TABELA PERIÓDICA ADAPTADA EM LINGUAGENS DE LIBRAS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Ensino de Química

Autores

Silva Filho, L.P.S. (IFPA) ; Carneiro, G.N. (IFPA) ; Santos, T.A.S. (IFPA) ; Santos, H.T.S. (IFPA)

Resumo

Com a indispensabilidade de inclusão de alunos com alguma necessidade especial, no ensino de ciências para crianças com necessidades específicas, para o ensino da química há muitas discussões sobre o assunto, diante à tantas dificuldades de uma disciplina que para muitas pessoas, é algo abstrato e geralmente, perde-se o interesse, buscou-se uma metodologia que fosse voltada para a inserção de discentes que possuem a deficiência auditiva, o presente trabalho foi proposto com a finalidade de analisar a socialização e aprendizagem no ensino de química, visando a busca de sanar as dúvidas de relação entre elementos e sua fonte ou no que o mesmo pode ser empregado, visualizar os sinais referentes a cada um na tabela periódica, onde posteriormente será aplicado em instituições de ensino.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Necessidades Específicas; Química

Introdução

Em virtude das Leis de diretrizes e bases, toda instituição tem o dever de prestar um ensino de qualidade para toda a comunidade, entretanto, há uma limitação de tecnologias educacionais onde nem todas as desenvolvem de forma satisfatória. O ensino no ramo das ciências para crianças com necessidades específicas, para o ensino da química há muitas discussões sobre o assunto, diante à tantas dificuldades de uma disciplina que para muitas pessoas, é algo abstrato e geralmente, perde-se o interesse. Explorando e percebendo tais problemáticas em torno da forma de aprendizado e pela quantidade de elementos, o trabalho proposto tem como objetivo adaptar o aluno com necessidade especifica através de uma metodologia onde foi construído uma tabela periódica em linguagem de sinais para uma melhor assimilação e aprofundamento do ensino de química.

Material e métodos

No intuito de desenvolver tecnologias educacionais foi criado uma palestra como o tema: ”Tecnologias educacionais para o ensino de libras” do curso de Licenciatura em Química do I.F.Pa, em virtude de uma proposta para ajudar o entendimento da disciplina de química por parte das pessoas que possuem o recurso de libras para sua posterior comunicação em torno dos elementos, a tabela foi desenvolvida com quadrados de MDF de 7cmx7cmx15mm de espessura da marca Duratex, 18 varas rosqueadas de 1 metro cada uma, ruelas e roscas para organizar os elementos, na frente se encontra as siglas dos mesmos em sinais de libras e na parte posterior, a fonte onde encontra-lo ou no que costuma ser usado.

Resultado e discussão

A tabela periódica dos elementos em linguagem de sinal em libras (Figura 02), nos permite ensinar os diversos sinais dos elementos, desprendendo da forma antiquada de ensino básico de tabela periódica e rompendo a barreira da segregação em sala de aula de alunos que possuem alguma necessidade específica, aprofundando e facilitando a forma de desenvolver em uma instituição, o ensino de cada elemento, com isso, tornando a aula atraente com essa tecnologia facilitadora.O trabalho em andamento tem a proposta de aplicação em instituições para satisfazer e incluir os alunos com necessidades especificas. Proporcionando o acesso ao assunto de química, especificamente no ensino da tabela periódica, de forma em que todos possam compreender de forma simples e criativa

Figura 01

Elementos da tabela periódica em libras (Frente)

Figura 02

tabela periódica em libras

Conclusões

A tabela periódica dos elementos em sinais de libra, visa o aperfeiçoamento do aprendizado aprofundado do assunto para pessoas que necessitam de um melhor desenvolvimento no assunto de libras no ramo da química envolvendo diversos sinais dos demais elementos, pode ser usado por indivíduos que busquem um melhor conhecimento na área e por quem possui necessidades especificas se que utilizam libras como forma de comunicação. Devido a carência de tecnologias educacionais, é de suma importância no auxílio à docência e ao discente no ensino de química. Facilitando o aluno a relacionar os elementos d

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Referências

BERTOLDI. M. A ESCOLHA DOS JOGOS DEFINIDA PELAS DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE CADA CRIANÇA. CURITIBA, 2003

LOPES, M. G. JOGOS NA EDUCAÇÃO: CRIAR, FAZER E JOGAR. 6 ED. CORTEZ, SÃO PAULO, 2005.

MOURA, C. S. ADAPTAÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. TCC, UNB, 2010.

SOUSA, S. F; SILVEIRA, H. E. TERMINOLOGIAS QUÍMICAS EM LIBRAS: A UTILIZAÇÃO DE SINAIS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. V 33, N° 1, P 37-46, 2011.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará