AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAL ALTERNATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Margalho, J.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Souza, J.R.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Neves, R.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Silva, M.C.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Medeiros, E.X. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Margalho, J.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal a realização de aulas experimentais utilizando material alternativo e a contribuir no processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino de Química, para demonstrar que é possível a utilização deste método sem os tradicionais reagentes e vidrarias e até mesmo sem um laboratório. A avaliação desta metodologia foi realizada nas escolas públicas “Professor José Valente Ribeiro”, e “Professora Maria Helena Valente Tavares” ambas situadas no município de Ananindeua-Pará, onde pode-se comprovar através destas aulas o desempenho dos alunos em aprender Química, pois mostraram-se muito mais comprometidos com a disciplina, realizaram experimentos em sala de aula e relataram que a Química é mais interessante quando envolvida com o cotidiano.

Palavras chaves

Ensino de Química; material alternativo; aulas experimentais

Introdução

O Ensino de Química é considerado uma área importante a ser estudada. Atualmente, o que percebemos nas escolas na maioria das vezes, é que alguns docentes, priorizam o Ensino de Química apenas como uma transmissão de informações e não relacionam o conteúdo ministrado em sala de aula com o cotidiano do aluno, o que dificulta a aprendizagem. Sabemos que a ação educativa consiste na relação, educador e educando. Desta forma, o professor precisa produzir mais, pois, agindo assim, ele aguçará a curiosidade dos alunos e o estimulará a perguntar mais. De acordo com Freire, “Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica assim, é preciso, indispensável mesmo, que o professor se ache “repousado” no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que me faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, re-conhecer. (2007, p. 86)”. O presente trabalho teve como principal objetivo, realizar uma análise de aulas experimentais com material alternativo, culminando com a demonstração aos alunos de que é possível aprender química fora do modelo tradicional e com materiais que eles possuem em sua própria casa ou em seu cotidiano.

Material e métodos

Esta pesquisa é classificada como qualitativa. A proposta metodológica foi aplicada nas turmas do segundo ano do ensino médio, em duas escolas estaduais, Professor José Valente Ribeiro e professora Maria Helena Valente Tavares, ambas localizadas no distrito de Ananindeua-PA, com alunos de faixa etária entre 16 e 20 anos. As práticas foram realizadas em duas aulas. Cada aula com duração de 45 minutos. No primeiro momento foi aplicado um questionário constituído de 06 perguntas, enfatizando o interesse dos alunos em relação à disciplina de Química e a realização de aulas experimentais com material alternativo nas escolas. No segundo momento foram aplicadas as aulas experimentais com material alternativo, os quais foram: o violeta que desaparece, velocidade de uma reação, catálise e plástico de batata. E por último um segundo questionário, constituído de 05 perguntas objetivas, com o propósito de verificar a aceitação dos alunos em relação `a esses experimentos e comprovar se o mesmo, auxiliou no processo de ensino e aprendizagem dos discentes.

Resultado e discussão

As aulas experimentais com material alternativo foram aplicadas em duas turmas do segundo ano do ensino médio, uma composta por 23 alunos e outra por 21. Conforme o segundo questionário aplicado sobre aulas experimentais com material alternativo, houve um resultado positivo em relação à aceitação dos alunos quanto a essa prática, isto pode ser comprovado nos gráficos abaixo, onde 87% dos alunos da escola Professor José Valente Ribeiro e 83% dos alunos da escola Professora Maria Helena Valente Tavares, disseram que as aulas experimentais contribuem no processo de ensino e aprendizagem.

GRÁFICO 1



GRÁFICO 2



Conclusões

A química é a ciência que estuda as transformações da matéria. Com as aulas experimentais feitas em sala de aula com materiais alternativos, os alunos puderam observar esses fenômenos. A utilização de laboratórios de ciências e reagentes é essencial nas escolas. Entretanto, é possível elaborar uma aula de qualidade sem esses recursos, utilizando o que possuímos no cotidiano. Com base nos resultados obtidos, verificamos que as aulas experimentais apresentam uma maneira eficiente na contribuição do processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Universidade Federal do Pará e aos alunos do Ensino Médio da Escola Professor José Valente Ribeiro e a Professora Maria Helena Valente Tavares.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura.
FONSECA, M.R.M-Química: Meio ambiente,cidadania,tecnologia-1°ed
Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo. Paz e Terra, 2007. (Coleção Leitura).
Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed.; São Paulo: Centauro, 2006


Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará