A HISTÓRIA DA QUÍMICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA CONTEMPORÂNEA POR MEIO DO JOGO LUDO QUÍMICO.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Nascimento, J.P.S. (UEPA) ; Silva, C.P.F. (UEPA) ; Araujo, N.S. (UEPA) ; Oliveira, L.S.C. (UEPA) ; Oliveira, L.M.A. (UFPA) ; Diniz, V.W.B. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho analisou a História da Ciência como ferramenta facilitadora ao processo de ensino-aprendizagem da química moderna por meio do Jogo Ludo Químico. Deste modo, foi desenvolvida uma oficina para atender vinte e sete graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química da Universidade do Estado do Pará - UEPA, na qual foi apresentado um jogo de tabuleiro com conteúdos relacionados a História da Ciência e a química contemporânea. Pelos relatos contemplados na pesquisa, os graduandos foram unânimes em relatar que a química pode ser abordada em sala de aula utilizando a sua história como uma ferramenta viável e facilitadora para a aprendizagem, tendo apresentado resultados promissores no decorrer da oficina.

Palavras chaves

ENSINO DE QUÍMICA; LUDO QUÍMICO; APRENDIZAGEM

Introdução

A origem da química ainda é pouco contemplada em sala de aula, por isso, muitos graduandos não conseguem conciliar a História da Ciência em consonância com a química e o dia-a-dia. A introdução a História da Ciência em sala de aula, na inserção dos assuntos que a envolvem, facilita a compreensão da natureza da ciência e a correlação entre a química e o cotidiano. Visto que para MESSENDER et Al. (2007), dentre a maioria dos professores de química, ocorrem frequentemente erros rudes quando possuem a alquimia como assunto para abordar, pois simplesmente reproduzem os conteúdos que vem nos livros de História da Ciência, não buscando conhecer mais sobre o assunto. Além disso, LISBOA (2010) afirma que educação vem inovando suas técnicas didáticas para proporcionar um método interessante e inovador no ensino tornando-a mais eficiente, e uma dessas técnicas são os jogos educativos que contemplam temas de química, que são considerados recursos didáticos dinâmicos, garantindo resultados eficazes quando trabalhamos a História da Ciência relacionada a temas relevantes para o Ensino de Química.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido por meio de uma oficina que atendeu vinte e sete graduandos da Habilitação Química. Para isso, a oficina foi realizada em três momentos, tais como: Primeiro momento, a apresentação de um vídeo sobre História da Ciência que tratou dos princípios da Alquimia e a influência com a química atual, no segundo momento, foi ministrada uma aula expositiva abordando os seguintes conteúdos: os principais alquimistas da história; as relações da alquimia com a química atual; conceitos e símbolos químicos e o papel da alquimia em diferentes culturas. No terceiro momento, utilizou-se o lúdico como forma de fixação de conteúdo através de um jogo denominado de Ludo Químico, que abordou perguntas referentes ao conteúdo ministrado na oficina, a cada resposta correta era dada aos graduandos a oportunidade de avançar uma casa e assim sucessivamente até final do percurso e deste modo vencer o jogo. Para finalizar, aplicou-se um questionário com questões abertas referentes aos conteúdos abordados.

Resultado e discussão

Os resultados sobre a eficácia da aprendizagem após a inserção da História da Ciência aliada ao Ensino da Química foram apresentados em forma de relatos para que pudéssemos verificar o interesse dos graduandos em relação a oficina trabalhada. Neste sentido o graduando A relatou que “É muito interessante, pois a partir da alquimia surgiu a química e o contexto histórico é muito bom para entender melhor a química que estudamos hoje”. Para o graduando B, “É curioso saber a origem da história e descobertas químicas para melhor compreender o presente e pensar no futuro”. Conforme os relatos, constatamos que a História da Ciência utilizada como instrumento didático auxilia no aprendizado significativo e instigante aos alunos. Em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a História da Ciência tem sido uma proposta eficaz de ensino, uma vez que conhecer as teorias do passado auxilia a entender as concepções dos estudantes do presente (BRASIL, 1998). Quando questionados sobre o interesse que a oficina pôde proporcionar a eles em relação à alquimia, houve os seguintes relatos “apesar de não ter interesse antes, agora com a apresentação e repercussão da alquimia pude manifestar instigações, e sim pretendo pesquisar mais sobre” graduando C. “Sim, pretendo pesquisar mais sobre a alquimia, pois através disso posso adquirir conhecimento de uma forma mais dinâmica para repassar aos meus futuros alunos.” graduando D. Podemos perceber então que inserir conceitos sobre alquimia nas aulas de química pode proporcionar o dinamismo e o interesse do aluno, segundo Chassot (1995) como em muitos momentos da história da humanidade, a alquimia está hoje muito presente, mais uma vez, nas discussões e questionamentos das pessoas.

Conclusões

De acordo com o que foi elucidado pelos participantes da oficina, ficou claro a importância da inserção da História da Ciência como recurso didático eficaz para o Ensino de Química, pois mostra a contextualização e se relaciona com a realidade dos alunos. Assim, podemos perceber que a História da Ciência é muito relevante para facilitar os conteúdos de química entendendo as suas origens, assim como é importante que o professor proporcione aos alunos metodologias que visem um melhor aprendizado de temas de Química usando os jogos como um meio para facilitar a aprendizagem em sala de aula.

Agradecimentos

AGRADECEMOS À PROFESSORA DULCIMAR BRITO PELA PACIÊNCIA QUE TEVE CONOSCO.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Fundamental– SEF.Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHASSOT, A. I. Alquimiando a química, Revista Química Nova na Escola maio, Nº 1, pág 20, Maio 1995.
LISBOA, M. A Importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos. Disponível em: <http://brinquedoteca.net.br/?p=1818>. Acesso em: 05 de julho de 2015.
MESSEDER, J.C; DA MATA, R.M. O Resgate da Alquimia através do lúdico: a prática, como componente curricular, nas aulas de História da Química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 47., 2007, Natal. Disponível: <http://www.abq.org.br/cbq/2007/trabalhos/6/6-519-652.htm>. Acesso em: 13 de junho de 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará