Contextualização do Ensino de Química com a produção de perfume, através do PIBID

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Melo, J. (IF SERTÃO-PE) ; Martins da Silva, M.J. (IF SERTÃO-PE) ; Mendes Costa, A. (IF SERTÃO-PE) ; Tavares Leandro, D. (IF SERTÃO-PE) ; de Souza Marques, V. (IF SERTÃO-PE) ; Alves Vieira, I. (IF SERTÃO-PE) ; da Costa Santos, E. (IF SERTÃO-PE) ; Anélio Duarte Júnior, N. (EREM SÃO SEBASTIAO)

Resumo

De acordo com estudos realizados, o Ensino de Química no contexto escolar apresenta diversas dificuldades. Estas ligadas a vários fatores, tais como a falta de contextualização dos conteúdos e a utilização apenas de atividades tradicionais. Diante disso, esse trabalho relata uma experiência vivenciada, durante as atividades, pelos bolsistas de iniciação a docência - pibidianos, realizada na EREM São Sebastião na cidade de Ouricuri-PE. A proposta do trabalho foi a realização de aula experimental usada como alternativa de diversificar a metodologia utilizada pelo professor a fim de aplicar os conhecimentos teóricos. Nessa atividade, foi executada a explanação sobre o tema perfumes e posteriormente foi realizada uma aula experimental de produção de perfumes.

Palavras chaves

contextualização; perfume; ensino de química

Introdução

O Ensino de Química, na maioria dos casos se dá de maneira desestimulante, baseado apenas em aulas tradicionais, em que ocorrem meras transmissões- recepções de conhecimento, com memorização de fórmulas e conteúdos superficiais quase sempre desvinculados do cotidiano dos discentes. Isso torna a química uma disciplina de difícil compreensão. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar que a contextualização do ensino de química é uma excelente ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem, pois possibilita que o aluno vivencie o conteúdo visto nas aulas teóricas, compreendendo a aplicação da Química cotidianamente. Como afirma MUNCHEN (2000, p.51), “a experimentação traz aos estudantes antes mesmo dos conceitos científicos, a possibilidade da construção e ação próprias, algo raramente vivenciado nas instituições educacionais da rede pública brasileira”. Além disso, a experimentação tem a função de tornar o ensino mais atraente e motivador, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, foi executada uma aula experimental de produção de perfumes pelos bolsistas do PIBID, atuantes na escola EREM São Sebastião, como uma forma de diversificar a metodologia de ensino utilizada pelo professor, bem como motivar os alunos ao estudo de química, mostrando a utilização de conceitos químicos no cotidiano.

Material e métodos

A aula teórica e experimental foi elaborada pelos bolsistas e aplicada com o auxílio do professor regente na turma do 1° ano do ensino médio, no 2º bimestre de 2015. Inicialmente foi feito uma apresentação em Power point sobre a história dos perfumes, mostrando sua composição, bem como os tipos de fragrâncias e perfumes. A partir dessa abordagem teórica foi planejada e executada uma aula de produção de perfumes, no laboratório da escola. Após a execução da aula experimental, os alunos responderam a um questionário com perguntas referentes à aula aplicada.

Resultado e discussão

Durante a execução da aula prática, foi observado que os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas, demonstrando curiosidade e interesse pelo assunto. A utilização do tema perfumes contribuiu para contextualização do ensino de Química, provocando nos discentes um maior interesse e motivação, levando-os a conhecer a importância da química no cotidiano. A partir dos questionários, os alunos destacaram que a utilização da metodologia facilitou a compreensão de conceitos químicos além de diversificar as aulas da disciplina, como mostra a Tabela 01. MATOS et al (2012, p.2) afirmam que, “é preciso que as atividades experimentais sejam inseridas no ambiente de sala de aula para possibilitar que os alunos compreendam não somente as teorias das Ciências, mas também como se forma o conhecimento científico, o que permite a contextualização”[...].

Tabela 01: Visão dos alunos sobre a atividade realizada



Conclusões

Conclui-se que o uso de aulas práticas, utilizando-se da contextualização de conceitos químicos, torna a aula mais interessante e inovadora. Durante a atividade desenvolvida, observou-se que os alunos participaram ativamente de cada etapa desenvolvida, evidenciando a importância da contextualização e dinamização do Ensino de Química. Diante dos resultados alcançados, constata- se que a abordagem de temas presente no dia-a-dia dos alunos e a diversificação das aulas, torna o ensino mais atrativo e interessante, tendo grande importância para obter uma aprendizagem mais significativa.

Agradecimentos

A Deus por tudo que tens nos concedido; ao IF SERTÃO-PE por ofertar o curso de Licenciatura em Química e à Escola EREM São Sebastião pelo acolhimento.

Referências

REFERÊNCIAS:
MATOS, Ricardo A. F de. et al. A Preparação de Perfume como Proposta de Experimentação para o Ensino de Química no Ensino Médio. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI) Salvador-BA – 17 a 20 de julho de 2012.
MÜNCHEN, Sinara. Cosméticos: Uma possibilidade de abordagem para o Ensino de Química. 2012. 100 f. Dissertação (mestrado) – Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade federal de Santa Maria. Santa Maria - RS. 2012.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará