Toda essa despreocupação tem resultado no descarte inapropriado, acarretando prejuízos graves e até mesmo irreversíveis ao homem e a natureza. Seguindo a tendência da crescente preocupação mundial com a preservação do meio ambiente, este estudo propõe o gerenciamento de resíduos químicos gerados pelos alunos do CAp da UFV como uma oportunidade para o aprendizado da Química. Procedimentos como filtração, precipitação, neutralização e adsorção, foram utilizados para o cumprimento dos objetivos, comprovando, que o tratamento, além de necessário, pode ser realizado de maneira acessível e didática.

Palavras chaves

Resíduos químicos; Aprendizagem; Gerenciamento

Introdução

Os Institutos e Departamentos de Química das Universidades, além de todas as unidades que utilizam produtos químicos em suas rotinas de trabalho, têm sido confrontados, ao longo de muitos anos, com o problema relacionado ao tratamento e à disposição final dos resíduos gerados em seus laboratórios de ensino e pesquisa. Esses resíduos diferenciam-se daqueles gerados em unidades industriais por apresentarem baixo volume, mas grande diversidade de composição, o que dificulta a tarefa de estabelecer um tratamento químico e/ou uma disposição final padrão para todos. De maneira geral, esse problema atinge graves proporções e não tem recebido a devida atenção dos responsáveis. Na maioria dos casos os resíduos são estocados de forma inadequada aguardando um destino final, isso quando são estocados. Infelizmente, a cultura ainda dominante é a de descartá-los diretamente na pia do laboratório, já que a maioria das instituições públicas brasileiras de ensino e pesquisa não possui uma política institucional que permita um tratamento global do problema. Considerando a importância do assunto, esse estudo teve como objetivos, além da conscientização dos alunos, a substituição, a redução, o reaproveitamento e o tratamento dos resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino da instituição. É importante ressaltar que grande parte dos resíduos gerados no colégio de aplicação da UFV é passível de tratamento pelos próprios alunos, utilizando os conhecimentos químicos adquiridos durante os três anos do ensino médio na instituição.

Material e métodos

Adsorção de indicador em carvão ativado Foram coletados aproximadamente 5,3 L de resíduo alcalino (pH = 12) contendo fenolftaleína.Foi realizada a otimização da adsorção do indicador utilizando como adsorvente o carvão ativado. Para cada 100 mL do resíduo foram adicionados 0,300 g, 0,200 g e 0,100 g de carvão ativado, respectivamente. Os sistemas foram submetidos à agitação contínua de 10, 20 e 30 minutos cada em agitador. O sistema foi decantado, sendo obtido um sobrenadante incolor. Foi realizada uma filtração simples com o intuito de separar o carvão com o corante adsorvido, do sobrenadante. O sólido foi calcinado em forno mufla a 600 ˚C por 2h e no sobrenadante foram realizados testes para comprovar a adsorção da fenolftaleína. Tratamento do resíduo de dicromato. Foram coletados 1,1L de resíduo de dicromato contendo Ba2+, ao qual foi adicionado H2SO4 visando deslocar o equilíbrio no sentido do dicromato e precipitar o BaSO4, de acordo com as equações: Ba2+(aq) + SO42-(aq) ⇌ BaSO4(s) Cr2O72-(aq) + H2O(L) ⇌ 2CrO42-(aq) + 2 H+aq) O sulfato de bário foi removido por filtração simples e armazenado. Ao filtrado, adicionou-se Na2S2O4 (ditionito de sódio) para a redução do Cr(VI) a Cr(III). Em seguida, adicionou-se NaOH até a precipitação do Cr(OH)3, de acordo com as equações abaixo. Após a decantação, o precipitado foi separado por filtração à vácuo, secado, calcinado e armazenado. O sobrenadante foi neutralizado com ácido sulfúrico. Cr2O72-(aq) + S2O42-(aq) + 6 H+ (aq) ⇌ 2Cr3+(aq) + 2 SO42-(aq) + 3 H2O(l) Cr3+(aq) + 3OH-(aq) ⇌ Cr(OH)3(s)

Resultado e discussão

Adsorção do indicador em carvão ativado Nos procedimentos para otimização da adsorção da fenolftaleína em carvão ativado, os melhores resultados foram obtidos utilizando-se uma massa de 0,200 g do adsorvente para cada 100 mL do resíduo, sob agitação contínua por 30 min. Como resultado final, observou-se a redução do valor do pH e a total remoção da cor. Os testes realizados com o sobrenadante indicaram que houve a adsorção do indicador pelo adsorvente (carvão ativado). Após a filtração foram recolhidos 1,227 g do carvão com a fenolftaleína adsorvida que foi calcinada em forno mufla a 600 ºC durante 2h, sendo obtido como resíduo uma cinza com 0,012 g de massa. No tratamento desse resíduo o bário foi extraído por precipitação química com H2SO4, como BaSO4 (Kps = 1x10-10 a 0°C), sendo armazenado. O cromo(VI), cancerígeno e mutagênico pra o ser humano, foi reduzido para o Cr(III), que é uma espécie com muito menor toxicidade para o meio ambiente. A imobilização do cromo foi obtida através da precipitação na forma de hidróxido de cromo(III), obtendo-se posteriormente o Cr2O3 sólido como resultado da calcinação, sendo armazenado para uso posterior.

Conclusões

Pode-se considerar que os resíduos obtidos após os tratamentos propostos nesse estudo apresentaram uma toxicidade mínima, sendo atendidos os parâmetros estabelecidos pela Resolução 357 de 2005 do CONAMA para o descarte de efluentes. A pesquisa do tratamento de resíduos químicos é muito importante, não só para o meio ambiente como para os próprios educadores e alunos. Trata- se de uma excelente ferramenta para ensinar e fixar vários conceitos químicos, como por exemplo: concentração de soluções, oxirredução, adsorção, pH, neutralização e equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao CNPq e à FAPEMIG pelo apoio financeiro concedido e à Universidade Federal de Viçosa pela disponibilização dos laboratórios.

Referências

BACCAN, N.; ANDRADE, J.C. Química analítica quantitativa elementar. 3.ed – São Paulo, Edgar Blücher, 2001.
JARDIM, W. F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Revista Química Nova, 21(5), 671-673, 1998.
MERCK. Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos, versão 3.1 de 20/04/2015.
Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama> Acesso em 11 de agosto de 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará