TÓPICOS AMBIENTAIS ABORDADOS NO ENEM E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Alves, T.R.S. (UFF) ; Rodrigues, T.S. (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS) ; Neves, M.A.F.S. (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS)

Resumo

Um dos acessos as universidades e faculdades ocorre hoje pelo ENEM onde os estudantes realizam provas objetivas em dois dias, além da redação. Um dos temas abordados é a questão ambiental. Desta forma, este trabalho visou a avaliação das questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no novo ENEM, onde o foco principal foi a abordagem da temática ambiental e a identificação dos tópicos ambientais mais recorrentes. Além disso, apresentou como esses tópicos podem ser utilizados como temas geradores para aulas de Química e quais questões se enquadraram nos objetos de conhecimento da Matriz de Referência da área de Química. Se seguiu a metodologia com característica de análise documental. Os resultados mostraram que houve um número significativo de questões com temáti

Palavras chaves

ambiental; ENEM; química

Introdução

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado no final da década de 1990 e desde a sua criação um dos temas abordados é o meio ambiente e/ou os impactos causados pela ação humana sobre o mesmo, onde muitas das vezes essas questões são multidisciplinares. Visto que a preocupação com o meio ambiente vem crescendo, a escola realmente possui um papel significante na formação de indivíduos conscientes, que não somente se preocupem, mas também atuem na minimização dos impactos ambientais. Com isso, novas práticas educacionais, associadas à formação de cidadãos, vêm sendo implementadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tem a preocupação de avaliar os conhecimentos dos alunos ao término da educação básica, a fim de contribuir com melhorias no meio educacional deste segmento (BRASIL, 1999). Em 2009, o ENEM sofreu uma reformulação e passou a ter um notório reconhecimento, tornando-se uma das principais, se não a principal, fonte de acesso aos cursos de graduação, sendo que essa reformulação teve por um dos principais objetivos “aproximar a sua matriz das proposições das Diretrizes Cur¬riculares do Ensino Médio.” (MACENO et al, 2011, p. 154). Desta forma, este trabalho teve como objetivo fazer uma avaliação das questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs) do Novo Exame Nacional do Ensino Médio, no período de 2009 a 2015 a fim de verificar a abordagem da temática ambiental e os tópicos ambientais mais recorrentes, que poderão ser utilizados como temas geradores para aulas de Química e sinalizados para os professores quais questões se enquadraram nos objetos de conhecimento da Matriz de Referência da área de Química.

Material e métodos

Esta pesquisa se deu, principalmente através de uma análise documental, que segundo Pádua (1997, pp. 68-69) [...] é aquela realizada a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos (não fraudados); tem sido largamente utilizada nas Ciências Sociais, na investigação histórica, afim de descrever/comparar fatos sociais, estabelecendo suas características ou tendências. A metodologia é constituída de quatro etapas. Na primeira realizou-se um levantamento das questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Novo ENEM (Química, Física e Biologia), disponíveis no site do Inep . As questões referem-se aos exames aplicados de 2009 à 2015, totalizando 315 questões, 45 para cada ano. O caderno de questões analisado foi a de cor Azul. A análise consistiu em buscar questões que possuíam conteúdos relacionados à temática ambiental, isto é, qualquer questão que através de seu conteúdo poderia ser levantada uma discussão sobre algum tópico ambiental. Na segunda etapa da pesquisa, identificou-se os tópicos ambientais presentes nas questões selecionadas da primeira etapa, observando os mais recorrentes. A partir das questões selecionadas, verificou-se quais se enquadravam nos objetos de conhecimento da matriz de referência do ENEM, da área de Química. Somente as questões que se enquadravam nos objetos de conhecimento de Química, foram discutidas nesse trabalho, pois o objetivo é a utilização dessas questões por professores de Química juntamente com a utilização dos tópicos ambientais como temas geradores.

Resultado e discussão

Como observado em outros trabalhos (Maceno (2011); Costa-Beber e Maldaner (2015)), as questões do Exame Nacional do Ensino Médio, são predominantemente contextualizadas e interdisciplinares, ou seja, o ENEM se preocupa que os candidatos não tenham conhecimentos limitados a somente uma disciplina para resolver as questões, e sim que possuam conhecimentos gerais, isso envolve também as competências e habilidades. Através dessa análise identificou-se 65 questões que possuem conteúdos relacionados com a temática ambiental. Se compararmos com o número total de questões (315) registrado para o período, é um número relativamente pequeno, porém se pensarmos que esse número é somente para um tipo de temática, a temática ambiental, este torna-se significativo, afinal são 20,6% do total de questões. Vale ressaltar que nesta primeira etapa da pesquisa, levou-se em conta todas as questões das CNTs, ou seja, dessas 65 questões nem todas são de Química, algumas são de Biologia ou de Física. Tirando a média, foram encontradas 9 questões por exame. Os anos de 2013 e 2015 obtiveram um número bem menor do que essa média, todos os outros ficaram acima dessa média. Quatro anos (2010, 2011, 2012 e 2014) ficaram empatados com o maior número de questões.Os cinco tópicos ambientais mais recorrentes em ordem decrescente foram: poluição ambiental, resíduos sólidos, matrizes energéticas, combustíveis/petróleo e efeito estufa, que estarão relacionadas com suas respectivas competências e habilidades. Algumas questões abordam até mais de um tópico ambiental, porém foi dado apenas um tópico para cada questão, aquele que foi mais significativo.

Conclusões

Foi possível observar um total de 65 questões com a temática ambiental equivalente a 20,6 % do total de questões das CNTs. Os tópicos Poluição ambiental, Resíduos sólidos, Matrizes energéticas, Combustíveis/Petróleo e Efeito estufa foram os mais frequentes nos exames avaliados, mostrando assim uma diversidade de possíveis temas geradores a serem trabalhados pelos professores. As questões servem como material de apoio para que o professor utilize-as em suas aulas, podendo estruturar uma metodologia flexível, adequada a sua realidade de sala de aula.

Agradecimentos

Ao IFRJ.

Referências

BRASIL, Lei n. 9.795 - 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental.
Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, Distrito Federal, 1999a.

COSTA-BEBER, L. B.; MALDANER, O. A.. Um Estudo sobre as Características das Provas do Novo ENEM: Um Olhar para as Questões que Envolvem Conhecimentos Químicos. Química Nova na Escola. São Paulo, v. 37, n.2, p. 44-52, fev. 2015.

MACENO, N. G. et al. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 153-159, 2011.

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico prática. 2. ed. Campinas: Papiros, 1997.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará