UM ESTUDO SOBRE O USO DAS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA: Relatos das experiências aplicadas com o PIBID na E.E.E.M. Abraão Simão Jatene no município de Cametá/PA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Alves Melo, L. (UEPA) ; Mendes Gonçalves, L. (UEPA) ; da Silva Guerra, L. (UEPA) ; de Freitas Pereira, C. (UEPA) ; Bitencourt Pinto, V. (UEPA) ; Rodrigo Nazareno Albuquerque Durães, M. (IFPA) ; Pinheiro Gonçalves, J. (UEPA) ; Helely Wanzeler Moia, L. (UEPA) ; Farias de Almeida Junior, C. (UEPA)

Resumo

O referido trabalho apresenta um estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem de Química na E.E.E.M Abraão Simão Jatene da rede pública de ensino do município de Cametá/Pa. Organizando os diversos tipos de TICs empregadas no PIBID, utilizou-se uma metodologia quanti-qualitativa vinculando o estudo bibliográfico ao de campo, tendo como vertentes o professor e os alunos da instituição. Constatou-se que a abordagem das TICs no Ensino de Química seguindo as revoluções tecnológicas que adentram no âmbito educacional e a necessidade de criação de novas metodologias de ensino, não substituem o professor, apenas lhe oferecem subsídios para atuar na sala de aula, a fim de facilitar a compreensão dos assuntos de Química.

Palavras chaves

Estudo das TICs; Ensino de Química; Ensino e Aprendizagem.

Introdução

A presença de recursos tecnológicos na escola e a falta de utilização dos mesmos é uma problemática presente na realidade educacional, recursos esses aos quais os alunos não podem desfrutar, devido à falta de iniciativas para a aplicação de atividades que despertarão um novo olhar para o ensino. Leite (2015) assegura que com o passar do tempo as TICs se enquadraram como recursos didáticos para o processo pedagógico, todavia essa utilização não esta acompanhada de um amplo debate dos pontos teóricos e práticos envolvidos. Visando melhorias para o meio educacional das futuras gerações, o referido projeto contribuiu de maneira quanti-qualitativa no processo de ensino e aprendizagem da comunidade escolar. As questões abordadas com as TICs por meio do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) tiveram por finalidade, ir além do ensino tradicional das aulas de química. Este trabalho buscou principalmente explorar o processo de ensino- aprendizagem da Química no contexto das atuais transformações tecnológicas, (re) conhecendo as múltiplas possibilidades de aprendizagem e de interação que as “novas” ferramentas tecnológicas possam proporcionar para as aulas de química. Para esta finalidade foi necessário: Elaborar um estudo do uso das TICs no ensino de Química comprovando sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem; Reconhecer essas tecnologias como uma nova metodologia de ensino e Apontar os efeitos positivos e negativos, para os alunos e professores com relação a essas fontes tecnológicas. O tema é indispensável para a aprendizagem de química dos alunos na abordagem tecnológica. A presença de recursos digitais na escola pode ser estruturada de diferentes maneiras, de acordo com as necessidades encontradas pelos educandos e pelo professor.

Material e métodos

O referido trabalho utilizou uma metodologia quanti-qualitativa vinculando o estudo bibliográfico ao de campo referente a dois anos e meio de trabalho sobre o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino de Química e sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem por meio do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), esta foi realizada dentro do universo que foi a E.E.E.M. Abraão Simão Jatene no município de Cametá/PA, tendo como participantes o professor de química e os alunos do ensino médio, e como material de coleta de dados utilizou-se questionários para ambos. Para o questionário inicial em 2014, usou-se uma amostra de 60 alunos do 1º ano, onde 20 alunos dessa amostra foram selecionados para participarem do projeto, sendo que em 2016 foram estes mesmos alunos selecionados que responderam ao questionário final, pois participaram novamente do projeto e neste período estavam cursando ao 3º ano do Ensino Médio. Deste modo o trabalho foi dividido em 4 (quatro) etapas principais: A primeira etapa se caracterizou no conhecimento e pesquisa bibliográfica das TICs no ensino de Química; a segunda etapa consistiu na aplicação do questionário para o professor e aplicação do questionário de sondagem para os alunos no ano 2014; na terceira etapa foi apresentado o resultado das TICs utilizadas durante o projeto e análise categorizada dos softwares, na quarta etapa houve a aplicação do questionário final aos alunos no ano 2016.

Resultado e discussão

O questionário aplicado ao professor evidenciou que a utilização das TICs no ensino de Química favorece o processo de ensino/aprendizagem, sua visão estava de acordo com as literaturas pesquisadas. Com o questionário inicial para os alunos analisou-se o entendimento dos mesmos sobre a importância das TICs, onde 90% dos alunos consideraram importante, 6,7% não consideraram importante e apenas 3,3% não souberam responder. No questionário final os alunos expressaram suas opiniões sobre a eficácia dos softwares e o conhecimento adquirido com as TICs empregadas no PIBID. Analisou-se as respostas com o método utilizado por Farrapeira e Rodrigues (2008) em três categorias: satisfatórias, parcialmente satisfatórias e insatisfatórias (as opiniões dos alunos se encontram na figura 01 e as porcentagens das respostas na figura 02). Deste modo, avaliou-se que a maioria dos alunos considerou fundamental o uso de tecnologias no ensino de Química, segundo Behar (1993), Eichler e Del Pino (2000), Michel, Santos e Greca (2004), as TICs quando utilizadas para um fim adequado, promovem a obtenção de aptidões na construção do processo de ensino/aprendizagem. Para ocorrer à introdução das TICs nas escolas Leite (2015) afirma que é necessário a fundamentação através da implantação desse tipo de aprendizagem em três pilares, sendo eles: Realidade, Adição e Estratégias. O estudo das TICs possibilitou organizar as tecnologias utilizadas no projeto e comprovar seu desempenho no ensino de Química tais como: Os Sistemas Operacionais, Recursos Didáticos Digitais (Blog, Redes Sociais, Ferramentas de Apresentação, Vídeos e Aplicativos para o Ensino de Química) e Softwares (Programas de Computador) com uma análise categorizada.

Figura 01: Opiniões dos alunos

Opinião de alguns alunos sobre a eficácia dos softwares e o conhecimento adquirido com as aulas de tecnologias educacionais.

Figura 02

Gráfico das respostas dos alunos para as perguntas 01 e 02

Conclusões

O PIBID é um projeto ligado à Universidade do Estado do Pará (UEPA) e originou o presente trabalho, através deste foi possível constatar que a educação caminha em um processo contínuo para a aquisição de conhecimentos com relação à introdução das TICs nas escolas, pois os alunos e professores ressaltam a importância e eficácia de novas metodologias que se divergem do ensino tradicional, suprindo as lacunas deixadas no ensino de Química, aprimorando e formando educandos interessados, constituídos por um censo crítico mais aberto aos novos recursos informacionais da era contemporânea.

Agradecimentos

A Deus, para que a nossa fé não se firme na sabedoria dos homens, mais no seu poder.

Referências

BEHAR, P. A. Avaliação se softwares educacionais no processo de ensino-aprendizagem computadorizado: estudo de caso. 1993. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)- Universidade Federal Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 1993.

EICHLER, M. e DEL PINO, J.C. Carbópolis: um software para educação química. Química Nova na Escola, Nº 11, p. 10-12, 2000.

FARRAPEIRA, C. M. R.; RODRIGUES, L. L. PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL INCREMENTANDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE-PE. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 13, Nº 1, p.79-93, 2008.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: Teoria e pratica na formação docente. -1. ed. – Curitiba: Appris, 2015.

MICHEL, R.; SANTOS, F. M. T. dos; GRECA, I. M. R. Uma Busca na Internet por Ferramentas para Educação de Química no Ensino Médio. Química Nova na Escola, N° 19, p. 3-7, 2004.

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