PIBID numa perspectiva sabores e saberes da Química com a turma de 3º ano da E.E.E.M Abraão Simão Jatene, Cametá/PA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Almeida Pacheco, R. (UEPA) ; Farias Franca, F. (UEPA) ; da Silva Guerra, L. (UEPA) ; Caldas Amorim, V. (UEPA) ; Raylanna de Assis Branquinho, J. (UEPA) ; Moraes Duarte, S. (UEPA) ; Rodrigo Nazareno Albuquerque Duraes, M. (IFPA) ; Maria Farias Leitao, L. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar de que forma uma abordagem sobre a química nos alimentos regionais poderá influenciar no processo de aprendizagem dos alunos do 3º ano da E.E.E.M Abraão Simão Jatene, localizada no município de Cametá; esclarecer a importância da Química na alimentação e estimular a aprendizagem dos conceitos científicos, enfatizando metodologias didáticas diversas, a saber: interdisciplinaridade, ludicidade, contextualização e experimentação. A abordagem metodológica foi qualitativa e quantitativa através de questionários, aplicação de aulas teórico/experimental e debates. Com isso, foi possível verificar que metodologias que minimizem a distância entre o aprendido e o vivido se configuram com eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

PIBID; SABORES DA QUÍMICA; SABERES DA QUÍMICA

Introdução

“Sabe-se que um dos problemas gerador na aprendizagem de química é a desvinculação entre os conceitos químicos e a vivência dos alunos” (ELY et al, 2009, p.12). Para tanto, faz-se necessário à utilização de metodologias alternativas como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem, a saber: interdisciplinaridade, contextualização, experimentação e aulas práticas por parte de muitos professores que ainda utilizam o método tradicional de ensino para repassar os conteúdos para os alunos, e com isto, acabam acarretando sérios problemas de aprendizagem e de fixação de conhecimento. Outro fator que merece ser ressaltado no que tange à química na alimentação é falta da abordagem por parte da comunidade escolar para com os alunos. Sabe-se que alimentação é fator de qualidade de vida e conhecer seus constituintes químicos é importante, pois, permitirá ao educando relacionar o que ele aprende na escola com aquilo que ele vive no seu dia-a-dia. Portanto, este trabalho objetivou levar para o ambiente escolar a temática da química relacionada à alimentação, por meio do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - dando ênfase a especificidade alimentícia regional e, sobretudo, conscientizá-los da importância dos alimentos seja para o bem ou para o mal enfatizando os constituintes químicos que neles se fazem presentes.

Material e métodos

O presente trabalho desenvolvido inseriu-se numa abordagem de cunho qualitativo e quantitativo, tendo como lócus a Escola Estadual de Ensino Médio Abraão Simão Jatene, localizada no município de Cametá/PA por meio do projeto de extensão PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – com uma carga horária mensal de 10 horas durante o ano letivo de 2016, a população selecionada foi a turma de 3º ano do ensino médio da referida escola, e a amostra contou com a participação de 25 alunos regularmente matriculados. A investigação se caracterizou pela pesquisa de campo, a fim de possibilitar a vivência na escola objeto deste trabalho, sendo assim, a mesma foi dividida em 03 (três) etapas: na primeira ocorreu a realização de uma avaliação prognóstica por meio de observação, aplicação do questionário inicial e diálogo com os alunos sobre a temática do projeto. Na segunda etapa houve a realização das propostas metodológicas que foram as gincanas sobre química e alimentação e aulas expositivas evidenciando a presença da química no cotidiano. E a terceira etapa ocorreu à avaliação somativa das propostas e a aplicação do questionário final.

Resultado e discussão

Com aplicação do questionário inicial verificou-se que 65% dos alunos não sabiam o qual a relação da Química com a alimentação, isso permite inferir que os alunos estão muito distantes de relacionar o aprendizado com a vivência e neste caso, é preciso ressaltar Ely et al (2009) que levanta o questionamento em relação a esse distanciamento do aprendizado com a vivência, ressaltando que um dos problemas de aprendizagem é justamente essa desvinculação, que não permite ao educando aprofundar seus conhecimentos que na maioria das vezes se constituem rasos, sem capacidade de coerência e sobretudo de mudança de posicionamento para uma melhor tomada de decisão. A mesma pergunta, feita no questionário final, depois de todas as aulas ministradas, sendo estas, enfatizadas por meio de metodologias didáticas diversas já citadas, mostraram que 70% dos alunos tiveram amadurecimento e desenvolvimento intelectual, no que concerne em dar respostas adequadas e coerentes a respeito dos sabores e saberes da Química. A tabela abaixo traz todas as aulas que foram ministradas, enfatizando seu tema e o processo de socialização junto aos discentes.

TABELA DE ASSUNTOS

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS AULAS COM OS TEMAS E SEUS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO.

Conclusões

A pesquisa seguida de intervenção demonstrou que 65% dos alunos não conseguiram formular um pensamento coerente ou algum esboço de relação entre química e alimentação e que depois de todas as aulas ministradas, com a utilização das ferramentas de ensino eficazes no processo do aprender 70% deles conseguiram responder de forma coesa, conseguindo dar respostas de acordo com alguma problemática envolvendo os sabores e saberes da Química. É importante ressaltar que o PIBID é um projeto que está vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o presente trabalho nasceu dele.

Agradecimentos

A DEUS, FONTE DE TODO ENTENDIMENTO E SABEDORIA.

Referências

ELY, C. R; EL, AMARAL, L. C. BOM, M. H. H. E LETTRES, R. A. DIVERSIFICANDO EM QUÍMICA: proposta de enriquecimento curricular. Ed. Mediação. Porto Alegre 2009.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará