Fermentação Alcoólica de Frutas: uma experiência pedagógica de Química Orgânica no Ensino Técnico

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Soares, T.F. (UFMA) ; Cavalcante, K.S.B. (IFMA) ; Santos, A.M.C.M. (UFMA) ; Nascimento, L.S. (IFMA)

Resumo

Este trabalho objetivou desenvolver e avaliar um experimento alternativo, sobre Fermentação Alcoólica de frutas, como mediador no processo de construção do conhecimento científico-tecnológico na perspectiva da atuação de estudantes dos cursos técnicos ao polo industrial no Estado do Maranhão. A intervenção didática foi realizada durante a disciplina de Química Orgânica em uma turma do curso técnico integrado ao ensino médio em eletromecânica do IFMA, campus São Luís/Monte Castelo. A abordagem experimental, que explorou a fermentação da casca de abacaxi e da banana e melancia, em estado de amadurecimento avançado, proporcionou ao futuro profissional, uma qualificação ascendente e consolidada em conhecimentos que alicerçam a qualidade do seu trabalho.

Palavras chaves

ensino alternativo; fermentação alcoólica; frutas

Introdução

O ensino tradicionalista da Química pressupõe vários obstáculos a serem enfrentados pelo corpo discente, como a dificuldade de assimilação do conteúdo ministrado, memorização de símbolos, fórmulas, equações e leis. Tais barreiras necessitam ser vencidas através de novas praxes metodológicas (NUNES; ADORNI, 2010), como a experimentação e contextualização. A Bioquímica, como Química da Vida, é uma área promissora para abordagens contextualizadas e possui uma ampla área interdisciplinar. Porém, no Ensino Médio, a sua abordagem ainda é tímida, pouco perceptível, principalmente nos livros didáticos com discussões superficiais e ausência de propostas experimentais (JUNIOR, 2009). Quando estudada, acaba sendo defasada, ressaltando-se conceitos fundamentais e interdependentes das Ciências Química e Biologia. Neste caso, a adoção de uma linguagem interdisciplinar, pode ser considerada uma das maneiras de superar a fragmentação do conhecimento (CORREIA et al., 2004). Nesse sentindo, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar um experimento alternativo sobre a Fermentação Alcoólica, como tema gerador do conhecimento da Química no Ensino Médio. Para isso desenvolveu-se uma metodologia baseada nos seguintes aspectos: estudo investigativo, desenvolvimento, intervenção e aplicação da proposta metodológica. No estudo investigativo, avaliou-se o conteúdo programático da disciplina Química e o nível do conhecimento prévio dos discentes. No desenvolvimento e intervenção, foi realizado um levantamento de materiais alternativos acessíveis a professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio, e a avaliação da proposta metodológica foi realizada a partir de questionários.

Material e métodos

1. Desenvolvimento do método proposto: A pesquisa foi realizada com alunos da 3ª série do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Mecânica doInstituto Federal do Maranhão (IFMA) – campus São Luís/Monte Castelo. Cinco livros didáticos de Química (Tabela 1), comumente empregados no 3º ano do ensino médio de escolas públicas do Estado, foram analisados, com base nos seguintes critérios: Abordagem dos assuntos sobre Bioquímica, Fermentação Alcoólica, Contextualização e Interdisciplinaridade. 2. Desenvolvimento da proposta metodológica: 2.1 Método Didático consistiu na fundamentação teórica da temática em estudo e foi aplicado a partir de vídeo aula, slides e exemplos cotidianos. O conteúdo programático foi abordado a partir de questionamentos, que propunha investigar o conhecimento prévio do alunado. 2.2 Método Experimental consistiu na intervenção didática realizada no laboratório de química na própria escola dos alunos e a turma dividida em quatro equipes, sendo três responsáveis pelo experimento da fermentação das frutas e uma responsável pela contra prova. Iniciou-se com uma breve apresentação das atividades e em seguida, disponibilizado o roteiro experimental. O experimento iniciou com o processo de preparo da amostra até o início do processo fermentativo. Enquanto era aguardada a fermentação dos açúcares, o método didático foi empregado para a articulação do conhecimento químico com a prática didático-pedagógica. E por fim, foi realizado o processo de destilação com o destilador alternativo e a identificação do produto destilado, a partir da oxidação do álcool. As metodologias propostas foram avaliadas empregando questionários.

Resultado e discussão

1.Análise dos livros didáticos: Três das obras analisadas, dos autores Santos et al., (2013), Antunes (2013) e Peruzzo et al. (2010), tomou como caso particular a “Fermentação alcoólica”, porém de maneira simplificada. No entanto, o exemplar de Franco, apesar de ser publicado em 2009, enfatizou todos os critérios constatados na análise crítica. Os exemplares dos autores Santos et al., (2013) e Peruzzo et al. (2010), destacam duas vezes a temática de maneira resumida e em capítulos distintos. O exemplar do autor Franco (2009), foi considerado o mais completo. Além de pontos positivos enfatizados no contexto histórico e durante a perspectiva de energia renovável, este autor cita as consequências ambientais na produção do álcool a partir da fermentação, dentre as quais destacam-se as devastações e risco de contaminação do solo devido a utilização de fertilizantes e as queimadas das lavouras canavieiras, que podem emitir gases poluentes. 2.Método Didático: O método didático foi realizado com intuito norteador do processo de ensino e aprendizagem. O vídeo repassado durante a intervenção apresentou um tempo de duração curto capaz de contextualizar a temática despertando a atenção dos alunos e os questionamentos serviu para análise do conhecimento prévio do alunado. 3.Método Experimental: Os pontos positivos da intervenção metodológica foram atribuídos à praticidade do destilador alternativo.A análise da metodologia realizada durante a aplicação constatou que o material didático alternativo foi de simples manejo e o alunado conseguiu realizar todas as etapas da proposta, ressaltando a importância da experimentação na obtenção de novos conhecimentos científicos e a necessidade da utilização de novas metodologias na compreensão de outras funções orgânicas.

Tabela 1: Livros didáticos de Química Orgânica analisados

A Tabela 1 enfatiza os cinco livros de Química utilizados para realização do estudo investigativo da temática, Fermentação Alcoólica.

Figura 1: Aplicação do Método Didático e Experimental.

Método didático: vídeo aula do conteúdo.Método experimental:(a)trituração dos resíduos, (b)Adição do fermento, (c)produção de dióxido de carbono.

Conclusões

A proposta didática alternativa desenvolvida sobre Fermentação Alcoólica, alcançou seu objetivo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes pertencentes ao Curso Técnico em Mecânica do IFMA – campus, São Luís / Monte Castelo. A proposta experimental auxiliou na construção do conhecimento químico, preeminente em todas as etapas do presente estudo. Outro fator crucial a ser destacado após a realização da proposta, foi a compreensão de fenômenos bioquímicos, visto que os discentes conseguiram argumentar criticamente sobre Fermentação Alcoólica.

Agradecimentos

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus São Luís/Monte Castelo.

Referências

1. BARROS, M. M.; ARAÚJO, W. F.; NEVES, L. T. B. C.; CAMPOS, A. J. de C.; TOSIN, J. M. Produção e qualidade da melancia submetida a adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.16, n.10, p.1078–1084, Campina Grande, 2012.
2. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
3. BRAIBANTE, M. E. F. et al. A Cana-de-Açúcar no Brasil sob um olhar químico e histórico: uma abordagem interdisciplinar. Química Nova, v. 35, n.1, p. 3 -10, 2013.
4. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, vol.31, nº. 3, p. 198 – 202, 2009.

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