EXPERIMENTO “TINTA INVISÍVEL” COM LÂMPADAS DE LUZ NEGRA, REALIZADO EM UMA ESCOLA DE PICOS ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO DO MUSEU ITINERANTE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Luz, R.R. (IFPI) ; Silva, F.C.A. (IFPI) ; Silva, M.E. (IFPI) ; França, J.C. (IFPI) ; Jesus, M.M. (IFPI) ; Santos, R.I. (IFPI) ; Leal, P.R. (IFPI)

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido por meio do MIQ (Museu Itinerante Química) que objetivou divulgar a química nas escolas. Durante a exposição foi realizado o experimento Tinta Invisível com luz Negra um assunto que envolve a importância da proteção solar. O mesmo foi organizado pelos bolsistas do PIBID na escola Landri Sales, para as turmas de 1°, 2°, 3°ano do ensino médio, promovendo uma discussão diferente sobre a química no cotidiano. Esta seção do MIQ levantou questões voltada para a importância do uso do protetor solar e ajudou os alunos instigar curiosidades levando-os a elaborar suas próprias ideias sobre este tema na sua vida.

Palavras chaves

Proteção solar; PIBID; Luz Negra

Introdução

O Museu Itinerante Química vem divulgar a ciência fazendo com que os alunos tenham uma maior proximidade, abordando os assuntos de forma interativa e contextualizada ao usar a experimentação, jogos, questionamentos, histórias e modelos faz com que os alunos compreendam melhor o assunto. Para Bueno (2008), a divulgação científica compreende a utilização de recursos, técnicas, processos e produtos para a veiculação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações ao leigo. Ou seja, pelos diferentes meios de divulgação é necessário que haja a transposição de uma linguagem científica para uma linguagem popular, a fim de facilitar o entendimento. No entanto, uma das formas de divulgar as ciências que tem ganhado espaço nas áreas de pesquisas são os museus tendo como objetivo estimular a apropriação do método científico, a curiosidade e a observação da realidade por meio das seções onde possam aprender interagindo. Visando diminuir as dificuldades que o Ensino de Química apresenta e tornar a divulgação científica uma importante ferramenta na prática pedagógica dos professores essa pesquisa buscou mostrar a importância do uso de filtros solares, assim como também, sobre o seu funcionamento para a fotoproteção, para tanto foi utilizado o experimento da “ Tinta Invisível” com lâmpadas de luz Negra. Este experimento foi realizado durante a divulgação do MIQ na escola Landri Sales em Picos-PI.

Material e métodos

O Museu foi desenvolvido de fevereiro a maio de 2015, inicialmente foram feitos estudos bibliográficos sobre a divulgação cientifica. O MIQ foi construído no IFPI e contou com várias seções. A primeira seção voltou-se para a apresentação e divulgação do Museu. A segunda teve como foco a tabela periódica. Já terceira, com ligações químicas. A última trabalhou com experimentos, foco dessa pesquisa. A prática foi desenvolvido através do Pibid Química, e aplicado em turmas de 1°, 2° e 3º ano do ensino médio com 112 alunos , na qual a devida escola participa do subprojeto onde é ofertado monitorias para ajudar os educandos na disciplina. No primeiro momento da experimentação aplicou-se um questionário com cinco perguntas que foram: qual a importância do uso protetores solares? Como os protetores solares protege a pele contra os raios UV? Como funcionam os raios ultravioletas? Como os raios atuam na pele? Você costuma usar protetor solar? Para analisar os conhecimentos prévios que os alunos possuíam sobre o conteúdo abordado. Para realizar o experimento foi necessário estar num ambiente escuro, logo após instalou um suporte onde continha as lâmpadas com luz negra, aplicou-se uma quantidade de protetor solar FPS 60 no jaleco branco e em seguia foi aproximado o jaleco da luz negra onde foi possível visualizar uma camada de proteção. Após termino da prática foi aplicado o questionário novamente para analisar o que o experimento influenciou na vida dos alunos, as reflexões acerca de um assunto de grande importância que é a proteção solar.

Resultado e discussão

A partir da análise do primeiro questionário foi observado que a grande maioria dos alunos cerca de 4,00% não entendiam como os raios ultravioleta (UV) agem na pele, 4,00% sabiam como funcionava os raios UV, 44,60% afirmaram não usar filtro solar, 75,80% não sabiam como os protetores solares atuavam para a fotoproteção. Com os resultados da segunda aplicação do questionário após o experimento foi possível verificar que os alunos estavam conscientes sobre a importância da proteção solar. Obteve-se os seguintes resultados 89,20% dos alunos compreenderam a importância do uso de protetores solares, 80,30% afirmaram ter compreendido como o protetor solar protege a pele contra os raios ultravioletas, 74,80% disseram que compreendiam como o fenômeno dos raios ultravioletas e ainda como esses raios contribuem para a foto degradação da pele. A prática tinta invisível com luz negra, demonstrou o fenômenos de atuação dos raios ultravioletas sua presença no cotidiano e importância da proteção e mostrar como o protetor solar bloqueia esses raios gerou uma preocupação em torno dos alunos para utilização, após o experimento veio questionamentos acerca do assunto, perguntas como qual o melhor fator de proteção, debatemos sobre esse tema e com esse experimento alertou o alunado a terem um cuidado maior com a sua pele, proteger-se ao expô-la ao raios solares.

Conclusões

A partir dos dados analisados foi observado um grande avanço a cerca da compreensão dos educandos sobre o mecanismo de atuação para a fotodegradação da pele através dos raios UV, assim como também a conscientização dos alunos a cerca do uso de protetores solares através das reflexões promovidas pelo experimento realizado.

Agradecimentos

Eu agradeço a Deus, a orientadora que me ajudou na construção desse trabalho, aos meus colegas, ao IFPI, ao Pibid e a Capes.

Referências


BUENO, W. C. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. In: Girardi,I. M. T. Girardi; Schwaab, R. T. (Org.). Jornalismo ambiental: desafios e reflexões. Porto Alegre: Dom Quixote, v., p. 105-118, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará