O USO DA TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO REAPROVEITAMENTO DE BOLINHAS DE DESODORANTE COMO UM MÉTODO LÚDICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva Tavares, J. (UEA) ; Trindade Colares, S.V. (UEA) ; Viana Guerreiro, M. (UEA) ; Garcia Freitas, M. (UEA) ; Machado de Souza, N. (UEA) ; Bentes Monteverde, A. (UEA) ; Maia Bó, C. (UEA) ; Marques dos Santos, R. (SEDUC-AM) ; Serrao Eleuterio, C.M. (UEA) ; Izuka Zanelato, A. (UEA)

Resumo

O trabalho tem como objetivo proporcionar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, com isso aplicamos o “O uso da tabela periódica através do reaproveitamento de bolinhas de desodorantes como um método lúdico para o ensino da química”, com o intuito de demonstrar como essa atividade aprimora a compreensão do conteúdo e conclui o processo do ensino aprendizagem na disciplina de química. A metodologia foi constitui uma tabela periódica no qual abrange os conteúdos básicos encontrados nos elementos químico contendo o símbolo, família, período, número atômico e massa atômica fazendo assim a construção da tabela. Com a construção dessa tabela além de auxiliar os alunos a conhecerem os elementos ela ressalta o reaproveitamento das bolinhas de desodorantes que são desperdiçados no lixo.

Palavras chaves

Ensino aprendizagem; química; tabela periódica

Introdução

Segundo Oliveira (2004), estudos e pesquisas mostram que o ensino de química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, formulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade que os alunos se encontram nessa situação, a química torna-se uma disciplina marcante fazendo com que os próprios estudantes questionam o motivo pelo qual estão estudando, pois o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado. Afirma Miranda (2002), a utilização dos jogos nas salas de aula pode trazer benefícios pedagógicos e fenômenos diretamente ligados a aprendizagem: cognição, afeição, socialização, motivação e criatividade. Segundo Kishimoto (1996), o jogo é considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Elas devem estar em equilíbrio. O uso dos jogos no ensino de química tem se mostrado uma alternativa adequada como meio de motivação e melhora na relação no ensino-aprendizagem. O estudo da tabela periódica aplicado em sala de aula é conhecido por suas propriedades e seus elementos. De tal forma que os alunos aprendam (decorar), este método foi muito usado por professores e consistia na tarefa do aluno em memorizar todos os elementos e seus respectivos símbolos atômicos. Como se não bastasse, eram cobrados também a ordem em que aparecem: família, período, a massa e número atômico e as propriedades de todos os elementos. Uma das estratégias para tornar o ensino da química significativo é a realização do uso de métodos lúdicos, pois buscamos elaborar uma tabela periódica reaproveitamento as bolinhas de desodorante para facilitar o aprendizado em sala de aula, de conhecer e assimilar os nomes dos elementos, seus símbolos, família, período e número atômico.

Material e métodos

A confecção da tabela foi realizada na Escola Estadual Don Gino Malvestio, envolvendo cerca de 30 estudantes do 2° ano do ensino médio. No início foi feita uma breve explicação do conteúdo com o intuito de que os alunos tenham o conhecimento do assunto. A tabela a ser aplicado reaproveitou materiais que seriam descartados, podendo prejudicar o meio ambiente, com a confecção da mesma mostramos que podemos reaproveitar materiais, como as bolinhas de desodorantes como uma proposta diferenciada para o ensino da tabela periódica. Na construção da tabela periódica foram utilizados bolinhas de desodorantes, tinta, pincel e confeccionamos junto com os alunos um tabuleiro vazio em forma de uma tabela periódica, informando os períodos, família e a cor específica à classificação do elemento químico. Nas bolinhas continha o símbolo dos elementos e o número atômico respectivamente. Para facilitar a aplicação dividimos a turma em grupo de três, no qual o jogo foi associar em forma de desafio para os grupos. A regra do jogo consistiu em perguntas e em cada acerto o grupo que acerta, um aluno encaixava no tabuleiro o elemento de acordo com seus respectivos lugares.

Resultado e discussão

Na oficina da construção da tabela observamos que a maioria dos estudantes, conseguiram responder as perguntas e encaixar as bolinhas em seus devidos lugares, facilitando a compreensão dos mesmos de modo divertido. Pois os conceitos aplicados em sala de aula muitas das vezes são tratados superficialmente nas aulas de química. Nesse intuito procuramos uma maneira de abordar os conteúdos químicos para motivar os alunos a gostar da matéria possibilitando a interação entre teoria e prática através de métodos lúdicos, contribuindo para a aprendizagem dos alunos no ensino da química. Foram feitas as seguintes perguntas no jogo: Qual o símbolo do elemento Z=25 que é encontrado em pedra coletadas no fundo do mar? Dê o nome e o símbolo de três elementos químicos classificados como metais, com o número atômico 3, 50 e 75? Existem quantos períodos na tabela periódica? Existem quantos grupos na tabela periódica? O magnésio está localizado em que coluna e família da tabela periódica? entre outras. Por meio dos resultados obtido através da aplicação das perguntas no jogo cerca de 46% disseram que gostaria que o professor utilizasse mais dessa metodologia, 36% disseram que o jogo ajudou no processo de ensino aprendizagem de química e 18% admitiram ter dificuldade no assunto de química. No final da oficina observamos que os estudantes compreenderam melhor os assuntos abordados. Pois, a aplicação do projeto na escola contribuiu para o desenvolvimento do ensino de química. Além de mostrar um método prático, de fácil compreensão e inovador.

Conclusões

Com a confecção da tabela foi possível averiguar que ocorreu uma melhoria na compreensão e complementação do conteúdo da tabela periódica no qual os alunos aperfeiçoaram conhecimentos de forma ativa e com isso facilitou o processo de ensino-aprendizagem nos alunos do ensino médio onde o presente projeto foi aplicado. Pois sabemos que os métodos lúdicos é uma ferramenta que favorece o despertar do interesse dos alunos compreendendo o conteúdo de forma mais fácil, sendo um recurso criativo e alternativo no ensino de química.

Agradecimentos

Agradecemos aos alunos pela contribuição, aos professores, a Escola Estadual Don Gino Malvestio e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)

Referências

OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de regras e resoluções de problemas. 2.ed. Petrópolis, Rj: Editora Vozes, 2004.

KISHIMOTO, T.M .Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996

MIRANDA, S. de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje.V.28, n. 168. Jan/fev. p.64-66, 2002.

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028-2004.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará